Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente que, em um primeiro nível, havia uma departamentalização que buscava assegurar o poder e o prestígio das principais atividades básicas, buscando obedecer ao princípio da especialização ocupacional. Já no segundo nível buscou-se propiciar condições favoráveis para a inovação e a criatividade, haja vista serem requeridas cooperação e comunicação dos grupos contribuintes dos setores existentes nesse nível, a saber: gerência da divisão têxtil, gerência da divisão farmacêutica, gerência da divisão química. Acerca do modelo de departamentalização descrito na situação acima, julgue os itens a seguir, à luz dos conceitos, dos fundamentos, das escolas e das metodologias de estruturas organizacionais.
Uma das possíveis desvantagens do tipo de departamentalização adotado no primeiro nível é a tendência de se ter um pior cumprimento de prazos e orçamentos.
Na realização do planejamento em unidades de informação, o emprego de análises de custo-benefício tem o objetivo de
maximizar custos e minimizar benefícios.
maximizar benefícios e minimizar custos.
identificar os custos dos benefícios.
minimizar tanto custos como benefícios.
Administração - Treinamento e Desenvolvimento - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Ao final de um programa de aprendizagem organizacional, é necessário realizar uma avaliação para que seja verificada a sua eficácia na mudança de comportamento dos participantes. No caso específico de um programa de treinamento, julgue os seguintes itens, quanto ao tipo de avaliação.
A avaliação de reação mede o nível de satisfação dos participantes com a programação, o apoio ao desenvolvimento do curso, a aplicabilidade, a utilidade e os resultados do treinamento.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Uma operação produz bens ou serviços, ou um misto de ambos, e realiza essas atividades por um processo de transformação. Para que essa transformação ocorra, a produção transforma recursos (materiais, informações e consumidores), por meio do trabalho realizado por instalações e funcionários. O propósito do processo de transformação são os bens e serviços. Os gerentes de produção possuem alguma responsabilidade por todas as atividades da organização que contribuem para a produção efetiva de bens e serviços. Acerca dos bens e serviços resultantes de um processo de transformação, julgue os itens que se seguem.
O processamento de materiais não pode alterar suas propriedades físicas, sob o risco de comprometer o processo de transformação.
Administração - Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
As operações realizadas pelo departamento de compras em uma organização pública incluem
anotação das compras efetuadas nos registros de compras da empresa.
Para trabalhar em equipe, o servidor público deve apresentar comportamento adequado a essa forma de atuar. Acerca das características que envolvem o trabalho em equipe, julgue os itens que se seguem.
O trabalho em equipe deve ter como foco os objetivos individuais de cada um dos membros da equipe. O objetivo da equipe é a soma desses objetivos individuais.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Para Michel Porter, a busca da produtividade, da qualidade e da velocidade disseminou uma quantidade extraordinária de ferramentas e técnicas gerenciais: gestão da qualidade total, benchmarking, competição baseada no tempo, terceirização, parceria, reengenharia e gestão da mudança. Embora as melhorias operacionais daí resultantes muitas vezes tenham sido drásticas, muitas empresas se frustraram com a incapacidade de refletir estes ganhos em rentabilidade sustentada. Porter entende que, a raiz desse problema seria a incapacidade das organizações de distinguir entre eficácia operacional e estratégia. A respeito de eficácia operacional e estratégia julgue os itens subseqüentes.
Eficácia operacional diz respeito a atingir a excelência em atividades individuais, ou funções, a estratégia trata da combinação de atividades.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Julgue os itens de 86 a 95, acerca da cultura organizacional.
A sobrevivência e o crescimento da organização dependem da manutenção intocada de sua cultura organizacional, de modo a fazer frente às mudanças do ambiente externo.
Administração - O comportamento organizacional - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com referência ao estudo da cultura organizacional, que faz parte das atribuições da área de gestão de pessoas das organizações, julgue os itens que seguem.
Para se gerenciar a cultura de uma organização, é necessário investir em estratégias para alterar os valores subjacentes.
Determinada organização alterou sua estrutura organizacional. Após isso, ficou patente que, em um primeiro nível, havia uma departamentalização que buscava assegurar o poder e o prestígio das principais atividades básicas, buscando obedecer ao princípio da especialização ocupacional. Já no segundo nível buscou-se propiciar condições favoráveis para a inovação e a criatividade, haja vista serem requeridas cooperação e comunicação dos grupos contribuintes dos setores existentes nesse nível, a saber: gerência da divisão têxtil, gerência da divisão farmacêutica, gerência da divisão química. Acerca do modelo de departamentalização descrito na situação acima, julgue os itens a seguir, à luz dos conceitos, dos fundamentos, das escolas e das metodologias de estruturas organizacionais.
Uma das possíveis desvantagens do tipo de departamentalização adotado no segundo nível é a tendência ao aumento dos custos da organização, devido à duplicidade de atividades nos vários grupos componentes da estrutura organizacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...