Questões de Administração

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A menor variação da grandeza a medir que pode ser indicada ou registrada pelo sistema ou instrumento de medição é chamada de

  • A.

    correção.

  • B.

    tolerância.

  • C.

    exatidão.

  • D.

    resolução.

  • E.

    medida.

O modelo AIDA tenta explicar como funciona o comportamento humano em relação à aquisição de um produto ou serviço. O modelo determina uma série de passos que descrevem o processo que um comprador de um determinado produto submete-se antes de fechar a venda. Os estágios formam uma hierarquia linear que os consumidores percorrem no processo de compra. Dessa forma, para adquirir um produto ou serviço, o consumidor deve

  • A.

    estar atento à existência do produto ou serviço (ATENÇÃO); estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características do produto (INTERESSE); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e efetuar a compra do produto (AÇÃO).

  • B.

    avaliar a necessidade de compra (AVALIAÇÃO); buscar informações inerentes ao produto (INFORMAÇÃO); desenvolver atitudes favoráveis à compra (DESENVOLVIMENTO); e adaptar os recursos disponíveis para comprar o produto (ADAPTAÇÃO).

  • C.

    estar atento à existência do produto ou serviço (ATENÇÃO); buscar informações inerentes ao produto (INFORMAÇÃO); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e efetuar a compra do produto (AÇÃO).

  • D.

    avaliar a necessidade de compra (AVALIAÇÃO); estar interessado o suficiente para prestar atenção nas características do produto (INTERESSE); desenvolver desejo de obter os benefícios que o produto oferece (DESEJO); e adaptar os recursos disponíveis para comprar o produto (ADAPTAÇÃO).

No que se refere aos sistemas nacional, regional e local de inovação, julgue os itens a seguir.

No Brasil, o sistema nacional de inovação é voltado para pequenas e médias empresas, em virtude de as grandes empresas buscarem raramente auxílio do governo para o fomento da inovação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Sobre a Eficácia Organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É o grau em que a organização realiza seus objetivos, levando em consideração diversas variáveis, tanto de nível organizacional como de nível departamental, escolhendo a solução adequada para cada necessidade.

  • B.

    É a preocupação voltada para os mecanismos utilizados, sendo o volume de recursos utilizados para se alcançar um objetivo.

  • C.

    Trata-se de escolher os objetivos e os mecanismos a serem utilizados para alcançar os objetivos.

  • D.

    Diz respeito aos métodos e ao modo como se realizam as atividades para se atingir os objetivos.

Em uma organização, é função das equipes dos departamentos ou unidades de RH ou de gestão de pessoas

  • A.

    informar as expectativas e os planos da organização a suas áreas de negócio.

  • B.

    assessorar gestores ou ocupantes de cargos de chefia na solução de problemas específicos de pessoal.

  • C.

    decidir sobre a dinâmica e os objetivos da organização e dos recursos disponíveis ou necessários.

  • D.

    tomar decisões acerca de novas admissões, promoções, avaliações e outras medidas relacionadas a pessoal.

  • E.

    alocar pessoas com base no planejamento e no dimensionamento do trabalho em setores específicos da organização.

Para o cientista social Amitai Etzioni, há três tipos ou categorias de organizações e cada tipo de organização é definido pelo tipo de poder exercido sobre as pessoas. A respeito destas organizações, assinale a alternativa CORRETA:

  • A.

    Nas organizações manipulativas, a coerção ou força física é o principal meio de controle sobre os participantes operacionais, que não detém o poder, chamados por Etzioni de participantes de nível mais baixo.

  • B.

    Nas organizações normativas, os participantes internalizam orientações aceitas como válidas, ou seja, o objetivo é realizar a missão ou tarefa em que os participantes acreditam.

  • C.

    Liderança, rituais, manipulação de símbolos sociais e de prestígio estão entre as técnicas de controle mais importantes das organizações coercitivas.

  • D.

    Nas organizações coercitivas, o objetivo é obter resultados por meio de barganhas com os funcionários.

O planejamento estratégico é um importante instrumento de gestão para as organizações.

Considerado uma arma competitiva, o planejamento estratégico

  • A.

    apresenta em sua estrutura os componentes do pensamento estratégico: análise, formulação, organização e implementação da estratégia.

  • B.

    deve ser hermético a ponto de não sofrer interferência das modificações do meio ambiente e dos aspectos competitivos do negócio.

  • C.

    é construído independente das declarações de visão e missão e não se relaciona com os fatores críticos do sucesso da organização.

  • D.

    é ineficiente quando utilizado para determinar estratégias para conseguir vantagem competitiva, já que tais vantagens dependem de uma orientação diferenciada.

  • E.

    tem seu raciocínio orientado para cumprir as metas de curto prazo estabelecidas pelas forças da concorrência.

O método de previsão de estoque em que o prognóstico é obtido pela ponderação do consumo e a previsão do último período, procurando realizar a eliminação das situações exageradas que ocorreram em período anteriores, denomina-se método

  • A. do último período.
  • B. da média aritmética.
  • C. da média ponderada.
  • D. da média com suavização exponencial.
  • E. da média dos mínimos quadrados.

Para analisar o perfil dos consumidores, dos concorrentes e dos principais elementos do macroambiente da organização, o gestor de uma universidade pública iniciou uma discussão interna com os servidores. É correto afirmar que uma instituição com essas características

  • A. pode funcionar sem administradores, pois não comercializa bens ou serviços.
  • B. tem na política e legislação componentes ambientais de influência significativa em sua estratégia, entre outros motivos, por depender de recursos públicos.
  • C. tem na economia um componente ambiental de influência reduzida em sua estratégia, pois opera sem fins lucrativos.
  • D. deve considerar como concorrentes empresas de consultoria, pois são organizações que contratam professores no mercado.
  • E. pode funcionar sem administradores de recursos humanos, pois seus servidores são contratados através de concursos públicos.

Com referência à gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

As lideranças transformacional e transacional assemelham-se quanto ao estilo comportamental do líder, sendo elemento comum dessas abordagens a capacidade de adequação do comportamento de liderança ao contexto.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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