Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Sobre as dificuldades no processo de Avaliação Pós-Ocupacional (APO), é correto afirmar que

  • A.

    os processos estatísticos são facilmente executados.

  • B.

    o processo de comunicação com os usuários da edificação flui com facilidade.

  • C.

    o controle da qualidade das informações obtidas a partir da APO é complexo.

  • D.

    o produto final resultante da APO é muito atrativo.

Considerando o cenário da abertura da economia e a inserção do Brasil, bem como de outros países em desenvolvimento, na economia globalizada, assinale a opção correta.

  • A.

    Embora o desenvolvimento econômico dependa somente de fatores do lado da demanda (educação, progresso técnico e científico, investimentos na infraestrutura, boas instituições), seu ponto de estrangulamento está na oferta.

  • B.

    O crescimento acelerado depende de uma taxa de investimento elevada, que depende da existência de oportunidade de investimento lucrativo para as empresas, que, por sua vez, dependem da existência somente das demandas externas.

  • C.

    As demandas tendem a ser insuficientes em países em desenvolvimento devido a duas tendências estruturais: a tendência dos salários crescerem mais que a produtividade e à tendência de sobrevalorização cíclica das taxas de câmbio.

  • D.

    O crescimento dos salários em taxa menor que a produtividade e a sobrevalorização cíclica das taxas de câmbio, que coloca toda a demanda externa fora do alcance das empresas nacionais, dificultam o crescimento dos países em desenvolvimento.

  • E.

    O crescimento é inversamente proporcional à taxa de investimento, que depende da existência de oportunidade de investimento lucrativo para as empresas, que, por sua vez, dependem da existência somente das demandas internas.

Indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F) as afirmativas abaixo.

 ( ) Ouvir é diferente de escutar, que é um processo mecânico.

( ) Um bom ouvinte sempre fornece feedback ao interlocutor.

( ) Quando não há feedback não há comunicação, somente informação.

( ) Um dos grandes problemas na comunicação é o comportamento das pessoas como ouvintes.

( ) O estado emocional do receptor não interfere no processo de comunicação.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA, de cima para baixo.

  • A.

    V – V – F – F – F

  • B.

    V – F – V – V – V

  • C.

    V – V – V – V – F

  • D.

    F – V – V – F – V

  • E.

    F – F – F – V – F

A gestão da qualidade está diretamente relacionada ao seu planejamento, controle e melhoria nas organizações. Nesse sentido, a utilização de ferramentas básicas é imprescindível para auxiliar na compreensão dos problemas e de suas causas, bem como na determinação de soluções para equacioná-los. Associe as ferramentas da qualidade apresentadas às informações que estão relacionadas.

A sequência está correta em

  • A.

    1, 3, 5, 2, 4

  • B.

    2, 4, 3, 5, 1

  • C.

    3, 1, 2, 4, 5

  • D.

    4, 2, 5, 1, 3

  • E.

    5, 4, 1, 3, 2

O posicionamento e a visão de Porter, ao tratar de Estratégia, é conhecido por

  • A.

    suas capacidades dinâmicas.

  • B.

    seu foco na sustentação e no desenvolvimento.

  • C.

    capacidades internas “de dentro para fora”.

  • D.

    capacidade de absorver a cultura interna predominante.

  • E.

    “de fora para dentro”.

No processo de definição da ideologia da organização onde se declara Missão, Visão, Negócio e Valores, são aplicados conceitos inerentes a cada um dos componentes da ideologia.

Indique o componente da ideologia organizacional que deve ser considerado “a razão de existir da organização”.

  • A.

    Negócio.

  • B.

    Missão.

  • C.

    Propósitos.

  • D.

    Valores.

  • E.

    Visão.

São elementos componentes do Planejamento Estratégico:

  • A.

    somente a missão e valores.

  • B.

    metas e objetivos da organização.

  • C.

    somente os indicadores.

  • D.

    missão e valores, visão de futuro, cenários, objetivos, indicadores e metas.

Julgue os itens seguintes, acerca de projetos e das etapas para sua realização.

A fase de controle desenvolve-se paralelamente às fases de planejamento e execução do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

No livro Comportamento organizacional, Stephen Robbins afirma: “Programas de reconhecimento de funcionários podem ser de diferentes formatos. Eles vão desde um ‘muito obrigado’ espontâneo e em particular até programas formais explícitos, nos quais tipos específicos de comportamento são encorajados, e os procedimentos para a conquista do reconhecimento são identificados claramente.” Nesse sentido, os programas de reconhecimento

  • A.

    apresentam vantagem óbvia do baixo custo em sua implementação, e sua popularidade está decrescendo nas empresas.

  • B.

    devem ser utilizados em áreas em que os fatores de desempenho não são justos, o que melhora o moral dos funcionários.

  • C.

    devem incluir recompensas que estejam de acordo com o desempenho, e os funcionários precisam perceber esse vínculo entre os dois.

  • D.

    devem incluir recompensas intrínsecas e extrínsecas, que aparecem na forma de programas de reconhecimento do funcionário.

  • E.

    não devem ser realizados de maneira descontraída, já que abordagens informais de comemoração pelos sucessos individuais e pelos da equipe não são eficazes para motivar o desempenho.

No que se refere ao desenvolvimento de pessoas nas organizações, julgue os itens a seguir.

As ações de capacitação podem modificar as atitudes dos servidores públicos, impactando em seu comportamento e nas organizações de modo geral.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...