Questões de Administração

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A aplicação do conhecimento ligado às teorias administrativas tem permitido a orientação de enfermeiros na administração de enfermagem. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

A teoria contingencial relaciona-se ao estudo do comportamento das pessoas e, principalmente, à motivação humana, tendo como referencial a Teoria de Maslow.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações de liderança originam-se de estruturas formais e informais da organização, por pessoas com características próprias, que têm o poder e a capacidade de agir, estando relacionadas ou não com a autoridade legal. Essas pessoas são líderes pois exercem influência sobre outros indivíduos do grupo. O enfermeiro, em diversos momentos, assume a liderança da assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O líder autocrático tem como objetivo principal a manutenção do poder pessoal ou de um grupo que está representando, é centralizador e promove o comportamento dependente e submisso.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à renovação de estoques, considere que, no ano de 2003, determinado órgão público utilizou resmas de papel, conforme as informações que se seguem:

1) Consumo

 

2) Tempo de Aquisição (T):

2 (dois) meses

3) Intervalo (I): 6 meses (aquisições semestrais)

4) Estoque mínimo (Em): fixado para o atendimento de requisições durante 0,25 do tempo de aquisição (T)

Efetuados os cálculos com base nessas informações, é correto afirmar que:

  • A.

    o estoque mínimo (Em) é de 160 resmas.

  • B.

    a quantidade a adquirir (Q) é de 1.560 resmas.

  • C.

    o ponto de pedido (Pp) é de 560 resmas.

  • D.

    o estoque máximo (EMx) é de 1790 resmas.

  • E.

    o consumo médio semestral (CMs) é de 180 resmas.

Julgue os itens a seguir.

A tecnologia da informação, cada vez mais presente no diaa- dia das organizações, vem exercendo forte influência nas perspectivas de desenvolvimento destas. No entanto, apesar de todo o avanço tecnológico que vem apresentando, a informática não tem conseguido fornecer elementos que otimizem as atividades de arquivamento de documentos e circulação de informações de forma precisa e em tempo real.

  • C. Certo
  • E. Errado

O sistema de custeio baseado em atividade (ABC) é uma ferramenta que auxilia na tomada de decisões. Sobre o ABC, pode-se afirmar que

  • A.

    é um sistema de custeamento que consiste em apropriar apenas os custos diretos, utilizando-se de direcionadores que procuram estabelecer a relação entre atividades e produtos.

  • B.

    é um sistema de custeamento em que os custos e despesas indiretas são apropriados aos produtos com base em critérios pré-determinados.

  • C.

    é um sistema que apropria os custos das atividades executadas aos produtos, diretamente.

  • D.

    é um sistema que apropria os custos das atividades aos produtos através da utilização dos direcionadores

  • E.

    é um sistema que estabelece a relação entre as atividades e produtos, através de direcionadores de custos.

As organizações estão, cada vez mais, utilizando equipes para a realização do trabalho. A construção de equipes de trabalho aumenta a confiança entre seus membros por meio da promoção de atividades grupais de alta interatividade. Entretanto, nem sempre as equipes são a resposta para a eficácia organizacional.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

O feedback é uma ferramenta que serve para avaliar atitudes assumidas pelos membros de uma equipe, identificar discrepâncias entre as percepções das pessoas e promover a resolução dessas divergências por meio da propositura de ações alternativas pertinentes a cada situação.

  • C. Certo
  • E. Errado

É de extrema importância ressaltar que as maneiras pelas quais um conflito é gerado, administrado e solucionado produzem uma poderosa influência sobre a leitura, sentimentos, comportamentos e atitudes das pessoas num grupo, impactando e determinando a qualidade da comunicação entre estes. Tendo como base as idéias acima defendidas, assinale a opção incorreta.

 

 

  • A.

    Existem três condições antecedentes que são inerentes à vida organizacional e que tendem a gerar conflitos: Ambigüidade de Papel; Objetivos Concorrentes; Recursos Compartilhados; e Atividades Interdependentes.

  • B.

    O conflito é um processo decorrente de duas condições desencadeantes que são a percepção da incompatibilidade de objetivos e a percepção da oportunidade de interferência.

  • C.

    Um processo de negociação é composto pelas etapas de Preparação e Planejamento; Definição das Regras Básicas; Esclarecimentos e Justificativas; Barganha e Solução de Problemas; e Conclusão e Implementação.

  • D.

    Há vários estilos de administração de conflitos. Considerando apenas os extremos temos de um lado aqueles que priorizam seus próprios interesses – Assertividade – e, na outra ponta, aqueles que buscam a satisfação de ambos interesses – Cooperação. A partir dessas duas dimensões, Thomas Kenneth propõe um modelo que sugere cinco distintos estilos de administração de conflitos: Evitação ou Fuga; Acomodação ou Suavização; Competição ou Comando Autoritário; Compromisso; e Colaboração ou Solução de Problemas.

  • E.

    Conflitos são disfuncionais, comprometem invariavelmente a eficácia do grupo e da organização e têm um teor destrutivo, sendo uma das principais responsabilidades da organização evitá-los ou dirimi-los em sua maioria.

A cultura organizacional é um tema que vem sendo amplamente debatido no âmbito da teoria das organizações, sendo que, por meio da compreensão desse sistema de significados partilhados mantidos pelos membros de determinada organização, é possível conhecê-los e tentar gerenciá-los de modo a garantir os retornos esperados pela organização. No que se refere à cultura organizacional, julgue os itens que se seguem.

Muitas organizações contam com um importante elemento da cultura organizacional, a saga, em que, por meio de uma narrativa histórica que venha a descrever realizações fantásticas de líderes ou de ex-líderes da organização, as pessoas possam se inspirar e buscar a inserção nas convicções fundamentais da organização em que trabalham.

  • C. Certo
  • E. Errado

As ações de liderança originam-se de estruturas formais e informais da organização, por pessoas com características próprias, que têm o poder e a capacidade de agir, estando relacionadas ou não com a autoridade legal. Essas pessoas são líderes pois exercem influência sobre outros indivíduos do grupo. O enfermeiro, em diversos momentos, assume a liderança da assistência de enfermagem. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

O grid (grade) gerencial aborda a liderança sob os aspectos da produção e das pessoas, por meio da utilização de duas escalas de nove pontos que indicam o grau de interesse por essas duas dimensões.

  • C. Certo
  • E. Errado

As organizações estão, cada vez mais, utilizando equipes para a realização do trabalho. A construção de equipes de trabalho aumenta a confiança entre seus membros por meio da promoção de atividades grupais de alta interatividade. Entretanto, nem sempre as equipes são a resposta para a eficácia organizacional.

Tendo o texto acima por referência inicial e considerando a importância das relações humanas no trabalho, julgue os itens que se seguem.

Uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio dos esforços individuais coordenados, que resultam em um nível de desempenho superior ao somatório dos inputs individuais. Equipes compostas por pessoas altamente qualificadas garantem a obtenção dessa sinergia positiva.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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