Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Administração é um processo de tomar decisões e realizar ações que compreendem quatro processos principais interligados: planejamento, organização, direção e controle. Pode-se afirmar que:
direção é definir as tarefas a serem realizadas e as responsabilidades pelas realizações;
organização é assegurar a realização dos objetivos e de identificar a necessidade de modificá-los;
planejamento é definir objetivos, atividades e recursos;
controle é distribuir recursos disponíveis segundo algum critério;
organização é definir objetivos, atividades e recursos.
O desempenho na realização de qualquer tipo de tarefa é influenciado por forças chamadas motivos, as quais produzem a motivação. Podemos citar como exemplos de motivos internos:
discurso de exortação feito por líder político;
valores e habilidades das pessoas;
desafio proposto pelo gerente de vendas;
escala de progressão salarial;
perspectiva de receber gratificações.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Boas técnicas de cobrança são essenciais para a saúde financeira de uma organização. Quanto a esse tema, julgue os itens abaixo.
É recomendável ao cobrador, entre outras coisas: respeitar o Código de Defesa do Consumidor, não agredir o cliente com atitudes, gestos ou palavras, não deixar recados de cobrança mas sim de que quer falar com a pessoa, não cobrar em duplicidade, saber o que e quanto está cobrando, não constranger e humilhar o devedor, saber graduar suas ações de cobrança.
Administração - Novas Abordagens da Administração - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2002
Em Gestão da Informação e do Conhecimento é correto afirmar que
a análise da credibilidade é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a análise da carteira de clientes é uma das formas de medição das metas normativas do conhecimento.
a análise da carteira de competências é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a análise da carteira de instituições de ensino é uma das formas de medição das metas estratégicas do conhecimento.
a criação de perfis de habilidades individuais é uma das metas normativas do conhecimento.
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2002
Nas organizações, usualmente os gerentes são agrupados em três níveis hierárquicos principais: supervisores, gerentes intermediários e executivos. Os supervisores e os gerentes intermediários:
são usualmente denominados superintendentes e diretores, respectivamente;
coordenam as atividades dos departamentos e chefiam grupos de funcionários operacionais, respectivamente;
chefiam grupos de funcionários operacionais e coordenam as atividades dos departamentos, respectivamente;
são os ocupantes dos cargos mais elevados da hierarquia e são os responsáveis diretos pelo fornecimento de produtos ou serviços aos clientes, respectivamente;
têm autoridade sobre todos os demais gerentes e avaliam o desempenho da organização, respectivamente.
Pode-se considerar que a formação de gerentes reside no desenvolvimento das habilidades. As habilidades:
de resolução de conflitos envolvem a construção de redes de relacionamento e a capacidade de falar em nome da empresa na solução de problemas;
empresariais fornecem ao gerente critérios para definição de quais atividades ou projetos designar para cada funcionário da empresa;
de processamento de informações se referem à capacidade de arbitragem de conflitos entre funcionários;
de alocação de recursos envolvem a busca de problemas e oportunidades, além da implementação de mudanças organizacionais;
de introspecção relacionam-se com a capacidade de reflexão e auto-análise.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Boas técnicas de cobrança são essenciais para a saúde financeira de uma organização. Quanto a esse tema, julgue os itens abaixo.
Com um título protestado nos arquivos pode-se esperar até cinco anos para que o devedor tente se reabilitar como postulante a limpar seu nome na praça. Durante esse período, o devedor fica classificado como inadimplente perante os cartórios do estado e empresas de cadastro.
Administração - Recrutamento e Seleção - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
No que se refere à análise da administração de recursos humanos (RH) em um contexto global, julgue os itens abaixo.
Uma entrevista de seleção típica tem os seguintes estágios: preparação do entrevistador, intercâmbio de informação, término, avaliação. Ressalta-se ainda que, para evitar possíveis limitações e erros na entrevista, são necessários o treinamento dos entrevistadores e a construção do melhor processo de entrevista.
Para a análise de um cargo propriamente dito ou do desempenho do ocupante do cargo, pode-se considerar três aspectos importantes: exigências, restrições e escolhas do cargo. É correto afirmar que:
as restrições são as tarefas que o ocupante do cargo deve realizar obrigatoriamente;
as exigências são os limites às ações do ocupante do cargo, exigidas pelo ambiente interno ou externo;
as exigências são as tarefas necessariamente desempenhadas por qualquer ocupante do cargo;
as restrições são as opções restritas que o ocupante do cargo pode fazer;
as escolhas são as opções que qualquer ocupante de um cargo específico deve realizar.
Administração - Administração Financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2002
Boas técnicas de cobrança são essenciais para a saúde financeira de uma organização. Quanto a esse tema, julgue os itens abaixo.
Toda operação de conceder crédito envolve risco; por menor que seja o risco, deve-se especificar em que condição se deverá ou não aprovar o crédito.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...