Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca de aspectos que envolvem a gestão patrimonial, é correto afirmar que:

  • A. a vida útil de um bem é o período de tempo em que o custo anual equivalente de possuir e de operar o bem é mínimo, dependendo apenas do valor atual do bem e do gasto com manutenção futura;
  • B. a depreciação é a perda de valor de um bem, cuja ta a e tempo de depreciação devem ser definidos pela empresa de forma a maximizar a receita operacional líquida, uma vez que esse custo não é uma despesa operacional;
  • C. a manutenção de ativos imobilizados é um dos aspectos da gestão patrimonial de uma empresa, uma vez que ela influencia diretamente nas despesas operacionais, podendo ainda impactar negativamente na produção;
  • D. a desmobilização é uma estratégia de gestão patrimonial que objetiva aumentar a solidez do patrimônio, que consiste em reduzir seus ativos móveis, tais como os estoques de matéria-prima, e investir em ativos permanentes, tais como a aquisição de imóveis;
  • E. a razão entre o lucro líquido de uma empresa e o valor total do seu ativo permanente fornece uma estimativa do grau de envelhecimento desses ativos, sendo que quanto maior a razão, maior o grau de envelhecimento.

O PERT e o CPM são ferramentas úteis em problemas de coordenação de atividades, que devem ser executadas em determinada ordem. A respeito dos elementos do PERT/CPM, pode-se afirmar, corretamente, que

  • A.

    atividade fantasma é a que não consome tempo nem recursos, sendo utilizada apenas para definir relações de interdependência

  • B.

    tempo mais cedo é a data-limite para sua realização, além da qual o tempo total de execução das atividades será alterado.

  • C.

    o caminho crítico é aquele no qual o projeto não pode passar sob pena de prejuízos.

  • D.

    folga total é a soma das folgas livres de todas as atividades.

As melhores práticas de educação corporativa evidenciam a importância de os líderes e gestores assumirem seu papel de educadores. Assinale a alternativa incorreta em relação ao tema.

  • A. Os bons líderes criam um ambiente em que os membros da equipe se sintam motivados a utilizar toda a sua potencialidade e a buscar padrões elevados de desempenho.
  • B. Os líderes são agentes de disseminação, consolidação e transformação da cultura organizacional.
  • C. Como educação é prática, é experiência e realidade vivida, ações organizacionais são necessárias para estimular os líderes organizacionais sobre comportamentos e ações positivas com suas equipes no cotidiano do trabalho.
  • D. A liderança educadora é modelo de comportamento que deve ser seguido e buscado pelos demais colaboradores da organização.
  • E. O líder que cria um ambiente de trabalho onde a equipe tem condições de questionar opiniões constrói uma atmosfera profissional polêmica e prejudica o desempenho organizacional, que perde o foco no resultado.

A descrição minuciosa dos materiais, de modo a possibilitar a sua individualização em uma linguagem familiar ao mercado, ocorre na seguinte etapa da classificação dos materiais:

  • A. catalogação;
  • B. normalização;
  • C. simplificação;
  • D. padronização;
  • E. identificação.

Fela Moscovici (1994) distingue os conceitos de grupo e equipe. Segundo a autora, a equipe é um grupo que compreende seus objetivos e está engajado em alcança-los de forma compartilhada. Em uma equipe de elevado desempenho observa-se

  • A. grande confiança depositada exclusivamente no líder do grupo para a decisão estratégica e disseminação das informações.
  • B. atuação responsável dos membros do grupo e estímulo às opiniões divergentes.
  • C. que as interações entre os participantes inibem o desempenho individual.
  • D. que, apesar do baixo grau de integração entre os objetivos dos membros, os produtos individuais são entregues com qualidade.
  • E. que a comunicação com os membros é baseada em fatos reais e evita-se assumir riscos.

Uma fábrica irá adquirir somente três materiais entre os apresentados no gráfico abaixo.

Com base nesse gráfico, serão descartados os seguintes materiais:

  • A. A, C e E;
  • B. B, D e E;
  • C. A, C e F;
  • D. A, D e F;
  • E. C, D e E.

Uma determinada indústria possui em seu estoque 5.000 materiais diferentes, onde a classificação ABC foi empregada para realizar a ordenação dos itens conforme sua importância. Os itens de Classe A correspondem a 300 itens. Os de Classe B possuem um valor anual do consumo de 20% e um total de 600 itens, enquanto os de Classe C possuem um valor anual de consumo de 5%.

Com o objetivo de controlar 95% do valor de consumo, o valor do percentual de itens a serem controlados é igual a:

  • A. 6%;
  • B. 18%;
  • C. 31%;
  • D. 41%;
  • E. 82%.

Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tinha sua rede de comunicação estruturada de acordo com a hierarquia da empresa, no tipo cadeia. Após uma série de mudanças organizacionais que resultaram em novos desafios para a equipe, a rede de comunicação passou a se estruturar no tipo todos os canais, como representado na figura abaixo.

 Esse tipo de rede de comunicação é mais eficaz que a estrutura do tipo cadeia quando o foco está no(a):

  • A. precisão da comunicação;
  • B. atingimento de resultados;
  • C. resolução de conflitos;
  • D. desenvolvimento da liderança;
  • E. satisfação dos membros da equipe.

A figura abaixo mostra uma curva de custo total para um plano de incentivo de desconto inclusivo de preço por quantidade, no contexto do problema da Programação de Suprimentos.

Com relação a essa curva, verifica-se que:

  • A. o custo total no intervalo “A” corresponde quele cujo preço por unidade vendida é com desconto;
  • B. o custo total no intervalo “B” corresponde quele cujo custo de manutenção de estoque é menor;
  • C. a quantidade Q1 representa o ponto de ruptura, onde diferencia-se o preço em função de quantidade de compra;
  • D. os segmentos tracejados representam regiões viáveis de custo;
  • E. a variação do custo total varia linearmente com a quantidade de compra Qi, sendo mínimo na quantidade Q1.

A linha de autoridade formal de uma organização que define a estrutura hierárquica de relações entre seus membros ou unidades organizacionais é conhecida como:

  • A. organograma;
  • B. linha de responsabilização;
  • C. amplitude de controle;
  • D. especialização vertical;
  • E. cadeia de comando.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...