Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Vender mais o mesmo produto no mesmo mercado é uma estratégia que Ansoff denominou como

  • A.

    desenvolvimento do produto

  • B.

    penetração de mercado.

  • C.

    diferenciação

  • D.

    sinergia no mercado.

Quatro forças dirigem as mudanças do ambiente do negócio, levando as empresas a ajustarem suas estratégias e táticas de logística continuamente. São elas:

  • A.

    concorrência, mercado, regulamentações governamentais e tecnologia.

  • B.

    concorrência, condições climáticas, mercado e tecnologia.

  • C.

    condições climáticas, financiamento, mercado e regulamentações governamentais.

  • D.

    concorrência, condições climáticas, financiamento e tecnologia.

Na análise de ambiente externo, um exemplo de forças macro-ambientais relacionadas a forças político-econômicas é o(a)

  • A.

    gasto em pesquisa.

  • B.

    taxa de introdução de produtos novos

  • C.

    controle de preços e salários.

  • D.

    preocupação com qualidade de vida.

A qualidade é definida por JURAN como adequação ao uso. Esse conceito prioriza elementos como

  • A.

    características de um produto ou serviço que atendem às necessidades do consumidor/usuário.

  • B.

    padronização do produto e da embalagem do produto e normas de processamento.

  • C.

    manuseio cuidadoso do produto e atendimento respeitoso.

  • D.

    controle das não-conformidades dos processos para a melhoria contínua.

Nas organizações modernas, espera-se que o nível de comunicação interna entre as diversas áreas e as chefias seja

  • A.

    horizontal e descendente.

  • B.

    flexível

  • C.

    em circuito fechado.

  • D.

    mais aberto

Em pesquisa destinada a compreender o papel dos administradores, Henry Mintzberg estudou um grupo de altos executivos em sua atuação diária. Quanto às suas conclusões, assinale a opção correta.

  • A.

    Os resultados obtidos permitiram reforçar a perspectiva de Fayol sobre o papel dos administradores.

  • B.

    A importância do papel desempenhado pelos administradores nas organizações independe do nível hierárquico.

  • C.

    O trabalho dos administradores concentra-se apenas em planejar, dirigir, controlar e organizar.

  • D.

    Não é papel do administrador, exceto em funções específicas, o relacionamento e troca de informações com outras organizações.

  • E.

    A administração de recursos, entre os quais seu próprio tempo e a alocação de tarefas aos subordinados, são papéis decisórios típicos exercidos pelos administradores.

A distribuição de poder por toda a organização tornou-se uma estratégia fundamental para aumentar a produtividade, a qualidade e a satisfação. Esta distribuição pode criar nova distribuição hierárquica e de autoridade. Julgue os itens a seguir acerca do tema.

I - Os empregados experimentam um sentido maior de auto-eficácia e de propriedade no trabalho quando compartilham do poder.

II - Empoderamento é o processo de centralização do poder nos membros com maior hierarquia dentro do grupo, aumentando, em consequência, seus sentimentos de auto-eficácia.

III - Para ressaltar o empoderamento, os gerentes devem remover as condições que mantêm os empregados sem poder, como, por exemplo, uma supervisão autoritária ou um trabalho sobre o qual eles tenham pouco controle.

IV - Toda autoridade organizacional deve ser exercida com alto grau de senso hierárquico e autoritarismo, visando ao correto atingimento da missão organizacional.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 0.
  • B. 1.
  • C. 2.
  • D. 3.
  • E. 4.

O planejamento para a qualidade envolve a adoção de estratégias básicas, tais como tomar decisões sobre

  • A.

    ações preventivas, eliminando as improvisações e intuições surgidas no dia-a-dia da organização

  • B.

    interferências de agentes externos no processo de produção.

  • C.

    o elevado índice de reclamação dos clientes que estão insatisfeitos.

  • D.

    avaliação de desempenho dos colaboradores externos.

Os conhecimentos contidos no PMBOK representam as boas práticas aceitas pela comunidade de gerentes de projetos. Nesse sentido, é correto afirmar que esses conhecimentos

  • A. devem constituir a base para o gerenciamento de projetos sem, contudo, substituir o julgamento do gerente do projeto e de sua equipe.
  • B. derivam de um método científico utilizado como apoio às atividades gerenciais.
  • C. foram criados para que as organizações filiadas e os projetos tenham sucesso garantido.
  • D. devem ser aplicados indiscriminadamente em todos os projetos e atividades da organização.
  • E. representam, para o gerente de projetos, aquilo que é necessário para a obtenção de uma certificação profissional em gerenciamento, o que garante o sucesso dos projetos em que o gerente vier a atuar.

As organizações atuais não podem estar satisfeitas apenas com o fato de que seus processos produzem resultados dentro dos limites de variabilidade predefinidos, ou seja, de que seus processos estejam “sob controle”. É necessário um questionamento constante e a busca pela redução dos limites da variabilidade em si. Assinale a alternativa incorreta sobre o tema esforços de melhoria de qualidade.

  • A. Os processos de melhoria contínua contribuem para, gradualmente, reduzir os limites de variabilidade dos processos.
  • B. Os projetos de melhoria visam a saltos qualitativos de níveis de qualidade.
  • C. O comprometimento para a melhoria da qualidade na prestação dos serviços pela organização vai além da mera alocação de recursos, passando inclusive por definições claras das prioridades negociais.
  • D. A alta direção da organização deve delegar o papel de formadora de opinião e difusora dos conceitos-chave para a área de T&D (Treinamento e Desenvolvimento), que é a responsável por elaborar a estratégia organizacional para a melhoria na qualidade da gestão.
  • E. Pressões de curto prazo tendem a ocupar mais e mais esforço gerencial em detrimento dos esforços de melhoria de qualidade.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...