Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Para Deming, a gestão da qualidade é conseguida através de alguns pontos que definiu e divulgou no Japão com a missão de reerguer aquele país no pós‐guerra. São considerados alguns desses atributos, EXCETO:

  • A. Não depender da inspeção para atingir a qualidade.
  • B. Sempre depender da inspeção para atingir a qualidade.
  • C. Eliminar as barreiras entre os departamentos de forma que as pessoas possam trabalhar em equipes.
  • D. Melhorar constante e continuamente cada processo. Melhorando a qualidade e a produtividade, em consequência, os custos diminuirão.
  • E. Estabelecer constância de propósitos para melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar‐se competitivo; manter‐se em atividade e gerar empregos.

De acordo com o conceito do método PDCA, é correto afirmar que

  • A. é usado para evidenciar a ordem de importância dos problemas, causas e temas em geral.
  • B. é utilizado para planejar a coleta de dados a partir das necessidades de análise de dados futuras.
  • C. representa as relações existentes entre um problema ou o efeito indesejável do resultado de um processo e todas as possíveis causas desse problema.
  • D. estabelece, na etapa do planejamento (plan), as metas da organização, enquanto que os métodos utilizados para atingir as metas são definidos na etapa da ação (do).
  • E. dispõe as informações de modo que seja possível a visualização da forma da distribuição de um conjunto de dados em torno do valor central. É a comparação de dados resultantes de um processo, para uma característica de qualidade de interesse.

As bases de dados do benchmarking devem atender aos requisitos de acesso, dados, relatórios e flexibilidade de aplicações. Acerca do atendimento aos requisitos para as bases de dados, analise.

I. Permitir o acesso somente a usuários previamente cadastrados.

II. Permitir o armazenamento e a recuperação de informações tanto sobre o desempenho das empresas quanto de seus relatos de boas práticas.

III. Armazenar informações de desempenho somente do último período analisado.

IV. Permitir que os relatórios possibilitem informações para que sejam levantadas as causas (prováveis) de melhor desempenho das empresas.

V. Ser flexível em suas aplicações permitindo cadastro de novos indicadores ainda não previstos.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II e IV.
  • B. I, II e IV.
  • C. III, IV e V.
  • D. I, II, IV e V.
  • E. II, III, IV e V.

Quando um consumidor é levado a pensar que ao comprar determinado produto está adquirindo algo que nenhum outro produto lhe oferece, ou seja, o produto tem uma funcionalidade única, encontra-se diante de uma estratégica genérica definida como

  • A. de cliente.
  • B. de enfoque.
  • C. de concorrência.
  • D. de diferenciação.
  • E. liderança do custo total.

A partir da década de 50, o conceito de qualidade, que até então era relacionado apenas à perfeição técnica de um produto, evoluiu para adequação do produto ao uso. O entendimento predominante nas últimas décadas e que certamente representa a tendência futura é a conceituação de qualidade como satisfação dos clientes. Diante do exposto, são considerados atributos da qualidade dos produtos, EXCETO:

  • A. Confiabilidade.
  • B. Conservadorismo.
  • C. Instalação e orientação de uso.
  • D. Desempenho técnico ou funcional.
  • E. Qualidade percebida e imagem da marca.

“É um conjunto de documentos que promove o fluxo de informações dentro da empresa. Deve ser simples, pequeno, de fácil leitura e entendimento por todos.” Trata‐se de

  • A. PDCA.
  • B. rotina.
  • C. padrão.
  • D. método.
  • E. processo.

“Desde os primórdios, o homem tem se valido da experiência alheia na realização de atividades para, por meio da comparação ou cópia, aprender como realizar tais atividades com melhores resultados. Uma das técnicas mais difundidas, nos últimos anos, é aquela por meio da qual a organização compara seu desempenho com outra de desempenho comprovadamente superior. A ideia central é procurar novas práticas administrativas existentes no mercado e adotá‐las.” Essa abordagem é conhecida como

  • A. outsourcing.
  • B. reengenharia .
  • C. empowerment.
  • D. benchmarking.
  • E. balanced scorecard.

Estratégia e estrutura têm uma relação de reciprocidade que evidencia a interligação entre a formulação da estratégia e sua implementação. Na implementação de estratégias, são utilizados três tipos principais de estruturas organizacionais. Assinale‐os.

  • A. Por produto, por cliente e simples.
  • B. Multivisional, matricial e funcional.
  • C. Matricial, por produto e geográfica.
  • D. Simples, funcional e multidivisional.
  • E. Geográfica, funcional e por produto.

“O perfil de ativos e as qualificações em relação à concorrência, incluindo recursos financeiros, postura tecnológica, identificação da marca, análise do ambiente em que a organização se encontra, entre outras, integram o que é definido como análise __________________________, amplamente utilizada para a formulação de uma estratégia competitiva.”

Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. da indústria
  • B. da sociedade
  • C. da concorrência
  • D. dos fornecedores
  • E. das forças, fraquezas, ameaças e oportunidades

“Uma parcela grande das vendas é adquirida por um determinado comprador, aumentando sua importância nos resultados. Para Porter, essa situação integra o conjunto das cinco forças competitivas básicas.” Assinale a alternativa que identifica corretamente qual força o trecho anterior se refere.

  • A. Ameaça de novos entrantes.
  • B. Poder de negociação dos compradores.
  • C. Poder de negociação dos fornecedores.
  • D. Rivalidade entre as empresas existentes.
  • E. Ameaça de produtos ou serviços substitutos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...