Questões de Administração

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O conceito de procurement envolve a prática de:

I. Relacionamento, puramente comercial, com forne cedores.

II. Pesquisa e desenvolvimento dos relacionamentos com fornecedores.

III. Negociação baseada, exclusivamente, em preço e prazo.

IV. Necessidade de aperfeiçoamento dos sistemas de informação.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I e II.
  • C. III e IV.
  • D. IV.
  • E. III.

Em determinada instituição há 2 setores que, geralmente, encontram-se em conflito. No último conflito, eles conseguiram concluir com satisfação plena seus interesses. Essa situação caracteriza o estilo de administração de conflitos denominado

  • A. Acordo.
  • B. Colaboração.
  • C. Acomodação.
  • D. Competição.
  • E. Afastamento.

Nonaka e Takeuchi (1995) afirmam que os conhecimentos nas organizações devem ser gerenciados de forma articulada e cíclica. Esse processo denomina-se

  • A. Curva de Aprendizagem.
  • B. Espiral do Conhecimento.
  • C. Processo Ensino-Aprendizagem.
  • D. Gestão do Conhecimento Tácito e Explícito.
  • E. Gestão do Conhecimento.

As organizações que possuem a Educação Corporativa apresentam características de:

I. Agir em consonância com uma cultura de aprendizagem entre consumidores, fornecedores e outros grupos de interesse.

II. Assumir que a aprendizagem organizacional implica na manutenção dos mapas cognitivos dos indivíduos.

III. Defender a transformação e a mudança como processos contínuos.

IV. Admitir as cinco disciplinas básicas do aprendizado: domínio pessoal, visão compartilhada, modelos mentais, estrutura e pensamento sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e IV.
  • B. II e IV.
  • C. I e III.
  • D. III e IV.
  • E. II e III.

Os testes aplicados, antes e após a conclusão dos treinamentos, têm como objetivo medir

  • A. o desenvolvimento.
  • B. a reação.
  • C. o comportamento.
  • D. o resultado.
  • E. o aprendizado.

Sobre a Avaliação de Desempenho − AD é INCORRETO afirmar:

  • A. Um sistema formal de AD tem como um dos objetivos validar ferramentas de seleção, por exemplo, um programa de testes.
  • B. O método Escala Gráfica é caracterizado pela comparação entre um e outro empregado ou entre o empregado e o grupo em que ele atua.
  • C. Uma das desvantagens nos sistemas de avaliação de desempenho é a subjetividade aplicada pelos avaliadores, ocasionando erros no preenchimento das avaliações.
  • D. Um dos efeitos provocados nos modelos de AD é chamado de Tendência Central, caracterizado por um erro, ou vício, do avaliador em avaliar todos na média.
  • E. O método Escolha Forçada consiste em avaliar o desempenho por meio de frases positivas ou negativas que descrevem os aspectos do comportamento do avaliado.

Sobre as técnicas utilizadas nos processos de seleção de pessoas, considere:

I. A entrevista por competência é feita com o uso do Contexto-Ação-Resultados − CAR.

II. Os Testes de Aptidões buscam avaliar conhecimentos teóricos dos candidatos.

III. Nos jogos e dinâmicas de grupo são aplicados testes para avaliar a rapidez e eficácia na tomada de decisão dos candidatos.

IV. A entrevista por competência deve ser feita com perguntas de múltipla escolha, de modo a ter objetividade nas respostas dos candidatos.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e III.
  • C. I, II e III.
  • D. III.
  • E. II, III e IV.

A cultura organizacional

  • A. traz informações de satisfação e insatisfação dos empregados como: comunicação, reconhecimento, entre outros.
  • B. é um aspecto secundário e temporário, que influencia as organizações.
  • C. é importante para promover as mudanças necessárias, a partir do entendimento das crenças e valores que são facilmente identificáveis.
  • D. não gera impacto no comportamento, na produtividade e nas expectativas dos empregados.
  • E. exige ajustes aos padrões existentes em um processo de intervenção, evitando-se mudanças bruscas que possam gerar resistências.

As atividades de Gestão de Pessoas desempenham papel importante na sobrevivência e crescimento de qualquer organização. São objetivos exclusivos do órgão de RH:

I. Ajudar a manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

II. Gerir a mudança de forma que propicie aceite mútuo entre indivíduos, grupos, instituição e público.

III. Cumprir os aspectos legais, gerar satisfação dos empregados, diminuir absenteísmo e a rotatividade.

IV. Criar, atualizar e manter uma estrutura organizacional adequada aos objetivos empresariais e às suas relações com o ambiente.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I, II e IV.
  • B. I e III.
  • C. II, III e IV.
  • D. III e IV.
  • E. IV.

Melhorar as práticas gerenciais é uma forma de aperfeiçoar o desempenho na prestação de serviços públicos à sociedade. Nesse sentido, uma das medidas de excelência é a criação de valor público para os usuários. Ao priorizar a busca pela excelência nos serviços públicos, as organizações públicas podem se utilizar

  • A. do fortalecimento da atuação dos órgãos institucionais de controle.
  • B. da institucionalização de uma agência reguladora.
  • C. do estabelecimento de um marco regulatório.
  • D. da assinatura de um contrato de gestão.
  • E. do fortalecimento da atuação de órgãos internos de controle.
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