Questões de Administração

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As organizações estão, a cada dia, mais preocupadas com o processo de mudança na economia, uma realidade que gera riscos e oportunidades. Para enfrentar esse desafio, na preparação do planejamento estratégico, realiza-se uma análise integrada do ambiente interno e externo. Nesse processo, também chamado de analise SWOT, identificam-se as forças, as fraquezas, as oportunidades e as ameaças. Considerando o relacionamento com o ambiente,

  • A. os pontos fortes são vantagens que o ambiente externo oferece e que a organização consegue controlar.
  • B. as ameaças são dificuldades que o ambiente interno oferece, mas que a organização não consegue controlar.
  • C. as oportunidades são vantagens que o ambiente externo oferece e que a organização pode aproveitar.
  • D. os pontos fracos são dificuldades que o ambiente externo oferece e que a organização não consegue controlar.
  • E. as oportunidades e ameaças são vantagens e dificuldades que permitem conhecer os riscos internos e externos e que a organização não consegue controlar.

Segundo a metodologia do Project Management Institute − PMI, o gerenciamento de projetos é realizado pela aplicação e integração de 5 grupos de processos: iniciação, planejamento, execução, controle e encerramento. Considerando esses processos, o grupo de

  • A. controle realizará a garantia da qualidade.
  • B. execução realizará o controle da qualidade.
  • C. planejamento elaborará o plano de gerenciamento do projeto.
  • D. iniciação definirá a Estrutura Analítica do Projeto − EAP.
  • E. encerramento realizará o controle integrado de alterações.

As organizações de hoje operam em um ambiente cada vez mais dinâmico, exigindo que elas se adaptem constantemente a novas situações. Por isso, a redução dos níveis de burocratização é importante para que a organização consiga promover mudanças e melhorias nos processos de trabalho. Uma das ferramentas utilizadas para análise e melhoria de processos é o ciclo PDCA, cujo objetivo é

  • A. organizar a análise e a solução de problemas, facilitando a implantação de uma filosofia de aperfeiçoamento contínuo dos processos da organização.
  • B. permitir o surgimento de uma nova divisão estrutural e funcional na execução dos processos.
  • C. agilizar a implementação de medidas para tornar a Administração pública mais transparente, participativa e proativa.
  • D. permitir a adoção, pela Administração pública, de grandes, rápidas e radicais mudanças nos processos.
  • E. realizar uma análise de cenários futuros, mapeando as oportunidades e os riscos incorridos pela Administração.

As sociedades modernas são constituídas de organizações, que podem ser formais ou não. Quanto às organizações formais modernas ou burocracias, para distingui-las das organizações ou grupos informais, elas apresentam como características principais,

  • A. formalização das comunicações, impessoalidade nos relacionamentos e profissionalismo como critério de contratação e de promoção.
  • B. estrutura organizacional formada por níveis hierárquicos rígidos, regras implícitas e individualismo.
  • C. divisão de trabalho coordenada para reunir, unificar e harmonizar as atividades da organização, previstas nos fluxogramas.
  • D. departamentalização por função, que define as responsabilidades dos servidores individualmente e como integrantes de um grupo.
  • E. são coercitivas, utilitárias e normatizadas.

Uma das etapas relevantes do planejamento estratégico é o diagnóstico institucional ou estratégico, que, por seu turno, comporta uma análise interna e uma análise externa:

I. a primeira, restrita e controlável, identifica os pontos fortes e fracos da organização.

II. a segunda, ampla, identifica as ameaças e oportunidades.

III. ambos, conjugadas, conduzem à identificação da missão e da visão da instituição.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e III.
  • B. III.
  • C. II.
  • D. I.
  • E. I e II.

O conceito de maturidade no gerenciamento de projetos é mais comumente aplicado quando os projetos são repetitivos ou quando a organização executa projetos reiteradamente. Existem diferentes abordagens para identificar o grau de maturidade no gerenciamento de projetos, entre os quais o modelo da ESI International (Project Framework), que propõe cinco níveis de maturidade, entre os quais o

  • A. gerenciado, que corresponde ao segundo nível de maturidade, no qual as dificuldades são identificadas.
  • B. otimizado, correspondente ao nível intermediário de maturidade, dado que não padroniza integralmente as etapas.
  • C. integrado, consistente no nível mais avançado, facilitando o alinhamento estratégico e o alcance dos objetivos.
  • D. macroprocesso, alcançado a partir do encadeamento de todas as etapas do projeto.
  • E. ad hoc, quando não há definição de processos e o desempenho é precário.

Conforme apontado pela doutrina especializada, a gestão por processos possibilita que a organização seja vista, não como um conjunto de departamentos estanques, mas sim como um fluxo contínuo de atividades encadeadas visando satisfazer a necessidade dos clientes. Nesse contexto, a diferenciação entre os processos principais ou primários e os secundários, consiste, basicamente, na circunstância de que os

  • A. secundários são uma sequência lógico-temporal dos principais e agregam valor para o produto ou serviço finais.
  • B. primários resultam na entrega de algum bem ou serviço ao cliente final, enquanto os secundários são processos internos.
  • C. secundários podem ser dispensados no contexto da gestão por processos, eis que não contribuem para a execução dos principais.
  • D. principais são de natureza eminentemente gerencial, ligados à estratégia e utilizados na tomada de decisões.
  • E. secundários são ligados à produção de bens ou serviços e os primários à gestão de pessoas.

Suponha que determinada organização pretenda aplicar, em seu processo seletivo para contratação de pessoal, os conceitos de Gestão por Competências, utilizando-se das ferramentas pertinentes. Em tal cenário, afigura-se relevante

  • A. identificar as competências necessárias para os cargos correspondentes, e verificar as que não estão presentes dentro da própria organização.
  • B. identificar as lacunas existentes entre as competências demandadas pela organização e aquelas disponíveis no mercado.
  • C. mapear os processos de trabalho da organização, identificando os cargos necessários para melhorar sua efetividade.
  • D. realizar a prévia redução das estruturas existentes na organização, no processo conhecido como downsizing.
  • E. utilizar o mapa estratégico da organização, alinhando os recrutamentos com a missão estratégica identificada.

As configurações estruturais dos grupos de trabalho diferem quanto à forma de trocar informações e as características dos membros da rede.

Considere as configurações de redes de comunicação abaixo.

Possui mais velocidade de intercâmbio de informações a que consta em

  • A. I.
  • B. II.
  • C. III.
  • D. IV.
  • E. V.

Antes de implantar o Sistema de Remuneração Flexível, o gerente de uma repartição analisou, junto à sua equipe da Secretaria de Pessoas, as vantagens e as desvantagens deste sistema. Considera-se uma DESVANTAGEM:

  • A. Comprometer o espírito empreendedor, uma vez que os salários variam dentro de um mesmo cargo.
  • B. Funcionar, apenas, como fator higiênico, negligenciando outras necessidades do funcionário.
  • C. Quebrar a isonomia dos ganhos dentro da organização.
  • D. Não produzir impacto sobre custos fixos da organização.
  • E. Não permitir uma autoavaliação, pois funciona como retroação.
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