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Dificilmente o processo de comunicação ocorre sem problemas. Entre a mensagem tal como é enviada e a mensagem tal como é recebida, existem barreiras que fazem com que a mensagem enviada e a recebida sejam diferentes entre si. O sistema cognitivo é considerado uma barreira à comunicação. São elementos cognitivos:
A Secretaria de Gestão Estratégica em parceria com a Secretaria de Pessoal, do TRT-3a Região, estabeleceram indicadores de desempenho de pessoal para avaliar os servidores de todas as secretarias da repartição, com o objetivo de alcançar as metas de excelência estabelecidas no Planejamento Estratégico 2015-2020. Foram utilizados diversos tipos de indicadores, dentre eles os de benchmarking. São indicadores de benchmarking:
O gestor de pessoas sugeriu a utilização do Método de Escalas Gráficas para a Avaliação de Desempenho dos servidores da Secretaria de Material e Logística do Tribunal Regional do Trabalho 3a Região. Embora este método seja simples e difundido, ele possui algumas desvantagens.
São desvantagens deste método de Avaliação de Desempenho, EXCETO:
Para entender a Cultura da Gestão de Pessoas é necessário conhecer e compreender a Cultura da Organização em que está inserida essa gestão.
A tabela abaixo apresenta a tipologia de cultura corporativa e sua relação com as normas e procedimentos, segundo Charles B. Handy:
Está correta a correlação entre as colunas o que consta APENAS em
Um dos objetivos que integram o planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais é o de implementar a política de gestão de pessoas com foco em meritocracia.
Sobre Gestão por Competências, considere:
I. Pode ser analisada sob o prisma da competência técnica e da competência interpessoal, onde somente a primeira assegura um desempenho adequado e de qualidade, uma vez que pode ser desenvolvida por meio de treinamentos específicos.
II. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.
III. Passou a compreender a relevância dos seus estudos às organizações a partir do entendimento das transformações de natureza produtiva e social que afetaram as economias em desenvolvimento durante a década de 1990, com a intensificação do fenômeno da Globalização.
IV. Em se tratando de estratégia, refere-se à habilidade de uma organização em sustentar uma coordenação de recursos e capacidades de forma a alcançar suas metas.
Está correto o que consta APENAS em
A principal contribuição do Movimento das Relações Humanas aos estudos em Administração e, consequentemente, à Gestão de Pessoas foi
No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional, apontam-se variáveis dependentes e independentes. As variáveis dependentes são os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente, enfatizam como variáveis dependentes
Administração - Processo Administrativo / Funções Administrativas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2015
Os processos podem ser definidos como um conjunto de meios articulados de forma organizada para atingir os resultados pretendidos e comportam diversas classificações, dentre as quais:
I. Gerenciais, ligados às estratégias e utilizados na tomada de decisões e na coordenação dos demais processos.
II. Secundários, que correspondem a processos internos e fornecem as condições necessárias para a execução dos processos principais.
III. Macroprocessos, também denominados principais, que resultam na entrega de bens ou serviços ao cliente final.
Está correto o que consta APENAS em
Um dos instrumentos comumente utilizados no âmbito do planejamento estratégico das instituições é a matriz SWOT, na qual
As atividades de uma organização comportam subdivisões em unidades, de acordo com os denominados critérios de departamentalização, que podem ser
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