Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dificilmente o processo de comunicação ocorre sem problemas. Entre a mensagem “tal como é enviada” e a mensagem “tal como é recebida”, existem barreiras que fazem com que a mensagem enviada e a recebida sejam diferentes entre si. O sistema cognitivo é considerado uma barreira à comunicação. São elementos cognitivos:

  • A. omissão e sobrecarga.
  • B. consonância e dissonância.
  • C. transmissor e receptor.
  • D. codificador e decodificador.
  • E. ruído e falsa percepção.

A Secretaria de Gestão Estratégica em parceria com a Secretaria de Pessoal, do TRT-3a Região, estabeleceram indicadores de desempenho de pessoal para avaliar os servidores de todas as secretarias da repartição, com o objetivo de alcançar as metas de excelência estabelecidas no Planejamento Estratégico 2015-2020. Foram utilizados diversos tipos de indicadores, dentre eles os de benchmarking. São indicadores de benchmarking:

  • A. Absenteísmo e acidentes de trabalho.
  • B. Atração e retenção de pessoas.
  • C. Turnover e manutenção de pessoas.
  • D. Rentabilidade humana e produtividade.
  • E. Promoções por cargo e tempo de serviço.

O gestor de pessoas sugeriu a utilização do Método de Escalas Gráficas para a Avaliação de Desempenho dos servidores da Secretaria de Material e Logística do Tribunal Regional do Trabalho – 3a Região. Embora este método seja simples e difundido, ele possui algumas desvantagens.

São desvantagens deste método de Avaliação de Desempenho, EXCETO:

  • A. Gerar rotinização e extremismo nos resultados da avaliação.
  • B. Permitir poucas alternativas ao avaliador, e nem sempre se ajustar às características do avaliado.
  • C. Facilitar estereótipos e avaliações imediatistas.
  • D. Provocar distorções em função das tendências pessoais do avaliador.
  • E. Possuir elevado custo operacional, principalmente pela atuação de um especialista ou consultor em avaliação.

Para entender a Cultura da Gestão de Pessoas é necessário conhecer e compreender a Cultura da Organização em que está inserida essa gestão.

A tabela abaixo apresenta a tipologia de cultura corporativa e sua relação com as normas e procedimentos, segundo Charles B. Handy:

Está correta a correlação entre as colunas o que consta APENAS em

  • A. I-2 - II-3 - III-1 - IV-4.
  • B. I-4 - II-1 - III-3 - IV-2.
  • C. I-1 - II-3 - III-4 - IV-2.
  • D. I-3 - II-4 - III-2 - IV-1.
  • E. I-3 - II-1 - III-2 - IV-4.

Um dos objetivos que integram o planejamento estratégico do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais é o de implementar a política de gestão de pessoas com foco em meritocracia.

Sobre Gestão por Competências, considere:

I. Pode ser analisada sob o prisma da “competência técnica” e da “competência interpessoal”, onde somente a primeira assegura um desempenho adequado e de qualidade, uma vez que pode ser desenvolvida por meio de treinamentos específicos.

II. Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes interdependentes e necessárias à consecução de determinado propósito.

III. Passou a compreender a relevância dos seus estudos às organizações a partir do entendimento das transformações de natureza produtiva e social que afetaram as economias em desenvolvimento durante a década de 1990, com a intensificação do fenômeno da Globalização.

IV. Em se tratando de estratégia, refere-se à habilidade de uma organização em sustentar uma coordenação de recursos e capacidades de forma a alcançar suas metas.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. III e IV.
  • D. II e IV.
  • E. I e IV.

A principal contribuição do Movimento das Relações Humanas aos estudos em Administração e, consequentemente, à Gestão de Pessoas foi

  • A. demonstrar que há tensões entre necessidades organizacionais e individuais, onde o conflito entre grupos é um processo social inevitável.
  • B. entender a organização como sendo um complexo de elementos em constante interação com o ambiente externo.
  • C. destacar a importância dos grupos informais que emergem dentro de uma organização a partir da frequência das interações e dos fatores que provocam tais interações.
  • D. perceber que os insumos recebidos pela organização também podem ser informativos, o que lhe permite conhecer o ambiente e o seu próprio funcionamento.
  • E. perceber que quanto mais o agrupamento de tarefas, em departamentos, obedecer ao critério da semelhança de objetivos, mais eficiente será a empresa.

No que diz respeito ao estudo do comportamento organizacional, apontam-se variáveis dependentes e independentes. As variáveis dependentes são os fatores-chave que se pretende explicar ou prever e que são afetadas por outros fatores. Os estudiosos do assunto, tradicionalmente, enfatizam como variáveis dependentes

  • A. oportunidades, estímulo à inovação, reconhecimento e recompensa.
  • B. liderança, processo decisório, gestão de conflitos e motivação.
  • C. variáveis no nível do indivíduo, no nível do grupo e no nível do sistema organizacional.
  • D. produtividade, absenteísmo, rotatividade e satisfação com o trabalho.
  • E. comprometimento, cooperação, produtividade e responsabilidade social.

Os processos podem ser definidos como um conjunto de meios articulados de forma organizada para atingir os resultados pretendidos e comportam diversas classificações, dentre as quais:

I. Gerenciais, ligados às estratégias e utilizados na tomada de decisões e na coordenação dos demais processos.

II. Secundários, que correspondem a processos internos e fornecem as condições necessárias para a execução dos processos principais.

III. Macroprocessos, também denominados principais, que resultam na entrega de bens ou serviços ao cliente final.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I.
  • C. II.
  • D. II e III.
  • E. III.

Um dos instrumentos comumente utilizados no âmbito do planejamento estratégico das instituições é a matriz SWOT, na qual

  • A. são definidas a visão e a missão da organização, que traduzem o consenso dos seus membros sobre o futuro que se deseja.
  • B. é avaliado, exclusivamente, o ambiente externo que envolve a instituição, traçando-se os cenários otimista, pessimista e intermediário.
  • C. são traçados os objetivos de curto, médio e longo prazo e definidas as ações necessárias.
  • D. são identificados os pontos fortes e fracos da instituição, bem como as ameaças e oportunidades.
  • E. são estabelecidos os objetivos da instituição e definidos os indicadores de resultado e as metas correspondentes.

As atividades de uma organização comportam subdivisões em unidades, de acordo com os denominados critérios de departamentalização, que podem ser

  • A. por objetivos, de acordo com a teoria de descentralização de Fayol.
  • B. funcional, que toma por base a especialidade, agrupando em um mesmo órgão atividades afins.
  • C. em linha, onde todas as áreas se encontram em um mesmo nível hierárquico e não existe especialização.
  • D. por centro de custos, voltada à maximização dos resultados financeiros.
  • E. estratificados, ou seja, por camadas crescentes de poder decisório.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...