Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O sistema de planejamento de necessidades de materiais que trabalha com um conjunto de informações básicas, tais como o plano mestre de produção, a estrutura do produto com base em uma lista de materiais e a situação geral dos estoques dos itens, é o conhecido como:

  • A. ERP
  • B. JIT
  • C. CRP
  • D. MRP

Sobre as centrais de telefonia, analise os itens abaixo:

I. Centrais privativas são localizadas dentro das empresas e não geram custos na ligação interna, entre os telefones de seus usuários.

II. Centrais que conectam apenas outras centrais telefônicas e não recebem assinantes ou usuários diretos são denominadas centrais Tandem.

III. As funções básicas de uma central telefônica são a comutação e o controle. A comutação possibilita a ligação, e o controle possibilita, entre outras coisas, a tarifação.

É CORRETO apenas o que se afirma em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. I e III.
  • D. I, II e III.

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes. Em uma estrutura departamentalizada fundamentada no princípio da organização funcional, a autoridade é orientada pelo conhecimento e pela especialização da função a ser exercida, o que leva as unidades a estabelecerem linhas diretas de comunicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Significa que as pessoas precisam assumir o compromisso de assegurar que possuem qualificações, conhecimento e as competências exigidas tanto na atividade atual, como nas futuras atividades (CHIANENATO, 2005, p. 509)

Assinale a alternativa que melhor caracteriza a afirmação acima.

  • A. Agente de Mudança.
  • B. Aprendizagem.
  • C. Planejamento de Vida.
  • D. Gestão por Competências.
  • E. Autogerenciamento da Carreira.

Acerca do Balanced Scorecard (BSC), assinale a alternativa correta.

  • A. A definição de metas deve anteceder o estabelecimento dos indicadores no BSC.
  • B. O acompanhamento de ações tático-operacionais, por meio de indicadores de desempenho, é a principal característica do BSC.
  • C. A estrutura do BSC é formada por quatro indicadores: econômico, cliente, processos internos e eventos externos.
  • D. A perspectiva processos internos do BSC considera os indivíduos no que diz respeito a capacidades, competências, motivação, empowerment, alinhamento e estrutura organizacional, em termos de investimentos no seu futuro.
  • E. Na perspectiva tecnológica do BSC, os sistemas de apoio à gestão representam os principais instrumentos para a implementação da estratégia das organizações.

Acerca da gestão de processos e contratos, julgue os itens de 61 a 66. Na gestão por processos, as necessidades dos clientes são traduzidas como requisitos de processos a serem desenvolvidos pela organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise as afirmativas abaixo marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Na comunicação formal a mensagem circula por meio de sistemas não convencionais e não oficiais.

( ) A comunicação nas organizações apresentam-se de forma diferenciada, podendo ser formais ou informais, orais ou escritas, ascendentes, descendentes e laterais.

( ) São propósitos da comunicação organizacional proporcionar informação e compreensão necessárias à condução das tarefas, e proporcionar motivação, cooperação e satisfação nos cargos.

( ) Um processo de comunicação é unidirecional e torna-se eficaz quando o destinatário decodifica a mensagem e agrega-lhe um significado próximo à ideia que a fonte tentou transmitir.

( ) O processo de comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência se relaciona com os meios utilizados e a eficácia com o objetivo de transmitir uma mensagem com significado.

  • A. C, C, E, E, E
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, C, E, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, E, C, C, C

Modelo pelo qual grupos eficazes dependem de uma compatibilização adequada entre o estilo de interação de um líder com os seus subordinados e o grau em que a situação permite ao líder controle e influência. Foi, em meados de 1960, a primeira tentativa abrangente de desenvolver uma abordagem situacional da liderança. O modelo apresenta três variáveis que, segundo seu autor, determinam a eficácia da liderança, a saber: relações líder-membros, estrutura da tarefa e poder de posição.

Assinale a alternativa que identifica o modelo descrito acima.

  • A. Modelo Líder-participação.
  • B. Modelo de Liderança de Fiedler.
  • C. Modelo de Liderança Caminho-Objetivo.
  • D. Modelo Grid Gerencial.
  • E. Modelo de Interação Líder-Membro.

A competitividade externa e o alinhamento interno são políticas de pagamento que, respectivamente, se referem

  • A. à amplitude de variação de pagamentos feitos por várias organizações e à ênfase relativa dada ao desempenho e/ou antiguidade das pessoas que executam as mesmas tarefas.
  • B. ao retorno financeiro, serviços e benefícios tangíveis que os empregados recebem e ao sistema de promoções, benefícios e oportunidades de crescimento individual.
  • C. à remuneração considerada em relação às várias organizações e às comparações entre as funções e habilidades dentro de uma única organização.
  • D. aos valores de remuneração para funções específicas praticadas pelos concorrentes mais relevantes e à amplitude de variação de pagamentos feitos por várias organizações.
  • E. ao relacionamento dos níveis salariais das diferentes funções dentro de uma única organização e ao retorno financeiro, serviços e benefícios tangíveis que os empregados recebem.

Julgue os itens a seguir com relação a técnicas de análise estratégica. Para uma análise estrutural e bem fundamentada de indústrias, deve-se, entre outras observações, realizar a análise das cinco forças de Porter, que são a rivalidade entre concorrentes, a ameaça de novos entrantes, o poder de negociação dos compradores, a ameaça de produtos ou serviços substitutos e o poder de negociação dos fornecedores.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...