Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Os indicadores de desempenho são medidas que ajudam a gerenciar os resultados da organização, além de redirecionarem e ajustarem as ações para o alcance dos objetivos. Com base nessas informações, assinale a alternativa correta.

  • A. Para a gestão da qualidade, um indicador a ser considerado é o índice de reclamação dos usuários/clientes de determinado serviço e (ou) produto.
  • B. O índice de processos devolvidos por erro de preenchimento de formulários é um exemplo de indicador de produtividade.
  • C. Um exemplo de indicador de capacidade é o índice de satisfação de usuários/clientes de determinado serviço e (ou) produto.
  • D. A eficiência é a relação entre o resultado obtido de um indicador de qualidade e o índice considerado padrão.
  • E. Os indicadores de capacidade medem a capacidade de resposta de um processo por meio da relação entre saídas produzidas pelo nível de satisfação do usuário/cliente.

Considere que o processo de controle pode ser definido em alto nível com uma sequência de quatro atividades: estabelecer padrões de desempenho (indicadores de desempenho), medir o desempenho, comparar o desempenho com os padrões para determinar desvios e adotar medidas corretivas para ajustar o desempenho ao padrão esperado. Analise as afirmativas abaixo, marcando C para Certo e E para Errado. A seguir selecione a opção correta.

( ) Padrão, ou indicador, é uma medida usada para avaliar resultados.

( ) A auditoria, a inspeção e o controle de retorno sobre ativos são exemplos de técnicas de controle qualitativas.

( ) Padrões podem ser de capacidade (quantidade), de qualidade, de tempo e de custo.

( ) A comparação do desempenho com o padrão é feita por meio de mensuração e variância ( grau de desvio em relação ao padrão).

( ) Sistemas de controle eficazes devem focalizar as atividades realizadas, devem ser precisos e devem ser aceitos por todos os envolvidos.

  • A. C, C, E, E, E
  • B. E, C, C, E, C
  • C. C, E, C, E, E
  • D. E, C, E, C, E
  • E. C, E, C, C, C

Uma das principais atribuições da função compra é a elaboração e o gerenciamento dos contratos de compra e venda. Uma terminologia padronizada mundialmente (Incoterms) permite uma correta interpretação das obrigações de fornecedores e compradores.

O termo FOB (Free On Board) estabelece como responsabilidade dos compradores a(o):

  • A. licença de exportação, a licença de importação, mas não o conhecimento de embarque
  • B. licença de exportação, o conhecimento de embarque, mas não a licença de importação
  • C. licença de importação, o conhecimento de embarque, mas não a licença de exportação
  • D. licença de importação, mas não a licença de exportação e nem o conhecimento de embarque
  • E. conhecimento de embarque, mas não as licenças de exportação e de importação

Julgue os itens seguintes acerca de planejamento de necessidades de materiais da área de produção. Sem o MRP II, bases de dados de diferentes funções seriam mantidas separadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O grau de liberdade que o ocupante de um cargo tem para programar as suas atividades, selecionar os equipamentos que deverá utilizar e escolher os métodos que deverá seguir está relacionado com:

  • A. significado das tarefas
  • B. variedade de habilidades
  • C. identidade
  • D. autonomia

No que se refere a aspectos da estrutura organizacional, julgue os itens subsequentes. De acordo com a cadeia de comando e a hierarquia de uma estrutura organizacional, um gerente de produção tem autoridade sobre seu subordinado direto e responsabilidade para com seu diretor de produção.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de mapeamento de processos da organização, assinale a alternativa correta.

  • A. A previsão de indicadores de desempenho trata do estabelecimento de interação entre processos e integração das informações.
  • B. Para selecionar os macroprocessos, recomenda-se utilizar o critério de priorização; nesse caso, os processos que impactam os resultados operacionais são menos importantes.
  • C. A atividade inicial do mapeamento é identificar quantos e quais são os processos a serem mapeados e descritos.
  • D. Não é possível se utilizar da ferramenta de benchmarking.
  • E. A coleta de dados para levantamento da situação vigente do processo deve conter, no mínimo, nome do processo, objetivo e mecanismos.

O Controle é classificado na literatura às vezes como função e às vezes como sistema. No caso da Administração, é classificado como Função Administrativa, juntamente com as demais: Planejamento, Organização e Direção. Analise as afirmativas abaixo e selecione a opção correta.

  • A. Quando a organização estabelece políticas e diretrizes, está adotando um controle organizacional que limita a quantidade de autoridade exercida.
  • B. O controle está presente em quase todas as ações organizacionais, mas não em todos os níveis institucionais, pois sua amplitude é sempre micro-orientada, voltada para cada operação em separado.
  • C. No processo de controle, na avaliação de desempenho, as métricas e padrões somente são necessários quando não há conhecimento a respeito do passado.
  • D. O controle que tem por objetivo padronizar a qualidade de produtos e serviços difere de todos os demais controles por não envolver treinamento de pessoal.
  • E. Quando um controle busca medir eficiência, busca medidas que devem refletir se os resultados desejados estão sendo atingidos.

Independente da natureza ou tamanho da organização, ela se diferencia em três níveis organizacionais: o nível institucional ou estratégico, nível intermediário e o nível operacional. Referente ao nível operacional é correto afirmar:

  • A. É o nível composto por pessoas ou órgãos que transformam as estratégias elaboradas para atingir os objetivos organizacionais em programa de ação.
  • B. Cuida da escolha e captação dos recursos necessários, bem como da distribuição e colocação do que foi produzido pela organização nos diversos segmentos do mercado.
  • C. Está relacionado com os problemas ligados à execução cotidiana e eficiente das tarefas e operações da organização.
  • D. É o nível responsável pela definição dos objetivos e das estratégias da organização e pelas principais decisões organizacionais.

A função de compras pode ser basicamente centralizada ou descentralizada.

 Uma das vantagens do modelo de descentralização é a(o)

  • A. economia de escala
  • B. otimização do quadro funcional
  • C. disparidade de preços de aquisição
  • D. maior rapidez de aquisição
  • E. melhor controle global
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...