Questões de Administração

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Extremamente importante atualmente, ________________________ é uma habilidade que representa a capacidade de interagir de forma produtiva, democrática e organizada com outros membros da organização no exercício de sua função. O termo que preenche corretamente a lacuna acima é:

  • A. o sigilo profissional
  • B. a centralização do poder
  • C. a liderança autocrática
  • D. o trabalho em equipe
  • E. a individualidade

No que diz respeito a trabalho em equipe, julgue os itens seguintes. O trabalho em equipe exige alguns atributos de comportamento que podem gerar mudanças positivas nos resultados a serem alcançados pelo grupo. Nesse sentido, fazem parte desse conjunto de atributos o comportamento receptivo, a empatia e a compreensão mútua.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a trabalho em equipe, julgue os itens seguintes. Nas organizações, os colaboradores manifestam diferentes tipos de comportamento em relação aos colegas de equipe. O comportamento passivo-agressivo, por exemplo, corresponde ao hábito de agir com grosseria e agressividade com os parceiros de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a trabalho em equipe, julgue os itens seguintes. No âmbito do serviço público, a comunicação institucional está diretamente relacionada aos assuntos de interesse do público-alvo do órgão. Dessa maneira, todo servidor público ligado à entidade interessada poderá enviar mensagens ao público externo por meio dos canais que considerar convenientes.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito a trabalho em equipe, julgue os itens seguintes. O trabalho em equipe é fundamental para que a organização alcance seus objetivos e cumpra sua missão. Além de dominar os processos de trabalho, os colaboradores precisam saber lidar com os diferentes perfis da equipe. Nesse contexto, assertividade diz respeito à capacidade de se comunicar de forma franca e coerente sem agredir o outro.

  • C. Certo
  • E. Errado

É necessário que uma equipe tenha objetivos para que consiga se manter e se desenvolver. São eles que guiam as ações de participação da equipe, que coordenam e planejam seus esforços. Servem também para delimitar critérios para resolver conflitos interpessoais e para a melhoria do trabalho. Quando uma equipe executa seus trabalhos e atinge níveis ótimos, dizemos que a equipe está em:

  • A. Formação
  • B. Tormenta
  • C. Realização
  • D. Aquiescência

Sobre os procedimentos adequados para evitar conflitos ou para manter a situação sob controle, assinale a afirmativa correta.

  • A. Ouvir os litigantes para marcar posição.
  • B. Criticar as partes em conflito para encontrar alternativas.
  • C. Negociar com os envolvidos para acirrar os ânimos.
  • D. Confrontar posições para definir o vencedor.
  • E. Aceitar as divergências para encaminhar o entendimento.

Se bem administrado, o conflito pode gerar benefícios aos indivíduos e às organizações. As opções a seguir demonstram isso, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Provoca o aumento da motivação.
  • B. Acarreta a redução de quadros.
  • C. Promove Incentivos para o crescimento.
  • D. Estimula a cooperação e as alianças.
  • E. Aumenta a coesão de grupo.

Alguns comportamentos podem atrapalhar os relacionamentos no ambiente de trabalho, gerando conflitos que influenciam, inclusive, no desempenho dos funcionários. Analise as afirmativas a seguir e assinale aquela que indica um comportamento que evita o conflito.

  • A. Desconsiderar as necessidades alheias.
  • B. Esperar elogios e reconhecimento constante.
  • C. Relutar em aprender novas tarefas.
  • D. Manter uma comunicação aberta e recíproca.
  • E. Criar obstáculos para o sucesso do grupo.

É essencial que as empresas tenham pessoas dotadas de capacidade para “administrar conflitos” e evitar que o ambiente organizacional possa ser influenciado negativamente. Esta importância se dá pelo fato de que o ambiente de trabalho é composto por pessoas de diferentes personalidades, culturas e interesses pessoais/profissionais que, em determinadas circunstâncias, podem ser conflitantes e se transformam em fatores desencadeadores de conflitos. Sobre os “efeitos negativos” do conflito para o ambiente organizacional incluem-se, EXCETO:

  • A. O conflito estimula sentimentos de identidade no grupo, aumentando a coesão intragrupal.
  • B. O conflito prejudica o desempenho das tarefas, ou seja, afeta a produtividade do trabalhador.
  • C. Grande parte da energia gerada pelo conflito é gasta nele mesmo, prejudicando a energia que poderia ser gasta no trabalho produtivo.
  • D. O conflito prejudica o comportamento de cooperação, influenciando a natureza dos relacionamentos existentes entre pessoas e grupos.
  • E. O conflito apresenta consequências indesejáveis para o bom funcionamento da organização podendo provocar sentimentos de frustração, hostilidade e tensão.
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