Questões de Administração

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Acerca de gestão, seleção, capacitação de pessoas e temas correlatos, julgue os itens subsequentes. O conceito de equilíbrio organizacional, quando se trata da gestão de pessoas, diz respeito ao equilíbrio entre as recompensas concedidas e as contribuições dos colaboradores, de forma a obter-se o melhor resultado para a instituição.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à organização, cultura e estrutura organizacional, julgue os itens de 71 a 80. O oferecimento de recompensas extrínsecas garante a elevação do desempenho das pessoas e dispensa o oferecimento de recompensas intrínsecas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os seguintes itens quanto a relações humanas e à organização no trabalho. O trabalho em equipe, para que seja produtivo, deverá se pautar em um relacionamento motivado por interesses pessoais em detrimento dos interesses do grupo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma forte tendência do moderno desenho de cargos é a criação de equipes de trabalho. Sobre estas equipes, assinale a alternativa correta.

  • A. Um aspecto fundamental das equipes de trabalho é a habilidade multifuncional, ou seja, cada membro do grupo deve possuir todas as habilidades para desempenhar diferentes tarefas.
  • B. Os membros da equipe são responsáveis pelo alcance de resultados e metas, recebendo a distribuição de tarefas de um supervisor.
  • C. A competitividade e a interação são os principais atributos das equipes de trabalho de alto desempenho.
  • D. Embora sejam autogerenciáveis, as equipes de trabalho não podem ser autônomas, sendo continuamente redesenhadas para criar alto grau de interdependência.
  • E. A avaliação de contribuição dos membros da equipe é feita por uma pessoa alheia ao grupo, mas os membros ainda assim são responsáveis pela qualidade do trabalho grupal e pela melhoria contínua.

A respeito do assunto trabalho em equipe, é correto afirmar que a equipe transitória e de curta duração, formada pela gerência para resolver de forma imediata um problema específico, é denominada equipe

  • A. de projeto.
  • B. de força-tarefa.
  • C. virtual.
  • D. multifuncional.
  • E. autodirigida.

Em relação ao tema grupos de trabalho e equipes de trabalho, assinale a alternativa correta.

  • A. As equipes, em geral, servem apenas para compartilhamento de informações.
  • B. Nos grupos, as pessoas sempre têm um objetivo comum e os mesmos interesses.
  • C. Nos grupos, as pessoas agem e decidem de maneira individual, de forma que não prepondera a interconectividade de ideias.
  • D. As equipes e os grupos de trabalho se assemelham em um aspecto: ambos criam sinergia positiva, ou seja, os resultados dos membros são maiores que a soma de seus esforços individuais.
  • E. Nas equipes, inexiste interação emocional e afetiva.

Considerando que as principais características de uma equipe são sinergia, coesão, cooperação, assinale a alternativa correta sobre a concepção de coesão.

  • A. Significa a desorganização do sistema.
  • B. Auxilia as organizações a reduzir o nível de entropia.
  • C. Significa que o todo supera a soma das partes.
  • D. Auxilia as organizações em aprimorar a utilização dos recursos.
  • E. Está relacionada à aderência à equipe e influencia na motivação, unindo e guiando os membros de uma equipe.

Um grupo de funcionários de uma empresa passa a ser uma equipe quando existe definição

  • A. de conflitos; divisão de objetivos e metas; ajustes de funções; resolução de interesses; definição da organização das férias e comunicação dos vínculos com outras equipes.
  • B. de comunicação; divisão de percepção organizacional; ajustes de formação; resolução de imagem pessoal; definição de autoproteção e limitação da flexibilidade.
  • C. de objetivos e metas; divisão de papéis e funções; sinergia positiva; alto grau de conformidade e indicação de que há uma liderança que permite apoio e coesão entre os membros.
  • D. hierárquica; divisão de objetivos; ajustes organizacionais; resolução de comentários e definição de liderança e de avaliação das fragilidades.
  • E. organizacional; divisão de conflitos, ajustes de funções; resolução de comunicação e definição da cooperação e de possibilidades de vínculo com outras equipes.

Para a criação de equipes eficazes é preciso que se considerem variáveis de contexto, de composição e de processos da equipe.

É uma variável de processos da equipe, fortemente relacionada ao seu desempenho:

  • A. nível de conflito;
  • B. liderança;
  • C. tamanho da equipe;
  • D. alocação adequada de papéis;
  • E. sistemas de avaliação de desempenho.

No que diz respeito a relações humanas, desempenho profissional e equipes de trabalho, julgue os itens seguintes. As organizações atuais têm como um de seus maiores desafios a promoção de um ambiente organizacional favorável à valorização dos talentos individuais como forma de integrar os colaboradores nas atividades e em equipes de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

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