Questões de Administração

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Na administração de conflitos, quando cada parte envolvida no conflito abre mão de alguma coisa de valor, ocorre um processo denominado:

  • A. abstenção.
  • B. colaboração
  • C. acordo.
  • D. imposição.

Analise as seguintes afirmativas sobre conflitos e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Alguns conflitos apoiam os objetivos do grupo e melhoram seu desempenho; são os chamados conflitos funcionais, formas construtivas de conflito.

( ) Existem conflitos que atrapalham o desempenho do grupo; são formas destrutivas ou disfuncionais de conflito.

( ) Dentre várias técnicas de resolução de conflitos, podem ser citadas: não enfrentamento, suavização, concessão, comando autoritário.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F V
  • B. F V F
  • C. V V F
  • D. V V V

Considerando que o conflito pode ser dividido em: conflito de relacionamento, de processo e de tarefa, assinale a alternativa referente ao de processo.

  • A. Envolve situações complexas, movidas pelo relacionamento entre duas pessoas ou mais.
  • B. Relaciona-se ao fato de como o trabalho é executado.
  • C. Está relacionado ao conteúdo e às metas do trabalho.
  • D. Surge nas relações interpessoais.
  • E. Influencia no desempenho, podendo prejudicar as metas e aos objetivos da organização.

Uma boa recomendação para a resolução de conflitos no ambiente de trabalho é

  • A. ignorar o histórico dos envolvidos, evitando que o passado de algum deles influencie na análise do processo.
  • B. ouvir a todos, mas considerar a necessidade de tratamento diferenciado e privilegiado de alguns dos envolvidos.
  • C. analisar com calma e precisão a postura individual, em conjunto e o histórico dos colaboradores envolvidos.
  • D. promover o receio de perder a vaga ente os colaboradores, facilitando um clima de concorrência saudável entre a equipe.

A ocorrência do conflito nas organizações é uma situação relativamente comum; no entanto, é essencial para a manutenção de um ambiente de trabalho saudável e agradável, que os gestores saibam identificar as causas destes conflitos, para desativá-los, a tempo de evitar uma contaminação ainda maior do ambiente organizacional. Sobre os diferentes estilos de administração de conflitos, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Estilo de acomodação: consiste em resolver os pontos menores de discordância e deixa os conflitos maiores para a frente.
  • B. Estilo de compromisso: é utilizado quando uma parte aceita soluções razoáveis para a outra e cada parte aceita ganhos e perdas na solução.
  • C. Estilo competitivo: é a atitude de confronto e de dominação em que uma parte se engaja em uma competição do tipo ganhar/perder forçando o uso de autoridade. O negócio é ganhar.
  • D. Estilo de evitação: é uma atitude de fuga em que o administrador procura evitar as situações de conflito, buscando outra saída ou deixando as coisas como estão para que, com o tempo, o conflito se torne menos intenso.
  • E. Estilo de confrontação: é utilizado para erradicar a ocorrência de conflito no ambiente organizacional. O administrador utiliza-se de advertências, suspensões e até mesmo demissões de funcionários envolvidos em conflitos.

Quando os responsáveis pela mudança delineiam modelos do que a organização deveria ser em comparação com o que é, enquanto aqueles cujas ações serão afetadas estudam, avaliam e criticam o modelo de mudança para recomendar alterações baseadas em seu próprio discernimento e compreensão, a empresa está fazendo uso de uma estratégia de mudança, denominada

  • A. convencional.
  • B. evolucionária.
  • C. revolucionária.
  • D. humanista.
  • E. desenvolvimento sistemático.

De acordo com o Committee Of Sponsoring Organizations Of The Treadway Commission (COSO), são componentes de gerenciamento de riscos:

  • A. Estrutura Organizacional, Filosofia de Gerenciamento, Classificação de Riscos e Apetite ao Risco.
  • B. Atividade de Controle, Identificação de Eventos, Gestão Financeira de Liquidez e Avaliação.
  • C. Ambiente Interno, Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Resposta aos Riscos, Atividade de Controle, Informações e Comunicações.
  • D. Análise de Riscos, Probabilidade e Impacto, Tolerância e Apetite ao Risco.
  • E. Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Atividades Gerenciais Contínuas, Avaliações Independentes e Processos Informatizados.

No que concerne ao conceito de Gerenciamento de riscos, em relação aos processos de sua subdivisão, assinale a afirmativa correta.

  • A. Planejar as respostas aos riscos é o processo de implementar planos de respostas aos riscos, acompanhar os riscos identificados, monitorar riscos residuais, identificar novos riscos e avaliar o processo da eficácia dos riscos.
  • B. Controlar os riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos dos projetos.
  • C. Realizar a análise qualitativa dos riscos é o processo de implementação e resposta aos riscos através da combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto.
  • D. Realizar a análise quantitativa dos riscos é o processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto.
  • E. Planejar o gerenciamento dos riscos é o processo de como avaliar as atividades com o objetivo de identificar os riscos do projeto.

Identifique abaixo as afirmativas verdadeiras ( V ) e as falsas ( F ) sobre a administração de recursos humanos (RH).

( ) Nem toda organização possui uma área específica de RH.

( ) A área de RH preocupa-se única e exclusivamente com as contratações de pessoal.

( ) Em um processo normal, quando detectado o excesso de pessoal em uma organização, profissionais do RH também podem se envolver com a dispensa de funcionários.

( ) Cabe ao departamento de RH indicar a necessidade de treinamento a fim de aumentar o desempenho dos funcionários.

( ) O RH não tem a atribuição de desenvolver um programa com vistas a satisfazer as necessidades futuras de recursos humanos.

( ) Ao RH também cabe a análise dos cargos dentro de uma organização e os comportamentos necessários ao seu desempenho.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.

  • A. V • V • F • V • V • F
  • B. V • V • F • F • F • F
  • C. V • F • V • V • F • V
  • D. V • F • V • F • V • F
  • E. F • V • F • V • F • V

Na preparação da nova administração da política de recursos humanos temos o projeto de valorização do servidor para a cidadania que busca proporcionar melhores condições no atendimento do serviço público de qualidade e de prontidão aos cidadãos brasileiros.

Este projeto apresenta como objetivos prioritários:

  • A. Resgatar os talentos individuais e promover a formação de consultores internos.
  • B. Resgatar a sinergia dos grupos e organizações que constituem a administração pública e promover a formação de consultores internos.
  • C. Resgatar os talentos individuais e constituir equipes de mobilização.
  • D. Resgatar os talentos individuais e promover sinergia dos grupos e organizações que constituem a administração pública.
  • E. Resgatar a sinergia dos grupos e organizações que constituem a administração pública e constituir equipes de mobilização.
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