Questões de Administração

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A gestão de pessoas na atualidade engloba um conjunto integrado de processos dinâmicos e interativos. Acerca desses processos, julgue os itens subsequentes. O processo de recompensar pessoas envolve incentivar e satisfazer suas necessidades individuais mais elevadas, incluindo remuneração, benefícios e serviços sociais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma escola que utiliza a ferramenta 5W2H fez um estudo sobre uma reforma que deve ser feita no prédio da diretoria. As pessoas responsáveis pelo estudo entregaram o resultado em folhas numeradas de 1 a 7. O resumo dos estudos apresentados em cada folha foi: a folha 1 mostra que deve ser contratada uma empresa de construção para a execução do serviço; a folha 2 sinaliza o senhor João José da Silva; a folha 3 explica que a reforma é para adequar o setor à demanda de atendimento de matrícula; a folha 4 explica que algumas pessoas a serem atendidas ficam atualmente na área externa do prédio; a folha 5 diz que a obra deve ser realizada de 20/08/2017 a 20/10/2017; a folha 6 descreve que o orçamento máximo previsto é de R$ 25.000,00; e a folha 7 tem descrito que a obra vai ser realizada no prédio da diretoria da escola. Conforme a ferramenta 5W2H utilizada pela escola, qual é a sequência que representa as perguntas referentes às respostas constantes nas folhas entregues e enumeradas?

  • A. How, Who, What, Why, When, How Much e Where.
  • B. How, Who, Why, What, When, How Much e Where.
  • C. Who, Why, What, How, When, Where e How Much.
  • D. What, Who, How, Why, Where, How Much e When.
  • E. Where, Who, What, Why, When, How e How Much.

Fisher (2002) aponta a evolução de quatro modelos diferentes para a gestão de pessoa.

Numerando a coluna I de acordo com a coluna II, qual é a sequência correta, de cima para baixo?

  • A. 1, 2, 4, 3
  • B. 1, 4, 2, 3
  • C. 3, 2, 4,1
  • D. 3, 4, 2, 1
  • E. 4, 1, 3, 2

Organizações com alto enfoque estratégico de mercado têm entre suas políticas de gestão de pessoas o tratamento da remuneração como um elemento impulsionador de processos de melhoria, aperfeiçoamento e produtividade pelo aumento da competitividade entre as pessoas. Obtém-se maior sucesso com essa política quando se busca um maior alinhamento entre a remuneração das pessoas e o planejamento estratégico, que define os investimentos organizacionais e o envolvimento delas. Com base no texto acima, analise as assertivas abaixo:

I. Entre os vários tipos de remuneração por desempenho, pode ser citada a concessão de vale-alimentação a todos da organização.

II. A remuneração fixa e baseada em cargos é o melhor sistema para alavancar o desempenho.

III. A remuneração por competência permite reconhecer a contribuição na execução das atribuições e responsabilidades da função.

IV. A remuneração com participação nos lucros promove baixo envolvimento nos processos de melhoria organizacional.

Assinale a alternativa que apresenta as assertivas INCORRETAS.

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e IV.
  • C. I, III e IV.
  • D. II, III e IV.

Analise:

O gerente de gestão de pessoas da Interact, empresa dedicada ao setor de serviços de tecnologia, promoveu uma avaliação de desempenho 360º graus. Ao analisar os questionários, verifica-se que a cultura organizacional do paternalismo faz com que a maioria dos entrevistados tenha a propensão a favorecer as pessoas de que mais gosta, independentemente de suas habilidades e competências profissionais e de resultados que ela obtenha. Essa propensão é causada, em geral, porque o avaliador julga mais favoravelmente os funcionários que se identificam mais com ele, e não conseguem ficar emocionalmente neutros. Essa propensão pode ser qualificada como:

  • A. Efeito recenticidade.
  • B. Efeito centralidade.
  • C. Efeito halo ou horn.
  • D. Efeito semelhança.

A especificação do cargo faz parte da organização do ambiente de trabalho. Assinale a alternativa que apresenta o modelo de especificação do cargo cuja principal meta é criar cargos que acarretem resultados pessoais e de trabalho positivos.

  • A. Modelo de valorização do cargo.
  • B. Modelo de rotação de cargos.
  • C. Modelo de ampliação do cargo.
  • D. Modelo de características do cargo.
  • E. Modelo de especialização do cargo.

A comunicação representa uma necessidade pessoal e social de relação entre indivíduos. O feedback é um elemento essencial do processo de comunicação que representa a informação de retorno. São características de um feedback eficaz:

  • A. objetividade, neutralidade e aplicabilidade.
  • B. objetividade, genericidade e parcialidade.
  • C. abstração, neutralidade e aplicabilidade.
  • D. abstração, subjetividade e aplicabilidade.
  • E. objetividade, ambiguidade e tendenciosidade.

Na gestão profissional é comum ouvir que “o que se mede, melhora”. Medir e avaliar pessoas é um dos assuntos mais delicados da gestão de pessoas.

A avaliação de desempenho tem como objetivos:

  • A. objetivo de desenvolvimento, como promover funcionários;
  • B. objetivos táticos, como o alcance das metas organizacionais;
  • C. objetivos estratégicos, de aumentar a produtividade individual;
  • D. objetivos legais, de fornecer anualmente o feedback da performance dos empregados;
  • E. objetivos administrativos, como remuneração.

Na Era da Informação, a administração de recursos humanos cedeu lugar a uma nova abordagem, a Gestão de Pessoas, onde as pessoas são vistas como

  • A. recursos da organização.
  • B. fornecedoras de conhecimento e competências.
  • C. fornecedoras de mão de obra.
  • D. prevísiveis e flexíveis.
  • E. dependentes da organização.

As organizações que aplicam o conceito de gestão de pessoas por competências devem, como premissa para a utilização de tal método, realizar o denominado mapeamento de competências, que corresponde à identificação

  • A. das melhores oportunidades de negócios para organização.
  • B. do grau de aderência das práticas de RH adotadas com os desafios apresentados.
  • C. dos melhores profissionais disponíveis no mercado para contratação.
  • D. dos colaboradores mais engajados na persecução dos objetivos da organização.
  • E. do perfil técnico e comportamental necessário para cada função na organização.
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