Questões de Administração

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A Escala de Clima Organizacional − ECO (Martins et al, 2004) é uma escala construída e validada com o objetivo de avaliar a percepção dos trabalhadores analisando os seguintes fatores que indicam o clima organizacional:

  • A. ênfase na participação, consideração humana, cooperação, justiça e apoio logístico.
  • B. conformidade, responsabilidade, calor e apoio, pa drões e clareza organizacional.
  • C. apoio da chefia e organização, recompensa, conforto físico, controle/pressão e coesão entre colegas.
  • D. estado de tensão, supervisão, autonomia, padrões e atitude frente a conflitos.
  • E. sentimento de identidade, tolerância, clareza, justiça e forma de controle.

O desenho de cargo é a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos, no sentido de satisfazer os requisitos tecnológicos, organizacionais e sociais, bem como os requisitos pessoais do seu ocupante. Existem três modelos de desenho de cargos: o clássico, o humanístico e o contingencial.

Leia o fragmento a seguir.

“O modelo _____ representa a abordagem mais ampla e complexa pelo fato de considerar três variáveis simultaneamente: as _____, a _____ e a estrutura da organização”.

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas do fragmento acima.

  • A. contingencial – condições internas – tarefa
  • B. humanístico – remunerações – insalubridade
  • C. contingencial – pessoas – tarefa
  • D. clássico – condições externas – concorrência
  • E. humanístico – pessoas – pesquisa de mercado

O Governo federal, como o mercado de uma forma geral, vem adotando práticas de gerenciamento de processos alinhadas ao Guia para o Gerenciamento de Processos de Negócio (CBOK), desenvolvido pela ABPMP (Associação de Profissionais de Gerenciamento de Processos de Negócio), que define um ciclo de vida de um processo, da descoberta até sua implantação e melhoria.

Com base no CBOK, desenvolveu-se um modelo de maturidade de processos de negócio que hierarquiza a competência das organizações em uma escala de 1 (um, inicial) a 5 (cinco, otimizado). Considere uma organização no estágio inicial de maturidade em gerenciamento de processos. Para que ela aumente sua maturidade no gerenciamento de processos de negócio, a primeira ação é:

  • A. estimular os gestores a adotar as melhores práticas de mercado em seus processos;
  • B. implantar técnicas estatísticas para mensuração do desempenho dos processos dessa organização;
  • C. promover cadeias de valor de modo a buscar sinergias na execução de políticas públicas;
  • D. adotar procedimentos formais que permitam maior previsibilidade dos resultados;
  • E. garantir o alinhamento estratégico do projeto com a missão da organização.

No final dos anos 30 (século XX), conforme Maximiano (2008), o cientista alemão Ludwig von Bertalanffy propôs a Teoria Geral dos Sistemas (TGS). Segundo Maximiano, a TGS tem as seguintes ideias básicas:

I. A realidade é feita de sistemas, que são feitos de elementos interdependentes. A realidade não é feita de elementos isolados, sem qualquer relação entre si.

II. A administração deveria aplicar métodos de pesquisa para determinar a melhor maneira de executar tarefas.

III. Divisão de trabalho, fazer a designação de tarefas específicas para cada indivíduo, resultando na especialização das funções e separação dos poderes.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas I e II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

No cargo que ocupa em seu departamento, Karin exerce diversas funções. Ela planeja, organiza o trabalho, lidera a equipe e controla as atividades. Além disso, Karin tem visão empresarial, ambiental e interativa da organização. Karin exerce a função de:

  • A. vendedora;
  • B. produtora;
  • C. gestora;
  • D. controladora;
  • E. auditora.

O seguinte termo é utilizado para designar o prazo de utilidade de um bem pelo uso adequado, durante o período estipulado até cessar sua utilidade ou utilização:

  • A. período de depreciação.
  • B. período de desvalorização de ativo.
  • C. vida econômica de um bem.
  • D. política de depreciação de bens.
  • E. gestão de ativo imobilizado.

No que diz respeito a processo administrativo nas organizações, julgue os itens que se seguem. Atribuir e alocar tarefas em departamentos são ações relacionadas à função administrativa de planejamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Todas as alternativas a seguir estão associadas ao processo de racionalização do trabalho EXCETO:

  • A. Uma estratégia aprimora a competitividade de uma empresa quando faz parte de sua cultura a racionalização do trabalho.
  • B. Os processos não produtivos precisam receber mais atenção, uma vez que grande parte dos custos organizacionais é devida aos problemas operacionais.
  • C. Em um ambiente de trabalho mais limpo e organizado, torna-se mais fácil a execução do trabalho.
  • D. Uma exigência técnica para iniciar-se um processo de racionalização do trabalho é a busca, passo a passo, do que cada funcionário faz, por que faz, onde faz e como faz o seu trabalho.

O modelo de competências de visão abrangente, ilustrado pelo modelo de Dutra (2001), utiliza, como referenciais para organizar as práticas de recursos humanos, competência associada

  • A. a capacidades e entrega, complexidade, espaço ocupacional e agregação de valor.
  • B. a work levels, maturidade profissional, descrição de comportamentos e habilidades.
  • C. a conhecimentos, habilidades e atitudes, experiência prática, orientação ao cliente e potencial.
  • D. a níveis de proficiência, assessment, modelos de sucesso e práticas descritas.
  • E. à habilidade, inventário de proficiência, valores subjacentes e padronização comportamental.

O plano de benefícios deve ser adequado ao perfil dos funcionários e às suas atividades e visam a satisfazer objetivos individuais, econômicos e sociais. Assinale a opção que indica os benefícios dos objetivos econômicos.

  • A. Permitir que o funcionário se desligue das preocupações cotidianas e concentre-se nas atividades de trabalho.
  • B. Atender a um leque diferenciado de necessidades dos funcionários.
  • C. Preencher lacunas, deficiências ou carências da previdência social.
  • D. Reduzir o absenteísmo e minimizar o custo das horas trabalhadas.
  • E. Envolver os funcionários em atividades esportivas e comunitárias.
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