Questões de Administração

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A gestão de projetos pode ser entendida como uma área especializada da Administração, definida por Ricardo Vargas (2002) como “um conjunto de ferramentas gerenciais que permitem que a empresa desenvolva um conjunto de habilidades, incluindo conhecimento e capacidades individuais, destinados ao controle de eventos não repetitivos, únicos e complexos, dentro de um cenário de tempo, custo e qualidade predeterminada”. Existem diversas metodologias para gerenciamento de projetos, entre as mais difundidas:

  • A. PMBOK, que consiste em um programa de certificação de projetos de acordo com o seu grau de maturidade, buscando o aperfeiçoamento da gestão.
  • B. Programa 5S, que objetiva aumentar a produtividade, otimizando os insumos necessários para a realização de um projeto.
  • C. Reengenharia, que propõe abandonar os processos existentes, aplicando o princípio da “folha em branco” para definir a melhor forma de gerenciar um projeto.
  • D. Critical Path Method − CPM, diretamente relacionada com o planejamento do tempo do projeto, no sentido de minimizar o tempo total de sua duração, utili zando o conceito de caminho crítico.
  • E. Business Process Management − BMP, que divide os projetos em 3 dimensões: principal, secundário e gerencial.

A cultura organizacional é identificada nas atividades realizadas na empresa e nas relações mantidas pela organização, seja com parceiros externos ou internos.

A cultura organizacional é refletida

  • A. no sistema de tradições regionais adotado na formação inicial da empresa.
  • B. na maneira como a empresa estabelece o grau de autonomia dado aos empregados.
  • C. nos valores pessoais dos empregados de todos os níveis da empresa.
  • D. nos aspectos racionais do processo de tomada de decisão utilizado na empresa.
  • E. nas estratégias organizacionais que são impostas pelo mercado.

Acerca da modelagem de processos de negócios, julgue os itens que se seguem. BPM (Business Process Management) é uma disciplina gerencial com enfoque no gerenciamento de processos de negócios nas diversas áreas de uma organização. Para tanto, a tecnologia disponibiliza o denominado BPMS (Business Process Management Systems), que consiste em sistemas de gerenciamento combinados em uma plataforma integrada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Há muitos métodos para o desenvolvimento de pessoas e de técnicas para o desenvolvimento de habilidades pessoais. Uma delas é o coaching. Assinale a opção que indica uma característica do coaching.

  • A. Deve estar focado na ação global da empresa.
  • B. Realiza treinamentos específicos para aumentar determinada capacidade funcional.
  • C. Estabelece um relacionamento amigo e duradouro.
  • D. Exerce direitos e responsabilidades sobre a pessoa.
  • E. Aconselha e orienta para o aperfeiçoamento da carreira.

No que se refere ao processo administrativo, julgue os itens subsequentes. O surgimento de estruturas organizacionais horizontalizadas e desburocratizadas é resultado da adaptação das organizações contemporâneas aos novos padrões de trabalho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 76 a 80, relativos à gestão de processos nas organizações. Em uma organização, os processos centrais são aqueles relacionados à gestão de pessoas, que compõem o núcleo estrutural da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Organizações são compostas por pessoas, sendo assim, entender o comportamento delas e como ele influencia as organizações se torna cada vez mais importante. Com relação ao comportamento organizacional, assinale a alternativa correta.

  • A. A motivação, segundo Maslow, é alcançada por meio de dois grandes blocos de necessidades, que são os fatores de higiene e os motivacionais.
  • B. A teoria X e Y, de Victor Vroom, constitui a relação entre valência e expectativa, para se alcançar a motivação.
  • C. Liderança é o fenômeno em que um indivíduo demonstra a capacidade de comando e o poder de conseguir com que os subordinados aceitem suas ordens.
  • D. Na liderança democrática, o líder possui papel de estimulador da própria equipe, porém a equipe possui liberdade para, com o suporte do líder, decidir por onde seguir.
  • E. A avaliação de desempenho nunca deve ser feita pelo superior imediato devido ao contato diário com o subordinado, pois, assim, essa avaliação poderá ficar contaminada.

Julgue os próximos itens acerca da gestão de processos. A tecnologia da informação viabiliza a gestão por processo, uma vez que possibilita a manutenção do agrupamento das competências funcionais e a integração dos fluxos de informação entre os processos que permeiam as áreas funcionais.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Programa da Qualidade do Serviço Público − PQSP, implementado na década de 1990, propugnou a implantação de um modelo de excelência em gestão pública, contemplando

  • A. a atenção prioritária ao cidadão e à sociedade, como destinatários dos serviços públicos, atuando como elemento mitigador das restrições legais que dificultam a disponibilização de tais serviços.
  • B. a adoção, com as adaptações necessárias ao setor público, do modelo matricial de competências, com a departamentalização das atividades para melhor controle dos resultados obtidos.
  • C. a eficiente alocação de recursos públicos, entre seus objetivos, expressada na máxima “fazer mais com menos”, que é utilizada como elemento mitigador da avaliação dos serviços pelos usuários.
  • D. um conjunto de normas (leis, decretos e resoluções), como dimensão formal, que aferem o desempenho do servidor, tendo como métrica a eficiência, eficácia e efetividade dos serviços, e fundamentam a remuneração por resultados.
  • E. um sistema de avaliação continuada da gestão pública, identificando os pontos fortes e os aspectos gerenciais pouco desenvolvidos, identificados na linguagem do programa como oportunidades de aperfeiçoamento da organização, que devem ser objeto de ações de melhoria.

As atividades realizadas em uma empresa diferem das realizadas nas demais empresas em função de diversos aspectos, sejam esses operacionais, culturais, mercadológicos, dentre outros. A cultura organizacional, que contribui ativamente para a diferenciação entre as organizações, é criada e preservada pelas pessoas que, juntas, formam a organização.

Essa abordagem tem como base que a cultura organizacional é

  • A. facilmente mudada
  • B. relativa ao mercado
  • C. construída socialmente
  • D. estruturada no nível operacional
  • E. desvinculada da história da organização
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