Questões de Administração

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Considerando o processo de elaboração de projetos culturais, objetivos são diferentes de metas porque

  • A. os objetivos determinam o que deve ser realizado em termos singulares e mensuráveis no prazo estabelecido e as metas determinam alvos gerais e amplos a serem alcançados.
  • B. os objetivos têm um prazo mais curto para serem concretizados e as metas, um prazo mais longo, podendo até ser indefinido.
  • C. os objetivos determinam os alvos gerais e amplos a serem alcançados e as metas determinam o que deve ser realizado em termos singulares e mensuráveis no prazo estabelecido.
  • D. os objetivos não dependem da aceitação dos funcionários para serem colocados em prática, já as metas implicam na aceitação e no comprometimento formal do funcionário.

Dentro do processo de comunicação, existem alguns comportamentos que influenciam diretamente na interpretação da mensagem pelo receptor. A respeito desse assunto, é correto afirmar que o comportamento

  • A. agressivo é aquele no qual o receptor se encontra em um clima agressivo, porém não há distorção na comunicação, pois o ambiente é propício ao entendimento da mensagem.
  • B. assertivo é aquele em que o receptor deixa clara a sua postura e se faz entender pela afirmativa da própria mensagem, chegando a passar ansiedade pelo modo enfático de transmiti-la.
  • C. defensivo é aquele em que há um mecanismo de defesa que impede que o receptor se concentre na mensagem, distorcendo o real significado que o emissor está tentando transmitir.
  • D. passivo ocorre quando o receptor não reage às mensagens emitidas, ou seja, não existe defesa; então, a distorção da mensagem será mínima.
  • E. receptivo ocorre quando o receptor está aberto a receber a mensagem, porém o ambiente não é propício; então, o receptor perde a concentração no significado da mensagem, o que aumenta a distorção no conteúdo da comunicação.

Julgue os itens subsequentes relativos à elaboração de planos de melhoria de processos. O empowerment é uma ferramenta que aumenta a assertividade e a efetividade dos processos da instituição e que, uma vez implantada, dispensa ajustes de curto prazo, sendo, por isso, bastante contemplada nos planos de melhoria de processos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O planejamento estratégico, entre outras características, apresenta-se como um processo de construção de consenso que, em face da diversidade de interesses e necessidades dos parceiros envolvidos, oferece um meio de atendê-los na direção futura que melhor convenha a todos. Insere-se nesse processo a definição da “Missão” que

  • A. é a razão de ser da instituição, expressando a essência da organização, orientada para o futuro.
  • B. traduz o consenso dos membros da organização sobre o futuro que se deseja para a instituição.
  • C. são princípios, crenças, normas e padrões que orientam o comportamento e atuação da organização.
  • D. são as metas a serem atingidas dentro de um horizonte definido de tempo, de acordo com a visão de futuro da instituição.
  • E. é o compromisso da organização com a sociedade e os valores por ela defendidos de forma permanente.

O Banco W seleciona os seus fornecedores pelo bom relacionamento que esses fornecedores mantêm com funcionários da instituição, que devem ofertar preços de acordo com o aplicado pelo mercado no setor de contratação, não tornando públicos os critérios de escolha para o exercício de variados projetos no âmbito financeiro. Caso tal ocorrência existisse no âmbito do Banco do Brasil, estaria ocorrendo, nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, quebra da

  • A. transparência
  • B. precaução
  • C. qualidade
  • D. preservação
  • E. competitividade

No que se refere a projeto, julgue os itens que se seguem. A declaração do escopo deve ser publicada, devendo conter explicitamente as metas ou objetivos, as entregas e os requisitos do projeto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na gestão das políticas, das ações e dos projetos culturais, são diversos os modelos administrativos a depender das concepções do gestor ou produtor responsável. Nesse contexto, na Administração por Objetivos (APO) ou Administração por Resultados,

  • A. o subordinado faz sua auto avaliação, o gerente a verifica posteriormente, mas não cobra resultados diretos do subordinado, desde que ele atue de forma pragmática.
  • B. gerentes e subordinados identificam objetivos comuns, definem áreas de responsabilidade de cada um em termos de resultados esperados e utilizam esses objetivos como guias para as atividades.
  • C. todos os sistemas de avaliação e revisão são realizados por biênios, causando um engessamento da estrutura organizacional.
  • D. a ênfase está na maneira de se alcançar os resultados, não sendo importante sua quantificação e mensuração.

O comércio eletrônico desenvolveu-se muito e apresenta vários modelos de negócios de internet. O modelo de negócio baseado em um ambiente digital onde compradores e vendedores podem encontrar-se para fazer negócios é denominado

  • A. provedor de serviços
  • B. provedor de conteúdo
  • C. provedor de comunidade virtual
  • D. corretora de transações
  • E. criadores de mercado

As empresas têm natureza competitiva e disputam entre si a preferência dos mesmos clientes. A empresa mais competitiva é aquela que consegue transformar um grande número de pessoas em seus clientes, obter lucro e sobreviver disso. Uma organização eficaz e eficiente tem grande probabilidade de ser competitiva, mas há vários fatores a serem levados em consideração quanto à competitividade. Acerca desse assunto, assinale a alternativa que apresenta os fatores que podem ser considerados vantagens competitivas, a título de exemplo.

  • A. Domínio de fontes de matéria-prima e domínio de tecnologia clonada.
  • B. Imagem negativa junto aos clientes e à sociedade e sistema ineficiente de produção.
  • C. Qualidade do produto ou serviço e domínio da tecnologia.
  • D. Sistema ineficiente de produção e qualidade do produto ou serviço.
  • E. Sistema ineficaz de distribuição e posse de capital.

A empresa QQ apresenta ao Banco MM um projeto de financiamento para atividade industrial a ser realizada em área rural. Após as rotinas tradicionais, a instituição financeira verifica que contra a empresa QQ já houve condenação em definitivo por atividade violadora do meio ambiente e que a empresa não possui as necessárias licenças ambientais para o seu novo projeto. Por força disso, a instituição financeira nega o empréstimo pretendido. Nos termos do Código de Ética do Banco do Brasil, verifica- se que os

  • A. projetos de financiamento devem ser analisados sob a perspectiva do lucro futuro.
  • B. acionistas devem ser privilegiados na busca de projetos alternativos.
  • C. eventuais efeitos colaterais ao meio ambiente não interferem no financiamento a projetos.
  • D. aspectos socioambientais são relevantes para a decisão de fornecer crédito aos clientes.
  • E. clientes tradicionais têm excepcional tratamento nos seus projetos industriais.
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