Questões de Administração

Lista completa de Questões de Administração para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considere a quantidade de vezes, em determinado período, que o estoque médio que a empresa mantém é vendido. É a relação entre o consumo anual e o estoque médio do produto.

Essa descrição refere-se à(ao):

  • A. estoque permanente.
  • B. giro de estoque.
  • C. curva de Pareto.
  • D. estoque médio.

__________ é a garantia da estabilidade do processo produtivo. Determina a quantidade de peças que deverá existir em estoque destinada a cobrir eventuais atrasos no suprimento, problemas com fornecedores, oscilações no consumo ou outros problemas.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna anterior.

  • A. Estoque suporte
  • B. Estoque mínimo
  • C. Giro de estoque
  • D. Estoque médio

No planejamento de estoques, a classificação de materiais é condição para um resultado de sucesso. A curva ABC fornece os dados necessários para análise e planejamento.

Com relação aos procedimentos de classificação de materiais, assinale a alternativa INCORRETA.

  • A. A ordenação dos itens deve obedecer ao critério do menor para o maior investimento.
  • B. Para cada item, deve-se determinar o investimento anual (preço unitário x consumo anual) que ele acarreta.
  • C. Na coleta de dados, devem ser informados: identificação do item, quantidade consumida ou projetada para o período e valor unitário.
  • D. Calcular a porcentagem que cada item representa no investimento total e, em seguida, as porcentagens acumuladas.

Segundo Dias (2005), a determinação do estoque mínimo é também uma das importantes informações para a administração de estoque. A importância em se saber o estoque mínimo está diretamente relacionada ao grau de imobilização financeira da organização. Dada a importância do estoque mínimo, marque a alternativa correta que identifique o outro termo pelo qual o estoque mínimo é conhecido.

DIAS 2005 P. 99 – p. 61

  • A. Estoque monitorado.
  • B. Estoque identificado.
  • C. Estoque de segurança
  • D. Estoque certo.
  • E. Estoque de consumo.

Em Viana (2002), os materiais de estoque são conceituados como materiais que devem existir em estoque e para os quais são determinados critérios e parâmetros de ressuprimentos automáticos, com base na demanda prevista e na importância da empresa. Os critérios de ressuprimentos fixados para estes materiais possibilitam a renovação do estoque sem a participação do usuário. Nesse contexto, marque a alternativa correta que identifique a classificação dos materiais de estoque.

Analise as afirmativas a seguir.

I. Quanto à aplicação

II. Quanto ao valor de consumo anual

III. Quanto à importância operacional

IV. Quanto ao mercado consumidor

V. Quanto à perecibilidade do produto

Marque a alternativa correta.

  • A. Somente as alternativas II, III e IV estão corretas.
  • B. Somente as alternativas III, IV e V estão corretas.
  • C. Somente as alternativas II, III e V estão corretas.
  • D. Somente as alternativas I, IV e V estão corretas.
  • E. Somente as alternativas I, II e III estão corretas.

Garantir a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado é o objetivo principal de toda a atividade logística. Para que o nível de serviço logístico satisfaça as expectativas dos clientes é necessário que várias etapas do processo sejam monitoradas, desde a qualidade da matéria-prima, passando pela eficiência do processo produtivo, chegando até o atendimento e entrega dos pedidos aos consumidores. Muitas são as formas adotadas pelas empresas para o monitoramento do nível de serviço, dentre alguns exemplos de indicadores utilizados para o monitoramento do atendimento e entrega de pedidos aos clientes incluem-se, EXCETO:

  • A. Proporção de pedidos de clientes atendidos com exatidão.
  • B. Proporção de itens com baixo retorno de capital em estoque.
  • C. Porcentagem de pedidos de clientes com itens em falta no estoque.
  • D. Proporção de bens que chegaram até o cliente em condições adequadas.
  • E. Tempo decorrido entre a confirmação do pedido do cliente até a entrega do produto.

Um dos processos mais importantes no âmbito da gestão de estoques é o planejamento. É muito importante que a organização tenha informações relativas sobre a previsão de demanda futura de materiais e de produtos necessários ao seu correto funcionamento, principalmente se forem insumos necessários à manutenção do processo produtivo. Para tanto, a gestão de estoques deve contar com informações relativas à demanda passada e atual e, a partir destas informações, projetar uma previsão de demanda para os próximos períodos. Dentre os modelos matemáticos de previsão de demanda, o “método da média ponderada” é um dos mais utilizados pelas empresas. Considerando os dados apresentados a seguir, calcule a previsão de demanda para o mês de janeiro/17.

  • A. 1.580 unidades.
  • B. 1.770 unidades.
  • C. 1.832 unidades.
  • D. 1.956 unidades.
  • E. 2.035 unidades.

Uma das funções básicas na gestão de estoques é o acompanhamento da rotatividade dos produtos estocados, identificando aqueles itens que possuem um maior giro (maior potencial de vendas) e os de menor giro, ou seja, que vendem menos e tendem a ficar mais tempo no estoque. A partir desta informação a empresa pode planejar melhor, em escala de tempo, quantos dias, semanas ou meses, que um determinado produto pode durar no estoque até que seja totalmente vendido. Considerando que um determinado item em estoque “gire 4,8 vezes ao ano” e, transformando esta informação em escala de tempo, é correto afirmar que o estoque deste item suporta

  • A. 92 dias.
  • B. 115 dias.
  • C. 15 semanas.
  • D. 2 meses e 15 dias.
  • E. 4 meses e 12 dias.

Com relação às ferramentas estatísticas da qualidade, analise as afirmativas a seguir.

I. A utilização do Diagrama de Dispersão permite visualizar o tipo de relação existente entre três ou mais variáveis.

II. Uma Folha de Verificação bem elaborada é o ponto de partida para a transformação de opiniões em dados e fatos.

III. Diagramas de Causa-Efeito conseguem descrever os efeitos indesejados nos processos e identificar as soluções.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.

No desenvolvimento da qualidade nas organizações foram trazidas características advindas de antigos modos artesanais de produção para as grandes e indústrias e corporações, através da valorização da opinião e da necessidade dos clientes. É importante saber que não há um consenso definido sobre o conceito de qualidade, devido à sua abrangência e complexidade. Todavia, David Garvin classificou a qualidade em cinco abordagens:

  • A. Desempenho, Características, Conformidade, Confiabilidade, Durabilidade.
  • B. Serviço, valor comercial, mercado, método, patente.
  • C. Especialidade serviço, Corrente, Redes Neurais, Inteligência artificial.
  • D. Abrangência de serviço, planejamento estratégico, valor comercial de mercado, patente.
  • E. Transcendental, Centrada no produto, Centrada no valor, Centrada na fabricação, Centrada no cliente
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...