Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Dentro os princípios orçamentários NÃO faz parte a(o):
Anualidade.
Dinamicidade.
Orçamento Bruto.
Universalidade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
No Orçamento, o princípio da Universalidade afirma que:
O orçamento pode, não sendo obrigatório, conter todas as despesas do Estado.
É facultado ao chefe do Poder Legislativo incluir ou não, todas as receitas e despesas do Estado no orçamento.
O orçamento deve conter todas as receitas e despesas do Estado.
É facultado ao chefe do Poder Executivo incluir ou não, todas as receitas e despesas do Estado no orçamento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei. Assinale a opção que contém o princípio orçamentário definido pela regra acima, prevista no art.165, § 8º, da Constituição Federal.
princípio da legalidade
princípio da especificação ou discriminação
princípio da não afetação das receitas
princípio da exclusividade
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca do orçamento público e seus desdobramentos contábeis, julgue os itens subsequentes.
A transposição, o remanejamento ou a transferência de recursos de uma categoria de programação para outra ou de um órgão para outro, sem autorização legislativa, é vedada constitucionalmente. Para a abertura de crédito suplementar ou especial, é necessária a autorização legislativa e a indicação dos recursos correspondentes.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
Faz parte integrante da Lei das Diretrizes Orçamentárias
a autorização para contratação de operações de crédito.
o orçamento da seguridade social.
o anexo das metas fiscais.
o montante estimado das despesas de pessoal do Banco Central do Brasil.
o montante de despesas correntes para o exercício seguinte.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
No que concerne à Lei Orçamentária Anual, analise:
I. Conterá reserva de contingência, cuja forma de utilização e montante, definidos com base na receita corrente líquida, serão estabelecidos na Lei de Diretrizes Orçamentárias.
II. Compreenderá o orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto.
III. Estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.
IV. Incluirá as despesas relativas às fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
É verdadeiro anuir que
estão corretas as assertivas I, II e IV.
a única afirmação correta é a IV.
existem apenas duas afirmações verdadeiras.
apenas a afirmação III está correta.
existem três afirmações falsas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, relativos ao orçamento público.
Tanto a análise da eficácia quanto a da eficiência são possibilitadas pelas formas modernas de estruturação dos orçamentos.
Ao assumir o cargo de prefeito do Município X, o Sr. Antônio realizou uma análise minuciosa da Lei Orçamentária e de seus respectivos anexos. Ele ficou com dúvida sobre o porquê de o valor fixado para a despesa com a construção de uma nova escola não correspondia àquele apresentado no Plano Plurianual. Considerando que para o quadriênio só foi prevista a construção de uma escola, o fato pode ser justificado pelo princípio orçamentário da
exclusividade.
unidade.
universalidade.
anualidade.
especificação.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os itens a seguir, relativos a questões de orçamento público.
O plano plurianual contém as metas e as prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, e orienta a elaboração da lei orçamentária anual, entre outras atribuições.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Julgue os próximos itens, relativos ao orçamento público.
Enquanto, no orçamento por desempenho, a alocação de recursos visa à consecução de objetivos e metas relacionados ao planejamento, no orçamento-programa, visa à aquisição de meios.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...