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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2001
O julgamento1-211 das contas dos ordenadores de despesas é competência:
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Com relação ao orçamento público no Brasil, é correto afirmar que
o Congresso Nacional não pode efetuar reestimativa da receita para aumentar o valor da proposta encaminhada pelo Poder Executivo
a superestimativa da receita reduz a capacidade do Poder Executivo de valer-se da faculdade inerente ao caráter meramente autorizativo do orçamento
a edição de medidas provisórias em matéria orçamentária é conseqüência da indelegabilidade da competência do Congresso Nacional em relação a essa matéria
os atrasos na aprovação e sanção do orçamento têm possibilitado a sua execução parcial através de autorizações constantes da lei de diretrizes orçamentárias
a inflação desequilibrava o orçamento porque elevava o valor real das despesas executadas pelo governo
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Somente uma das afirmações a seguir, referentes ao orçamento-programa, não é verdadeira, assinale-a.
A alocação dos recursos tem em vista a consecução de objetivos e metas.
A utilização de indicadores e padrões de desempenho não é relevante para o setor público.
O orçamento está inserido num processo mais amplo de planejamento.
A estimativa dos custos dos programas é essencial para o seu acompanhamento e avaliação.
O orçamento identifica os responsáveis pela execução dos programas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Assinale a opção correta referente à aplicação dos princípios orçamentários.
De acordo com o princípio da unidade, os orçamentos das três esferas da Administração deveriam ser unificados em um orçamento nacional.
Em consonância com o princípio do orçamento bruto, as transferências no âmbito interno de cada esfera da Administração se anulam.
A existência da conta única encontra respaldo no princípio da unidade de caixa.
A destinação dos recursos das taxas para o custeio de serviços específicos contraria o princípio da não-afetação de receitas.
A adoção do princípio da exclusividade condiciona a criação ou aumento de impostos a sua inclusão no orçamento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
A propósito do ciclo orçamentário, é correto afirmar que
a sessão legislativa só pode ser formalmente encerrada após a aprovação do projeto de lei orçamentária
matérias orçamentárias são votadas sucessivamente, no âmbito de cada uma das Casas do Congresso Nacional
no primeiro ano de cada mandato presidencial, a lei de diretrizes orçamentárias para o segundo ano é aprovada antes do plano plurianual para o respectivo mandato
se o veto presidencial à lei orçamentária for total, será adotada a última lei orçamentária aplicada
os projetos de créditos adicionais não tramitam pela Comissão Mista, sendo votados diretamente no plenário do Congresso Nacional
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Das afirmações a seguir, assinale a que não se enquadra como uma das funções básicas da política orçamentária.
Prover o atendimento das necessidades coletivas da população.
Promover a redução das desigualdades através de aplicações preferencialmente em benefício das classes menos favorecidas.
Regular o nível da demanda agregada, contribuindo para o maior ou menor emprego dos fatores de produção.
Definir as fontes e as destinações de recursos em consonância com a orientação das instituições credoras do país.
Ajustar o superávit ou o déficit, destinando-o ou financiando-o de acordo com os objetivos da política econômica.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Geral - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
São incluídos(as) na programação dos orçamentos fiscal e da seguridade social da União, em razão de receberem recursos do Tesouro Nacional,
as empresas sob controle indireto da União, que utilizarem esses recursos em investimentos
as empresas privadas, quando fornecedoras de bens e serviços para a Administração Pública
os beneficiários de programas de financiamento ao setor produtivo, por destinação de parcelas do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados - IPI
as empresas sob controle direto da União, relativamente aos aumentos de capital
as organizações não-governamentais, pela realização de contratos com o Poder Público
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Com relação aos créditos orçamentários e adicionais, é correta a afirmação de que
a lei orçamentária pode autorizar o Poder Executivo a abrir créditos suplementares e especiais até determinado limite
o cancelamento de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais exige autorização legislativa, genérica ou específica
quando a receita arrecadada está aquém da prevista, pode-se abrir crédito suplementar mediante operação de crédito por antecipação de receita
receitas extra-orçamentárias são utilizadas para a abertura de créditos adicionais, que serão utilizados tão logo se dê sua conversão em receitas orçamentárias
os créditos extraordinários podem ser abertos independentemente da existência de recursos e da indicação de sua destinação
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2000
Constituem receita de capital, no âmbito da União,
os aluguéis de imóveis de propriedade da União
a inscrição de dívida ativa não-tributária
o produto da alienação de bens apreendidos
a outorga de serviços nos contratos de concessões e permissões
As operações de crédito e a alienação de bens imóveis são classificadas nas seguintes categorias econômicas:
receitas correntes
receitas de capital
despesas correntes
despesas de capital
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