Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO

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Os resultados gerais do exercício, demonstrados nos balanços anuais previstos na Lei 4.320/64, apresentam as despesas orçamentárias como os valores correspondentes às despesas que foram

  • a.

    processadas.

  • b.

    pagas.

  • c.

    empenhadas.

  • d.

    decorrentes de processo licitatório.

  • e.

    previstas na Lei de Orçamento.

A legislação que “estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento” denomina-se Lei de:

  • A. Diretrizes Orçamentárias (LDO).
  • B. Responsabilidade Fiscal (LRF).
  • C. Licitações (LL).
  • D. Finanças Federal (LFF).
  • E. Direito Financeiro (LDF).

Com a promulgação da Constituição Federal (CF) em outubro de 1988, o planejamento governamental foi alterado profundamente. Assim, as políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos para viabilizar as metas previstas passam a ser estabelecidos por meio de um instrumento denominado Plano:

  • A. Estratégico (PE).
  • B. de Desenvolvimento Institucional (PDI).
  • C. de Aceleração do Crescimento (PAC).
  • D. de Trabalho (PT).
  • E. Plurianual (PPA).

O orçamento público se caracteriza pela multiplicidade de aspectos: político, jurídico, contábil, econômico, financeiro, administrativo, etc. O seu conceito tem sido alterado ao longo do tempo, em decorrência das modificações de sua função, além de sua forma de elaboração, e tem relação com o regime de governo. Atualmente, o Brasil adota o orçamento do tipo:

  • A. executivo.
  • B. misto.
  • C. legislativo.
  • D. padronizado.
  • E. institucional.

A consignação de dotação própria a órgão ou repartição que subordine agrupamento de serviços, por definição legal específica, denota a existência de

  • a.

    unidade orçamentária.

  • b.

    unidade administrativa.

  • c.

    centro de responsabilidade.

  • d.

    rubrica orçamentária.

  • e.

    operação especial.

Assinale a alternativa que não pode ser considerada como objetivo fundamental de um sistema de classificação orçamentária.

  • A. Facilitar a formulação dos programas que o governo elabora para cumprir suas funções.
  • B. Contribuir para uma efetiva execução do orçamento.
  • C. Facilitar o acompanhamento, controle e mensuração das realizações.
  • D. Possibilitar a análise dos e feitos econômicos e sociais das atividades governamentais.
  • E. Reduzir as necessidades de financiamento do setor público.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece:

  • A. as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento.
  • B. o orçamento referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
  • C. as políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos para viabilizar as metas previstas.
  • D. as normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.
  • E. as normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) compreende:

  • A. apenas o orçamento do Poder Executivo.
  • B. o Orçamento Fiscal, o Orçamento da Seguridade Social e o Orçamento de Investimentos.
  • C. o Orçamento da União, dos Estados, Municípios e Distrito Federal.
  • D. os orçamentos das empresas públicas e privadas.
  • E. os orçamentos das empresas de economia mista.

De acordo com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias tratará

  • a.

    das despesas de capital, desde que mantidas em limites inferiores às despesas de custeio.

  • b.

    das metas e prioridades da administração pública federal.

  • c.

    dos limites à concessão de créditos adicionais.

  • d.

    das alterações na legislação tributária a serem observadas após a aprovação da Lei Orçamentária do ano subseqüente.

  • e.

    da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento vinculadas as políticas de saúde e educação.

Acerca de um crédito suplementar no valor de R$ 500.000,00, aberto em 10 de dezembro de um exercício financeiro qualquer, é correto afirmar que:

  • A.

    poderá ser reaberto, no limite de seu saldo, no exercício financeiro subseqüente

  • B.

    como ocorre com os demais créditos suplementares, este crédito não poderá ser reaberto no exercício subseqüente, ainda que apresente saldo em 31 de dezembro.

  • C.

    caso este crédito tivesse sido aberto em 31 de agosto, não poderia ser reaberto no exercício financeiro subseqüente.

  • D.

    como ocorre com os demais créditos suplementares, este crédito não poderia ter sido aberto nos últimos quatro meses do exercício financeiro.

  • E.

    apenas poderá ser reaberto, no exercício financeiro subseqüente, em caso de calamidade pública ou comoção intestina.

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