Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Os resultados gerais do exercício, demonstrados nos balanços anuais previstos na Lei 4.320/64, apresentam as despesas orçamentárias como os valores correspondentes às despesas que foram
processadas.
pagas.
empenhadas.
decorrentes de processo licitatório.
previstas na Lei de Orçamento.
A legislação que estabelece as metas e prioridades para o exercício financeiro seguinte; orienta a elaboração do Orçamento; dispõe sobre alteração na legislação tributária; e estabelece a política de aplicação das agências financeiras de fomento denomina-se Lei de:
Com a promulgação da Constituição Federal (CF) em outubro de 1988, o planejamento governamental foi alterado profundamente. Assim, as políticas públicas do governo para um período de quatro anos e os caminhos para viabilizar as metas previstas passam a ser estabelecidos por meio de um instrumento denominado Plano:
O orçamento público se caracteriza pela multiplicidade de aspectos: político, jurídico, contábil, econômico, financeiro, administrativo, etc. O seu conceito tem sido alterado ao longo do tempo, em decorrência das modificações de sua função, além de sua forma de elaboração, e tem relação com o regime de governo. Atualmente, o Brasil adota o orçamento do tipo:
A consignação de dotação própria a órgão ou repartição que subordine agrupamento de serviços, por definição legal específica, denota a existência de
unidade orçamentária.
unidade administrativa.
centro de responsabilidade.
rubrica orçamentária.
operação especial.
Assinale a alternativa que não pode ser considerada como objetivo fundamental de um sistema de classificação orçamentária.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece:
A Lei Orçamentária Anual (LOA) compreende:
De acordo com a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes Orçamentárias tratará
das despesas de capital, desde que mantidas em limites inferiores às despesas de custeio.
das metas e prioridades da administração pública federal.
dos limites à concessão de créditos adicionais.
das alterações na legislação tributária a serem observadas após a aprovação da Lei Orçamentária do ano subseqüente.
da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento vinculadas as políticas de saúde e educação.
Acerca de um crédito suplementar no valor de R$ 500.000,00, aberto em 10 de dezembro de um exercício financeiro qualquer, é correto afirmar que:
poderá ser reaberto, no limite de seu saldo, no exercício financeiro subseqüente
como ocorre com os demais créditos suplementares, este crédito não poderá ser reaberto no exercício subseqüente, ainda que apresente saldo em 31 de dezembro.
caso este crédito tivesse sido aberto em 31 de agosto, não poderia ser reaberto no exercício financeiro subseqüente.
como ocorre com os demais créditos suplementares, este crédito não poderia ter sido aberto nos últimos quatro meses do exercício financeiro.
apenas poderá ser reaberto, no exercício financeiro subseqüente, em caso de calamidade pública ou comoção intestina.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...