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A Constituição Federal determina que o Plano Plurianual seja regionalizado. Das situações hipotéticas apresentadas, NÃO está em consonância com esta determinação, a divisão
do Estado em mesorregiões, conforme definidas pelo IBGE.
do Estado em Regiões Administrativas, conforme definidas em Lei Estadual.
da União em regiões que integram vários Estados.
do Município em bairros, desde que previsto no respectivo Plano Diretor.
do Município em subdistritos, conforme regulado em Lei Municipal.
No Brasil, a elaboração do orçamento público se dá por meio de instrumentos legalmente definidos, tendo em vista contribuir para a gestão eficiente dos recursos públicos.
O instrumento de planejamento orçamentário que é organizado em orçamento fiscal, orçamento da seguridade social e orçamento de investimento das empresas é:
De acordo com a nova classificação funcional da despesa, estabelecida na Portaria Ministerial n0 42, de 14 de abril de 1999,
a União, os Estados e o Distrito Federal, e os Municípios estão obrigados a adotá-la a partir deste ano
"operações especiais" compreendem as despesas que contribuem para a manutenção das ações do governo, das quais não resulta um produto
os programas são comuns às três esferas de governo, permitindo a consolidação nacional dos gastos do setor público
o subprograma é o módulo comum integrador do plano plurianual com o orçamento
as subfunções poderão ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas
Levando-se em conta a Lei nº 4.320/64 e a definição de Aliomar Baleeiro, segundo a qual "despesa pública é a aplicação de certa quantia, em dinheiro, por parte da autoridade ou agente público competente, dentro de uma autorização legislativa, para execução de fim a cargo do governo", a despesa pública será realizada na seguinte ordem:
ordem de pagamento, empenho, liquidação da despesa e pagamento, desde que haja previsão orçamentária.
empenho, ordem de pagamento, liquidação da despesa e pagamento, independentemente de previsão orçamentária.
empenho, liquidação da despesa, ordem de pagamento e pagamento, desde que haja previsão orçamentária.
liquidação da despesa, empenho e pagamento, independentemente de previsão orçamentária.
liquidação da despesa, empenho, ordem de pagamento e pagamento, desde que haja previsão orçamentária.
É possível avaliar as decisões de investimento de uma empresa a partir do seu desempenho no mercado acionário. Esta avaliação baseia-se em dois parâmetros:
q1 = valor do capital instalado avaliado pelo mercado acionário
q2 = custo de reposição do capital instalado
Será vantajoso para a empresa investir se:
(q1/q2) > 1
(q2/q1) > 1
q1.q2 > 0
q1.q2 > -1
(q1/q2) 0
A afirmação "os créditos adicionais, concedidos durante o exercício fiscal, visam a assegurar a continuidade dos programas previstos na Lei de Orçamento" é
correta, somente para os casos em que a Lei de Orçamento aprovada para o exercício preveja a concessão de créditos adicionais.
parcialmente correta, pois há casos em que os créditos adicionais são concedidos para atender a situações imprevistas ou emergenciais.
errada, uma vez que os créditos adicionais após a edição da Lei de Responsabilidade Fiscal estão proibidos.
errada, pois os créditos adicionais, quando aprovados, visam exclusivamente atender às obrigações advindas de operações de crédito.
parcialmente correta, pois os créditos adicionais não são concedidos durante o exercício fiscal, mas ao término deste.
O planejamento é um instrumento de gestão que deve ser implantado:
A natureza jurídica do orçamento público já foi muito discutida. Prevalece, na atualidade, o sentido de que o orçamento:
Constitui um ingresso de receita pública originária:
Constitui um ingresso de receita pública derivada:
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