Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2008 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Leis específicas estabelecem os princípios e disciplinam o planejamento do orçamento público federal. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.
É vedado o início de programas ou projetos que não estejam incluídos na lei orçamentária anual federal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Acerca da execução do orçamento público, assinale a opção correta.
Nota de empenho é o ato que, emanado da autoridade competente, cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição.
Considera-se empenho ordinário aquele feito nos casos em que não se pode determinar o valor da despesa antes de sua realização.
No decorrer do exercício financeiro, a anulação parcial do empenho ocorre nas hipóteses de esse empenho ter sido emitido incorretamente ou de o serviço contratado não ter sido prestado.
Há despesas que independem da emissão de nota de empenho, como as decorrentes de mandamento constitucional e as contratuais.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) - 2008
O resultado financeiro, considerado como fonte para abertura de créditos adicionais, deverá ser apurado no balanço:
orçamentário.
financeiro do exercício.
patrimonial do exercício.
financeiro do exercício anterior.
patrimonial do exercício anterior.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
A respeito das Necessidades de Financiamento do Setor Público, é correto afirmar que:
as Necessidades de Financiamento do Setor Público servem para apurar o montante de recursos que o setor público financeiro e não-financeiro necessita captar com o setor financeiro interno e/ou externo, além de suas receitas fiscais, para fazer face aos seus dispêndios.
a apuração do resultado acima da linha é feita a partir da variação líquida do estoque da dívida pública.
a apuração do resultado abaixo da linha parte da execução orçamentária, isto é, dos fluxos de receitas e despesas do governo.
em nível federal, o resultado dos orçamentos fiscal e da seguridade social recebe o nome de "Necessidades de Financiamento do Governo Central", enquanto o resultado do orçamento de investimentos recebe o nome de "Necessidades de Financiamento das Empresas Estatais".
um dos principais problemas para a adequação dos resultados pelo método abaixo da linha e acima da linha no Brasil é a não-inclusão, nas Necessidades de Financiamento do Setor Público segundo o resultado "acima da linha", das operações primárias do Banco Central.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Avalie as informações a seguir sobre a Dívida Líquida do Setor Público:
I. No Brasil, no cálculo da Dívida Líquida do Setor Público são incluídas as receitas de privatização e os valores correspondentes às dívidas utilizadas na compra de empresas que são transferidas do setor público para o setor privado.
II. Ajustes cambiais não são fatores condicionantes das variações da Dívida Líquida do Setor Público, já que o conceito exclui a dívida externa.
III. A Dívida Líquida do Setor Público não inclui a Dívida Líquida de Empresas Públicas.
Assinale:
se apenas a afirmativa I estiver correta.
se apenas a afirmativa II estiver correta.
se apenas as afirmativas I e II estiverem corretas.
se apenas as afirmativas II e III estiverem corretas.
se nenhuma afirmativa estiver correta.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Getúlio Vargas (FGV) - 2008
Sobre o conceito de Dívida Fiscal Líquida (DFL), não é correto afirmar que:
o Déficit Público corresponde à variação da DFL.
o conceito de DFL foi introduzido no Brasil em 1996 com a justificativa de que o crescimento da Dívida Líquida do Setor Público não estaria propriamente relacionado a um desajuste fiscal do governo, mas sim ao reconhecimento e à absorção de déficits quase-fiscais do passado.
a DFL é a Dívida Bruta do Setor Público com ajustes patrimonial e metodológico, de forma que sua variação seja igual ao Déficit Nominal do Setor Público consolidado.
o ajuste patrimonial inclui as receitas de privatizações e a incorporação de passivos contingentes (chamados esqueletos).
o ajuste metodológico corresponde à diferença entre a variação da Dívida Externa Líquida em reais, convertida pela taxa de câmbio do final de período, e às necessidades de financiamento externas, convertidas pela taxa média de câmbio.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com o advento das metas fiscais e do maior controle sobre os gastos públicos - tanto para equilibrar como para indicar transparência dos compromissos governamentais com a dívida pública -, a administração pública buscou programar, orçamentária e financeiramente, a execução de suas despesas, atendendo a dispositivos legais que exigem o pronto conhecimento e a correção das discrepâncias entre receita e despesas primárias, bem como o monitoramento do cumprimento das metas de superavit primário, que é o quanto de receita a União, os estados, os municípios e as empresas estatais conseguem economizar, sem considerar os gastos com juros da dívida.
Considerando o texto apresentado acima, julgue os itens 63 a 71, referentes ao processo orçamentário.
O órgão setorial desempenha papel de articulador no processo de elaboração do orçamento, atuando horizontalmente no processo decisório e integrando os produtos gerados no nível setorial.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Com o advento das metas fiscais e do maior controle sobre os gastos públicos - tanto para equilibrar como para indicar transparência dos compromissos governamentais com a dívida pública -, a administração pública buscou programar, orçamentária e financeiramente, a execução de suas despesas, atendendo a dispositivos legais que exigem o pronto conhecimento e a correção das discrepâncias entre receita e despesas primárias, bem como o monitoramento do cumprimento das metas de superavit primário, que é o quanto de receita a União, os estados, os municípios e as empresas estatais conseguem economizar, sem considerar os gastos com juros da dívida.
Considerando o texto apresentado acima, julgue os itens 63 a 71, referentes ao processo orçamentário.
Um órgão orçamentário ou unidade orçamentária pode, eventualmente, não corresponder a uma estrutura administrativa, existindo tão-somente para individualizar determinado conjunto de despesa e atender à necessidade de clareza e transparência orçamentária. São exemplos dessa situação os órgãos orçamentários Transferências a Estados, Distrito Federal e Municípios, Encargos Financeiros da União, Operações Oficiais de Crédito, Refinanciamento da Dívida Pública Mobiliária Federal e Reserva de Contingência.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
São ações administrativas internas que podem ser adotadas pelos administradores públicos, com objetivo de dar cobertura aos déficits orçamentários,
alienação de bens do Ativo Permanente e operações de crédito mediante contratos de financiamento de programas de longo prazo.
operações de crédito mediante lançamento de títulos públicos e programas para incremento da receita tributária.
alienação de bens do Ativo Permanente e operações de crédito mediante lançamento de títulos públicos.
programas para incremento da receita tributária e programas para redução e contenção de despesas.
programas de contenção de despesas e operações de crédito mediante lançamento de títulos públicos.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Sobre o orçamento público, julgue os itens a seguir.
O orçamento-programa deve demonstrar em que e para que o governo gastará, especificando também quem será responsável pela execução de seus programas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...