Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO do ano 2016

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As classificações legais da despesa pública foram criadas com o objetivo de gerar informações que subsidiem a adequada aplicação e o controle dos recursos públicos.

Analise as descrições a seguir com as classificações legais da despesa pública.

 A sequência que apresenta a associação correta é:

  • A. 1-4-1-4-3-2;
  • B. 1-3-2-3-4-2;
  • C. 3-1-4-2-1-3;
  • D. 4-1-3-2-1-3;
  • E. 4-4-1-1-2-3.

No ciclo orçamentário, a previsão consiste em planejar e estimar a arrecadação das receitas orçamentárias que constarão na proposta orçamentária. O Balanço Orçamentário é o demonstrativo que compara a previsão da receita com os outros estágios percorridos na sua execução, inclusive com a previsão atualizada da receita. São eventos que podem implicar a atualização da previsão de receita, EXCETO:

  • A. abertura de créditos adicionais, com recursos de excesso de arrecadação;
  • B. abertura de créditos adicionais, com recursos de superávit financeiro do exercício anterior;
  • C. atualizações monetárias autorizadas por lei, após a publicação da LOA;
  • D. criação de novas naturezas de receita não previstas na LOA;
  • E. remanejamento entre naturezas de receita.

Em uma repartição pública, um servidor tem, entre outras, a função de conferir documentos de processos de despesa referentes a contratos de prestação de serviços. Nessa atividade o servidor identifica a origem e o objeto da despesa e a importância exata a pagar. Dois dos documentos objeto da conferência são o contrato e os comprovantes da prestação efetiva do serviço. Essa atividade refere-se ao estágio do(a):

  • A. dotação;
  • B. empenho;
  • C. lançamento;
  • D. liquidação;
  • E. pagamento.

A partir das informações do Quadro IV, pode-se concluir que a despesa orçamentária executada no período, em milhares de reais, foi de:

  • A. 21.707.193,00;
  • B. 23.885.743,00;
  • C. 24.487.589,00;
  • D. 25.711.379,00;
  • E. 27.889.929,00.

A análise das informações do Quadro IV sobre a execução da despesa permite afirmar que:

  • A. houve economia orçamentária superior a 10%;
  • B. houve despesas não inscritas em restos a pagar por insuficiência financeira;
  • C. não houve abertura de créditos adicionais;
  • D. os ajustes na despesa fixada ultrapassaram 7%;
  • E. os restos a pagar foram inferiores a 10% da despesa executada.

Os créditos adicionais são as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na LOA. Salvo exceções previstas, sua abertura depende da indicação de fonte de recursos. A fonte de recurso que, quando utilizada, NÃO causa aumento global da dotação inicial autorizada na LOA é:

  • A. excesso de arrecadação;
  • B. operações de crédito autorizadas;
  • C. recebimentos de convênios e recursos vinculados não previstos na LOA;
  • D. reserva de contingência;
  • E. superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior.

Os dados apresentados no Quadro V foram solicitados pela secretaria de planejamento de um ente da Federação, com o objetivo de identificar a existência de recursos para abertura de créditos adicionais suplementares e especiais.

Considerando os dados e as definições, o montante de recursos disponível para abertura de créditos adicionais é:

  • A. 128.005,00;
  • B. 191.825,00;
  • C. 255.645,00;
  • D. 339.245,00;
  • E. 422.845,00.

Em um dado exercício, em decorrência de cenário desfavorável para a arrecadação da receita prevista no orçamento, o Poder Executivo de um ente da Federação expediu um ato que impede a emissão de novos empenhos, mantendo as dotações até que a arrecadação se recupere. Esse ato está diretamente associado ao conceito de:

  • A. contingenciamento;
  • B. gestão fiscal;
  • C. limitação de dotação;
  • D. limitação de empenho;
  • E. risco fiscal.

No processo de execução orçamentária, nem sempre as despesas autorizadas são executadas exatamente pela Unidade Orçamentária à qual foi consignada a dotação. Na situação em que o Ministério da Educação descentraliza um crédito orçamentário para uma Instituição Federal de Ensino Superior tem-se um(a):

  • A. destaque;
  • B. provisão;
  • C. repasse;
  • D. transferência;
  • E. transposição;

Os dados do Quadro VII a seguir referem-se às receitas arrecadadas no primeiro bimestre do exercício financeiro de 201x por um ente da Federação e estão expressos em milhares de reais.

Considerando as categorias econômicas da receita orçamentária, a receita corrente líquida apurada totaliza:

  • A. 1.663.213,00;
  • B. 2.325.730,00;
  • C. 2.502.744,00;
  • D. 2.510.956,00;
  • E. 2.583.823,00.
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