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Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2003
A administração financeira e orçamentária brasileira é regida por uma série de normas legais e infralegais, embasadas a partir da própria Constituição da República, que criam uma série de institutos e estabelecem conceitos e procedimentos. A respeito desse tema, julgue os itens a seguir.
O pagamento de despesas inscritas em restos a pagar depende de requerimento do credor.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Exige "reconhecimento", para os fins de seu processamento como "despesas de exercícios anteriores",
os restos a pagar com prescrição interrompida.
os restos a pagar reclamados pelo credor após sua baixa contábil.
os restos a pagar prescritos a serem pagos por liberalidade da administração.
as despesas não processadas oportunamente, mas que deixaram saldo no respectivo crédito no exercício de sua execução.
o acolhimento por autoridade competente de despesas de utilidade pública e outras, não empenhadas no exercício anterior.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Considerando que as disponibilidades a serem aplicadas em despesas orçamentárias, segundo o artigo 43, § 1o, inciso I e § 2o da Lei no 4.320/64, constituem-se na diferença positiva entre o ativo e o passivo financeiros, dela deduzido o valor dos créditos reabertos (§ 8o, art. 166 da CF c.c. art. 45 da Lei no 4.320/64) e acrescido o valor das operações de crédito a realizar vinculadas a esses créditos reabertos. Considerando que a LRF, objetivando coibir déficits financeiros decorrentes da contração de obrigações de despesa a partir do primeiro quadrimestre do último ano de um mandato, estabeleceu em seu artigo 42, ser vedado contrair obrigações de despesas: a) que não possam ser pagas até 31/12 desse mandato; b) ou com parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem disponibilidade de caixa, deduzidos desta os encargos e despesas orçamentárias compromissados a pagar até essa data. Considerando, ainda, que o artigo 41 da LRF que continha em seu § 3o comando para cancelamento dos empenhos não liquidados e não inscritos em restos a pagar fossem cancelados foi integralmente vetado. A LRF, dessa forma, prescreveu para o equilíbrio entre a receita e a despesa, a adoção de uma política
indiscriminada de anulação de empenhos para sua não inscrição como restos a pagar.
de incremento da arrecadação.
de não empenhamento a partir do primeiro quadrimestre do último ano do mandato, de despesas, mesmo que já realizadas, quando excedessem às disponibilidades não comprometidas até 31 de dezembro.
de empenhamento no exercício subseqüente das despesas já realizadas no exercício.
de contenção (limitação de empenho) de despesas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Objetivam a utilização da dotação específica e no exercício em que a despesa foi fixada, quão não possa, de pronto, ser atendida por dotação específica do exercício seguinte, uma vez nela não contemplada
os créditos especiais reabertos.
os créditos extraordinários reabertos.
os créditos transferidos do exercício anterior.
os restos a pagar processados.
os restos a pagar não processados.
A execução orçamentária e financeira, em todos os níveis de governo, obedece a determinadas regras legais, rígidas e abrangentes. Julgue os itens subsequentes, relativos a essas regras. A despesa que não for autorizada até o final do exercício financeiro seja na LOA, seja nos créditos adicionais regularmente abertos não poderá ser registrada nos demonstrativos contábeis de final do exercício financeiro.
A despesa no serviço público deve ser precedida de:
Avalie se cada afirmativa a seguir é verdadeira (V) ou falsa (F).
I O Brasil já dispunha, até meados dos anos de 1960, de uma experiência de planejamento relativamente variada, experiência que, no entanto, não pode ser aproveitada em toda sua plenitude para promover o desenvolvimento nacional. Isso porque havia ausência de coordenação, descontinuidade e ineficiência operacional dos planos de desenvolvimento.
II O Plano Plurianual de Investimentos estabelece de forma regionalizada as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.
III Com o advento da promulgação da Constituição Federal (CF) em outubro de 1988, o planejamento governamental foi alterado profundamente. Foi instituído o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) como principal instrumento de planejamento de médio prazo do governo brasileiro.
As afirmativas I, II e III são, respectivamente:
A Ordem Bancária (OB) é o documento gerado por meio de sistema a fim de saldar despesas no serviço público. Para que a despesa pública seja realizada, devem ser cumpridas quatro fases na sequência, que são:
Os resultados gerais do exercício, demonstrados nos balanços anuais previstos na Lei 4.320/64, apresentam as despesas orçamentárias como os valores correspondentes às despesas que foram
processadas.
pagas.
empenhadas.
decorrentes de processo licitatório.
previstas na Lei de Orçamento.
De acordo com a nova classificação funcional da despesa, estabelecida na Portaria Ministerial n0 42, de 14 de abril de 1999,
a União, os Estados e o Distrito Federal, e os Municípios estão obrigados a adotá-la a partir deste ano
"operações especiais" compreendem as despesas que contribuem para a manutenção das ações do governo, das quais não resulta um produto
os programas são comuns às três esferas de governo, permitindo a consolidação nacional dos gastos do setor público
o subprograma é o módulo comum integrador do plano plurianual com o orçamento
as subfunções poderão ser combinadas com funções diferentes daquelas a que estejam vinculadas
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