Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO)

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A Lei Orçamentária Anual – LOA é o resultado da orientação da Lei das Diretrizes Orçamentárias – LDO e representa o orçamento propriamente dito. No Brasil, a metodologia utilizada para a elaboração do orçamento é denominada de Orçamento- Programa. Esta metodologia pode ser definida como:

  • A.

    projeto desenvolvido com a intenção de detalhar os recursos previstos de receita e despesa, visando a estabelecer os planos de trabalho que receberão aportes de recursos.

  • B.

    plano de trabalho que ajusta a execução dos fluxos de recursos previstos visando a assegurar a liberação desses recursos aos programas pré-definidos no Plano Qüinqüenal.

  • C.

    plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução.

  • D.

    previsão de receitas e despesas que permita a distribuição dos recursos aos planos de trabalho prioritários segundo determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO.

  • E.

    metodologia lógica destinada a estabelecer cada programa de trabalho e os recursos vinculados a cada um deles, no Orçamento Plurianual.

O resultado orçamentário evidencia:

  • A.

    deficit de R$ 45,00.

  • B.

    deficit de R$ 90,00.

  • C.

    superavit de R$ 45,00.

  • D.

    superavit de R$ 90,00.

  • E.

    superavit de R$ 135,00

A economia orçamentária, em reais, foi de:

  • A.

    45,00

  • B.

    65,00

  • C.

    90,00

  • D.

    135,00

  • E.

    220,00

Dependendo da forma de governo existente, os orçamentos podem ser classificados em três tipos:

  • A.

    geral, específico e especial.

  • B.

    presidencialista, parlamentarista e judicialista.

  • C.

    legislativo, executivo e misto.

  • D.

    plurianual, qüinqüenal e anual.

  • E.

    de investimentos, corrente e complementar.

Operações especiais representam um dos instrumentos que fazem parte da estrutura da despesa pública, sendo entendidas como:

  • A.

    um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.

  • B.

    um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, só que envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.

  • C.

    ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, mas que representam, basicamente, o detalhamento da função "encargos especiais".

  • D.

    ações que contribuem para alcançar um objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de forma intermitente e esporádica, mas que representam o detalhamento da função "encargos especiais".

  • E.

    qualquer ação de organização da atuação do governo em que é articulado um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de problemas ou atendimento a uma necessidade da sociedade.

Observe os seguintes elementos:

I - Lei de Programação Orçamentária.

II - Lei Orçamentária Anual. I

II - Decreto de Programação Orçamentária e Financeira.

IV - Plano de Investimento e Desenvolvimento.

V - Instruções Normativas e Normas de Execução.

VI - Normas do Orçamento de Seguridade Social.

VII - Cronograma de liberação de parcelas orçadas.

VIII -Cronograma de desembolso.

Dos elementos acima, são instrumentos da execução orçamentária e financeira:

  • A.

    I, II e III, apenas.

  • B.

    II, III e V, apenas.

  • C.

    I, III, V e VII, apenas.

  • D.

    II, III, V e VIII, apenas.

  • E.

    I, III, IV, VI e VII, apenas.

Representa todos os créditos de qualquer natureza que o Governo tenha direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos que derivem de direitos a favor do Estado. Este enunciado representa o conceito de:

  • A.

    Crédito tributário.

  • B.

    Dívida passiva.

  • C.

    Receita da União.

  • D.

    Dívida ativa.

  • E.

    Crédito orçamentário.

Um dos possíveis resultados da execução orçamentária é o resultado primário, que corresponde à:

  • A.

    diferença entre as receitas recebidas e as despesas pagas pela entidade no mesmo exercício.

  • B.

    soma de todas as despesas empenhadas e não pagas no exercício findo.

  • C.

    diferença entre a receita arrecadada e a despesa liquidada, excluindo operações financeiras de qualquer natureza.

  • D.

    soma de todas as receitas efetivamente recebidas no exercício, excluindo-se as receitas financeiras e de alienação de bens.

  • E.

    soma de todos os recursos que o setor público precisou captar para a realização de suas despesas orçamentárias.

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