Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A Lei Orçamentária Anual LOA é o resultado da orientação da Lei das Diretrizes Orçamentárias LDO e representa o orçamento propriamente dito. No Brasil, a metodologia utilizada para a elaboração do orçamento é denominada de Orçamento- Programa. Esta metodologia pode ser definida como:
projeto desenvolvido com a intenção de detalhar os recursos previstos de receita e despesa, visando a estabelecer os planos de trabalho que receberão aportes de recursos.
plano de trabalho que ajusta a execução dos fluxos de recursos previstos visando a assegurar a liberação desses recursos aos programas pré-definidos no Plano Qüinqüenal.
plano de trabalho expresso por um conjunto de ações a realizar e pela identificação dos recursos necessários à sua execução.
previsão de receitas e despesas que permita a distribuição dos recursos aos planos de trabalho prioritários segundo determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias LDO.
metodologia lógica destinada a estabelecer cada programa de trabalho e os recursos vinculados a cada um deles, no Orçamento Plurianual.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
O resultado orçamentário evidencia:
deficit de R$ 45,00.
deficit de R$ 90,00.
superavit de R$ 45,00.
superavit de R$ 90,00.
superavit de R$ 135,00
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
A economia orçamentária, em reais, foi de:
45,00
65,00
90,00
135,00
220,00
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Tipos de Orçamento - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2005
Dependendo da forma de governo existente, os orçamentos podem ser classificados em três tipos:
geral, específico e especial.
presidencialista, parlamentarista e judicialista.
legislativo, executivo e misto.
plurianual, qüinqüenal e anual.
de investimentos, corrente e complementar.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
Operações especiais representam um dos instrumentos que fazem parte da estrutura da despesa pública, sendo entendidas como:
um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo.
um instrumento de programação para alcançar o objetivo de um programa, só que envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto necessário à manutenção da ação de governo.
ações que não contribuem para a manutenção das ações de governo, mas que representam, basicamente, o detalhamento da função "encargos especiais".
ações que contribuem para alcançar um objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de forma intermitente e esporádica, mas que representam o detalhamento da função "encargos especiais".
qualquer ação de organização da atuação do governo em que é articulado um conjunto de ações que concorrem para um objetivo comum preestabelecido, visando à solução de problemas ou atendimento a uma necessidade da sociedade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
Observe os seguintes elementos:
I - Lei de Programação Orçamentária.
II - Lei Orçamentária Anual. I
II - Decreto de Programação Orçamentária e Financeira.
IV - Plano de Investimento e Desenvolvimento.
V - Instruções Normativas e Normas de Execução.
VI - Normas do Orçamento de Seguridade Social.
VII - Cronograma de liberação de parcelas orçadas.
VIII -Cronograma de desembolso.
Dos elementos acima, são instrumentos da execução orçamentária e financeira:
I, II e III, apenas.
II, III e V, apenas.
I, III, V e VII, apenas.
II, III, V e VIII, apenas.
I, III, IV, VI e VII, apenas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
Representa todos os créditos de qualquer natureza que o Governo tenha direito de arrecadar em virtude de leis gerais e especiais, de contratos e quaisquer títulos que derivem de direitos a favor do Estado. Este enunciado representa o conceito de:
Crédito tributário.
Dívida passiva.
Receita da União.
Dívida ativa.
Crédito orçamentário.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2004
Um dos possíveis resultados da execução orçamentária é o resultado primário, que corresponde à:
diferença entre as receitas recebidas e as despesas pagas pela entidade no mesmo exercício.
soma de todas as despesas empenhadas e não pagas no exercício findo.
diferença entre a receita arrecadada e a despesa liquidada, excluindo operações financeiras de qualquer natureza.
soma de todas as receitas efetivamente recebidas no exercício, excluindo-se as receitas financeiras e de alienação de bens.
soma de todos os recursos que o setor público precisou captar para a realização de suas despesas orçamentárias.
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