Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Receitas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
Acerca da execução da receita e da despesa orçamentária, considere as afirmativas abaixo.
I - Por pagamento da despesa entende-se o ato emanado de autoridade competente que criou para o Estado obrigação de pagamento pendente de implemento de condição.
II - O lançamento da receita consiste no ato pelo qual os agentes arrecadadores entregam diariamente ao tesouro público o produto da arrecadação.
III - A liquidação da despesa consiste na verificação do direito do credor, tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, em que se apura a origem e o objeto do que se deve pagar, a importância exata a pagar e a quem se deve pagar para extinguir a obrigação.
IV - É permitida a realização de despesa sem prévio empenho, em casos específicos, conforme previsto na legislação.
São corretas APENAS as afirmativas
I.
III.
II e IV.
I, II e III.
II, III e IV.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
No Brasil, a Lei do Orçamento Anual, bem como a Lei do Plano Plurianual e a Lei de Diretrizes Orçamentárias são encaminhadas pelo Poder Executivo, obedecidos os prazos determinados na Constituição ou em lei complementar. Em virtude da característica apresentada, esse procedimento é denominado
empoderamento processual.
empenho orçamentário.
iniciativa vinculada.
levantamento de expectativas.
planejamento preliminar.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
A Lei de Diretrizes Orçamentárias compreende as metas e prioridades da administração, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente. A Lei Orçamentária Anual obedecerá à orientação da Lei de Diretrizes Orçamentárias e compreenderá:
orçamento fiscal;
orçamento de investimentos das empresas estatais;
orçamento de seguridade social.
O orçamento fiscal demonstrará a ação governamental referente à(aos)
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
[...] compreende as metas e prioridades da administração, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, e terá como objetivos fundamentais:
orientar a elaboração da lei orçamentária anual, bem como sua execução;
dispor sobre as alterações na legislação tributária;
estabelecer a política de aplicação das agências oficiais de fomento.
O conteúdo deste texto se refere
ao Plano Plurianual.
ao Fundo Orçamentário.
ao Orçamento Extraordinário.
às Diretrizes Orçamentárias.
aos Créditos Orçamentários.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Créditos Orçamentários e Adicionais - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
Os créditos adicionais classificam-se em: créditos suplementares, créditos especiais e créditos extraordinários. Esses últimos são destinados ao atendimento de
rombos orçamentários provenientes de despesas oriundas de precatórios ou na proteção do território nacional.
aquisição de bens imóveis de natureza extraordinária, como é o caso de desocupação de terras para a reforma agrária.
despesas que tenham ultrapassado o orçamento e que sejam de execução relevante, e tenham sido devidamente previstas na lei do plano plurianual.
despesas previsíveis, mas incontroláveis e de natureza emergenciais, como as decorrentes de calamidades naturais ou ameaça ao território nacional.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
São considerados instrumentos de planejamento público a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei do Orçamento Anual (LOA). Os objetivos fundamentais da LDO são:
definir os limites orçamentários dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, e dos programas de trabalho em que esses poderes podem operar; determinar as esferas de ação de cada poder evitando conflito de interesses; definir normas de concessão e vantagens para servidores públicos e comissionados.
determinar os recursos gastos em pessoal, manutenção dos programas de trabalho e créditos especiais desde que definidos em lei; ordenar alocações orçamentárias destinadas a despesas correntes e de capital; definir política de aplicação de recursos aos órgãos de apoio à população carente.
identificar as necessidades de recursos humanos, materiais, de equipamentos e de tecnologia para atender aos programas de trabalho definidos em lei; determinar o ritmo da ação anual visando à realização dos objetivos definidos em lei; promover uma ação eficaz no uso de recursos públicos para atender os principais anseios da população.
orientar a execução dos recursos destinados a cobrir os gastos para atender às necessidades da população; definir os limites das alterações realizadas na legislação tributária; estabelecer a política de aplicação de recursos das fundações e entidades sem fins lucrativos.
orientar a elaboração da lei orçamentária anual, bem como sua execução; dispor sobre as alterações na legislação tributária; estabelecer a política de aplicação das agências oficiais de fomento.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
A arrecadação é um dos estágios da receita. A arrecadação indireta é a modalidade em que o Estado transfere a terceiros a responsabilidade pelo recolhimento de suas receitas. Este tipo de arrecadação pode-se dividir em três modalidades:
arrendamento retenção na fonte estampilhas
boleto bancário recolhimento compulsório fiscal cobrador
enfiteuse leilão selos e estampilhas
licitação anticrese transferência
pregão retenção na fonte sistema bancário
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Na elaboração dos orçamentos públicos, o princípio orçamentário que estabelece a premissa de que as despesas totais não devem ultrapassar as receitas previstas no período chama-se
orçamentação clássica.
orçamentação base zero.
princípio da prudência.
princípio da uniformidade.
princípio do equilíbrio.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Despesas extra-orçamentárias, sucintamente, podem ser entendidas como aquelas que
representam aplicação de recursos públicos em aquisições de ativos não previstos no orçamento.
provocam decréscimo do patrimônio líquido do Estado.
são necessárias à manutenção dos serviços públicos, subdimensionados na dotação orçamentária.
são determinadas pela LDO e se destinam a cobrir eventos inesperados.
se revestem de simples transitoriedade e, em algum momento, constituíram receitas extra-orçamentárias.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Despesa - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Os créditos orçamentários representam o
processo de gestão aplicada sobre os recursos orçamentários.
processo de aplicação de recursos em gastos que representem a essência da ação do governo.
instrumento utilizado pelo governo para especificar os recursos para execução dos programas de trabalho.
modo de autorização de despesas não orçamentárias ou insuficientemente dotadas no orçamento.
conjunto de procedimentos que caracterizam a estrutura do orçamento.
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