Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Na elaboração de seus orçamentos, as organizações consideram dois tipos de despesa: corrente e de capital. Assinale a despesa que NÃO é considerada despesa de capital.
Aquisição de novas máquinas.
Substituição de equipamentos existentes.
Compra de patentes de produtos.
Compra de novas instalações.
Compra de matéria-prima para uso imediato.
Segundo Lino Martins da Silva (2004), o exame da gestão e administração financeira de qualquer ente público evidenciará que ela se desenvolve fundamentalmente nos campos de
políticas públicas, estrutura organizacional, distribuição funcional, planejamento financeiro e economicidade.
organização, planejamento, desenvolvimento, direção e controle.
constituição de impostos, constituição de contribuições, recolhimento de impostos, contribuições e taxas.
investimentos, endividamento, recebimentos e pagamentos e controle.
orçamento, administração financeira ou tesouraria, crédito público e contabilidade.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Princípios - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2008
Segundo Lino Martins da Silva, os Princípios Orçamentários classificados como substanciais são:
anualidade, unidade, universalidade, equilíbrio e exclusividade.
anualidade, evidenciação, eficácia, eficiência, unidade e vinculação.
eficiência, eficácia, efetividade, estruturação e evidenciação.
causalidade, proporcionalidade, harmonia, eficiência e exclusividade.
unidade, equilíbrio, equidade, objetividade e relevância.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Estágios da Receita - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Os estágios da receita pública são:
deliberação, estruturação, recebimento e utilização.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Dentre as várias áreas que proporcionam o funcionamento das organizações governamentais, o orçamento configura-se como aquela que pode gerar uma melhora qualitativa da gestão pública. Contudo, segundo Cunha e Rezende (in Cavalcanti, Ruediger e Sobreira, 2005), a lógica que caracteriza a elaboração do orçamento obedece:
à distribuição eqüitativa de recursos federais a estados e municípios, eliminando assimetrias na disponibilidade de recursos orçamentários por habitante.
a mecanismos financeiros que suportam a ação coordenada entre governo federal, estados e municípios, atendendo às demandas sociais.
a um processo participativo que envolve a sociedade e os agentes públicos, formando um quadro de referência para as decisões orçamentárias.
ao princípio do incrementalismo, pelo qual o orçamento de um ano é sempre elaborado com base no do ano anterior, reforçando a rigidez.
ao equilíbrio entre o longo e o curto prazos e a processos capazes de manter permanente o foco em problemas da sociedade.
A dívida pública pode ser dividida em flutuante e fundada. A dívida flutuante compreende os seguintes itens:
restos a pagar, serviço da dívida a pagar, depósitos e débitos de tesouraria.
restos a pagar, créditos de tesouraria, consignações e transferências correntes.
inventários físicos, imóveis sem uso, créditos de financiamento e fluxos dominiais.
débitos bancários, refluxo de caixa, débitos de funcionamento e créditos suplementares.
débitos de tesouraria, serviço da dívida a pagar, débitos de funcionamento e empenhos transferidos.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O prazo para a Lei Orçamentária Anual ser encaminhada pelo Poder Executivo ao Poder Legislativo é de:
quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro (31 de agosto).
cinco meses antes do encerramento do mandato presidencial (31 de julho).
seis meses antes do encerramento do exercício financeiro (30 de junho).
oito meses e meio antes do reinício das funções legislativas (15 de junho).
nove meses após a aprovação da Lei orçamentária em vigor (30 de setembro).
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
Segundo o sítio do Ministério da Fazenda: "Receitas Públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para alocação e cobertura das despesas públicas". Sobre o conceito de receitas públicas são feitas as afirmações a seguir.
I - Os ingressos extra-orçamentários, por não fazerem parte do orçamento, não podem ser recebidos legalmente por entes públicos.
II - No orçamento público são determinadas as expectativas de receitas públicas.
III - O fluxo financeiro de ingressos das receitas públicas contém o pagamento de taxas e tributos.
Pode-se afirmar que é(são) correta(s), apenas, a(s) afirmação(ões):
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O orçamento-programa foi introduzido no Brasil através da Lei nº 4.320/64 e do Decreto Lei nº 200/67. Do orçamentoprograma faz parte o(a):
plano de trabalho operacional e não financeiro, cabendo o planejamento da parte financeira ao grupo de trabalho da Lei de Responsabilidade Fiscal.
orçamento-programa trianual, que define as despesas continuadas, como obras rodoviárias, que não podem ultrapassar os três anos máximos determinados.
discriminação das despesas públicas, mas não das receitas, dado que existem várias diferentes fontes de receita pública.
ligação entre o processo de planejamento e de finanças públicas, além da manutenção do aspecto legal do orçamento.
determinação do limite a ser dispendido pelo governo nas esferas federal e estadual, sendo o orçamento participativo o plano de orçamento dos municípios.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2007
O orçamento do governo consiste num sumário dos planos de receita e gastos para determinado exercício financeiro. O processo orçamentário envolve quatro fases distintas, caracterizando o denominado ciclo orçamentário. Aponte o item NÃO pertencente ao processo orçamentário governamental brasileiro.
Discussão, votação e aprovação da lei orçamentária.
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