Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo a legislação vigente, estabelecer normas de gestão financeira e patrimonial da administração direta e indireta, bem como condições para a instituição e funcionamento de fundos, é objeto

  • A.

    da lei orçamentária anual.

  • B.

    de lei complementar.

  • C.

    do plano plurianual.

  • D.

    das diretrizes orçamentárias.

  • E.

    do orçamento fiscal.

O diploma legal que estabelece normas de finanças públicas, voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, considera obrigatória e de caráter continuado a despesa corrente derivada de

  • A. decreto regulamentar ou de execução, que disponha para as entidades da administração direta e indireta a faculdade da correspondente execução por período igual ou superior a dezoito meses.
  • B. lei complementar ou ato administrativo negocial, que estabeleçam para as entidades da administração descentralizada, com exclusividade, o dever de execução por um período não superior a um exercício.
  • C. lei, medida provisória ou ato administrativo normativo, que fixem para o ente a obrigação legal de sua execução por um período superior a dois exercícios.
  • D. medida provisória, editada, subsidiariamente, como espécie de ato de gestão, para estabelecer à entidade descentralizada, a obrigação de sua execução por período igual ou inferior a três exercícios.
  • E. ato administrativo unilateral, discricionário e composto, estabelecendo para as entidades da Federação a faculdade de execução por prazo não superior a doze meses.

Na execução da despesa pública, o ato que cria uma obrigação de um pagamento a ser efetuado é denominado

  • a.

    caução.

  • b.

    suprimento de fundos.

  • c.

    contração de dívida.

  • d.

    averbação.

  • e.

    empenho de despesa.

Instruções para as questões 32 e 33.

Uma entidade de direito público apresentou no

encerramento do exercício os seguintes valores: Créditos

Fixados no orçamento 120, Créditos Adicionais Abertos 30,

Créditos Anulados 5, Economia Orçamentária 15, Despesa

Liquidada Paga 90, Despesa Liquidada a Pagar 30, Despesa

Paga 90.

O valor dos restos a pagar não processados foi de:

  • a.

    10

  • b.

    20

  • c.

    30

  • d.

    40

  • e.

    50

O Orçamento Programa é considerado um importante instrumento para

  • A.

    harmonizar as relações entre os poderes executivo e legislativo, aplainando previamente pontos conflitivos.

  • B.

    manter claramente os níveis de desembolso compatibilizados entre União, Estados e Municípios.

  • C.

    compatibilizar objetivos e cumprimento de tarefas com desembolsos.

  • D.

    eliminar despesas excessivas por parte dos Poderes Legislativo e Judiciário.

  • E.

    estimular o clientelismo como prática administrativa do setor público.

O empenho é conceituado legalmente como ato emanado da autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição dele defluindo. A emissão da nota de empenho dele deflui e indica: o credor, a especificação e importância da despesa, bem como a posição do respectivo crédito orçamentário, excetuados os casos de pronto pagamento em regime de adiantamento. O empenho se consuma com a

  • a.

    assinatura do instrumento de contrato ou outro hábil para substituí-lo.

  • b.

    autorização do fornecimento ou da prestação.

  • c.

    liquidação da despesa.

  • d.

    ordem de pagamento exarada.

  • e.

    emissão de nota de empenho.

Tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito, a liquidação da despesa objetiva a

  • a.

    exata classificação da despesa.

  • b.

    emissão da nota de empenho.

  • c.

    verificação do direito adquirido pelo credor.

  • d.

    certificação da entrega do material ou prestação do serviço ou encargo.

  • e.

    existência ou não do contrato, em se tratando de fornecimentos ou prestação de serviços.

A legislação de normas de Direito Financeiro que referenciou ordenadores de despesas de forma ampla e específica é

  • a.

    a Constituição Federal.

  • b.

    o Decreto-lei no 200/67 (Reforma Administrativa Federal de 1967).

  • c.

    a Lei no 4.320/67.

  • d.

    o Decreto Federal no 93.872/96.

  • e.

    a Lei no 101/200 (Lei de Responsabilidade Fiscal).

A elaboração do orçamento, objetivando uma ação integrada, articulada e racional, processa-se

  • a.

    de forma centralizada.

  • b.

    em sentido descendente e ascendente.

  • c.

    em sentido vertical e descendente.

  • d.

    em sentido essencialmente horizontal.

  • e.

    em sentido vertical ascendente.

Em sua concepção, aproxima-se do planejamento operacional

  • a.

    o Plano Plurianual.

  • b.

    a Lei de Diretrizes Orçamentárias.

  • c.

    o Orçamento Anual.

  • d.

    os programas subordinados a cada subfunção da classificação funcional.

  • e.

    os planos e programas gerais, setoriais e regionais presentes na Constituição.

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