Lista completa de Questões de Administração Financeira e Orçamentária - AFO da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A sentença que julgar procedentes os embargos à execução de dívida ativa da Fazenda Pública, em regra,
está sujeita ao duplo grau de jurisdição, mas transita em julgado e produz efeito se a Fazenda Pública não recorrer da decisão.
está sujeita ao duplo grau de jurisdição, não produzindo efeito senão depois de confirmada pelo tribunal.
não está sujeita ao duplo grau de jurisdição se os embargos forem julgados parcialmente procedentes.
está sujeita ao duplo grau de jurisdição somente se a decisão se fundar em matéria de direito e não de fato.
está sujeita ao duplo grau de jurisdição somente se a decisão se fundar em matéria de fato e não de direito.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
A receita pública é classificada em dois grupos:
patrimonial e serviços.
patrimonial e tributária.
serviços e tributária.
orçamentária e tributária.
orçamentária e extra-orçamentária.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Classificação da Receita - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
No orçamento aprovado por lei não foi prevista a cobrança da Receita da Dívida Ativa Não-Tributária e de Outras Receitas. Em sendo arrecadada essa receita referente a exercícios anteriores, esta deverá ser lançada como
Receita extra-orçamentária.
Receita patrimonial da dívida ativa.
Outras receitas.
Receitas diversas.
Receita da dívida ativa não tributária.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2005
Na efetivação da despesa
pelo empenho cria-se a obrigação de pagamento pendente e pela liquidação emite-se o cheque ou ordem bancária em favor do credor.
pelo empenho cria-se a obrigação de pagamento pendente e pelo pagamento emite-se o cheque ou ordem bancária em favor do credor.
pelo empenho verifica-se o direito adquirido pelo credor e pelo pagamento emite-se o cheque ou ordem bancária em favor do credor.
pela liquidação cria-se a obrigação de pagamento pendente e pelo pagamento emite-se o cheque ou ordem bancária em favor do credor.
pelo empenho verifica-se o direito adquirido e pelo pagamento emite-se o cheque ou ordem bancária ao credor.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento na Constituição de 1988 - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
O instrumento que contém a previsão de receita e a fixação da despesa para um determinado exercício, elaborado em consonância com a LDO − Lei de Diretrizes Orçamentárias, é denominado
leverage financeiro.
cash-flow.
orçamento público.
contabilidade pública.
programa de governo.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
É sabido que a Constituição de 1988 dificultou o ajuste fiscal ao aumentar as transferências para estados e municípios, elevar o nível de vinculações orçamentárias, além de criar outras despesas obrigatórias. Os dois principais mecanismos utilizados pelo governo federal para compensar, respectivamente, a queda de receitas e a rigidez orçamentária, foram
a elevação das alíquotas dos principais impostos federais, como IR e IPI e a redução das despesas de custeio e investimento.
a elevação de alíquotas de contribuições e criação de novos tributos isentos de repasse, e a criação, por lei ordinária, de um fundo que retém receitas orçamentárias vinculadas.
o aumento da dívida pública e a redução do nível de vinculação dos recursos orçamentários através de lei complementar.
a criação de um novo tributo sobre operações financeiras e a redução das transferências voluntárias.
a criação de um adicional sobre o Imposto de Renda da Pessoa Jurídica e a redução de despesas com folha de pagamento do funcionalismo federal.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Orçamento Público - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Considere a Receita Tributária prevista de R$ 5.000.000,00 e a realizada ao final do período de R$ 6.387.623,49. Em relação ao Balanço Orçamentário é correto afirmar que
haverá um possível excesso de arrecadação de R$ 1.387.623,49.
haverá um superávit orçamentário de R$ 1.387.623.49.
nada será contabilizado, pois os valores apresentados exigem correção de igual valor na previsão anulando, assim, a realização além do esperado.
tal situação dificilmente ocorre na área pública, sendo esperado ocorrer valores abaixo do previsto.
nada será contabilizado, pois as despesas serão igualmente alteradas.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Ciclo Orçamentário - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Um dos problemas fiscais do Brasil até os anos 1990 era a falta de controle sobre o Orçamento da União. Reformas iniciadas nos anos 1980 e consolidadas nos anos 1990 facilitaram o processo de ajuste fiscal iniciado em 1995. As inovações introduzidas na gestão fiscal que mais contribuíram para o aperfeiçoamento do processo orçamentário nesse período foram a
criação do orçamento monetário e das empresas estatais; eliminação da "conta-movimento", do Banco do Brasil; centralização da execução orçamentária na STN e extinção das funções de fomento do BC.
extinção dos orçamentos monetário, das empresas estatais e da conta da dívida; transferência da "conta- movimento" do BB para a STN; centralização da execução orçamentária no BC.
transferência do orçamento das empresas estatais para a SEST; centralização da execução orçamentária na STN; unificação dos orçamentos monetários e da conta da dívida no OGU; transferência das funções de fomento do BC para o BNDES.
unificação gradual dos orçamentos monetário, das estatais e da conta da dívida no Orçamento Geral da União; centralização da execução orçamentária na STN; extinção das funções de fomento do BC; encerramento da "conta-movimento" do BB.
transferência da "conta-movimento" do BB para o BC; centralização da execução orçamentária na STN; incorporação gradual dos orçamentos monetário, das empresas estatais e da conta da dívida ao OGU.
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Despesas Públicas - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
A correlação entre o tipo de despesa e seu respectivo conceito está em:
Despesas Conceito
Públicas São todos os pagamentos efetuados a
qualquer título pelos agentes pagadores.
Orçamentárias São as dotações para manutenção de
serviços anteriormente criados, inclusive
as destinadas a atender a obras de
conservação e adaptação de bens imóveis.
Extra-orçamentárias São aquelas cuja realização depende de
autorização legislativa e que não pode
efetivar-se sem crédito orçamentário
correspondente.
Correntes Constituem os pagamentos que não
dependem de autorização legislativa;
aqueles que não estão vinculados ao
orçamento público; não integram o orçamento
de Custeio São aquelas que não têm um caráter
econômico reprodutivo e são
necessárias à execução dos serviços
públicos e à vida do Estado sendo
Administração Financeira e Orçamentária - AFO - Sistema Orçamentário e Financeiro - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Dotações para despesas as quais não corresponda contraprestação direta em bens e serviços, inclusive para contribuições e subvenções destinadas a atender à manutenção de outras entidades de direito público ou privado, classificam-se como
Despesas de custeio.
Despesas de capital.
Inversões financeiras.
Investimentos.
Transferências correntes.
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