Questões de Administração Geral

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Com relação ao uso de técnicas de planejamento e gestão estratégica, julgue os itens a seguir.
Na técnica 5W2H, as dimensões de custo e tempo são representadas, respectivamente, por how much e how long.

Leia o trecho abaixo para responder à questão.


A Teoria das Decisões nasceu com Herbert Alexander Simon, a partir das ideias do seu livro O Comportamento Administrativo. O processo de tomada de decisão envolve a escolha entre duas ou mais alternativas em função do custo e do benefício a ser alcançado. 

Em relação ao processo de tomada de decisão, marque a afirmação INCORRETA.

    A) A tomada de decisão pode envolver a resolução de um problema ou a análise de uma oportunidade para a organização. Uma técnica muito usada para se chegar à definição exata do problema ou oportunidade é o brainstorming.

    B) As decisões, segundo Simon, podem ser classificadas em: programadas e não programadas. Além destas, existem, ainda, as decisões estratégicas. Estas tendem a ser as mais importantes e são tomadas nos níveis hierárquicos mais altos da organização, com impactos de longo prazo.

    C) Alguns erros são frequentes no processo de tomada de decisão, como o uso de atalhos míopes (confiar na informação mais rapidamente disponível ou conveniente); agir sem sistematização (tomar decisões sem um procedimento sistemático) e excesso de confiança no julgamento (não coletar informações fatuais importantes, por acreditar seguramente em suas hipóteses e opiniões).

    D) Na escolha da melhor alternativa a ser adotada, é preciso avaliar não só os custos e benefícios econômico-financeiros, mas também, os riscos previsíveis, os benefícios e custos não financeiros, o momento certo (timing) da decisão, as limitações de recursos e a possibilidade de usá-los para solucionar outros problemas ou aproveitá-los em situação mais vantajosa.

    E) Um dos inúmeros erros cometidos pelos administradores no processo de tomada de decisão é coletar apenas argumentos que favoreçam o seu ponto de vista.

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


O planejamento estratégico organizacional deve pautar-se nos resultados futuros a serem alcançados, sem deixar de considerar as melhorias dos processos de trabalho nas organizações.

Leia as afirmações abaixo:
I. A burocracia não considera as pessoas como pessoas, mas como ocupantes de cargo; II. Na burocracia, a escolha das pessoas se baseia no mérito e na competência técnica e não em preferências pessoais; III. O ocupante de cargo na burocracia, não faz o que quer, mas o que a burocracia impõe a ele; IV. Cada funcionário da burocracia tem mandato por tempo indeterminado e segue carreira na organização; V. Regras, decisões e ações administrativas são formuladas por escrito.
Analise as características da burocracia abaixo:
A-Rotinas e procedimentos padronizados B-Profissionalização dos participantes C-Impessoalidade nas relações D-Caráter formal das comunicações E-Competência técnica e meritocracia
Marque a opção que apresenta a correspondência CORRETA entre as afirmações e as características da burocracia.

    A) I-E; II-B; III-A; IV-C; V-D.

    B) I-B; II-C; III-D; IV-A; V-E.

    C) I-C; II-A; III-B; IV-D; V-E.

    D) I-B; II-E; III-A; IV-C; V-D.

    E) I-C; II-E; III-A; IV-B; V-D.

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Indicadores de efetividade servem de insumos para a análise dos resultados de curto e médio prazos, necessários para se obterem determinados produtos ou impactos.

Com base no texto abaixo, responda à questão.


A montagem da estrutura organizacional utiliza como base a ______, o qual divide as tarefas entre unidades de trabalho. Pode ocorrer tanto na forma ______ como _______, sendo que na primeira, há um crescimento ______ do ______ e, na segunda, verifica-se um aumento no número de órgãos especializados no mesmo __________.


O texto refere-se ao aspecto da organização:

    A) Departamentalização.

    B) Supervisão.

    C) Direção.

    D) Hierarquia.

    E) Coordenação.

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Os indicadores podem ser classificados, segundo a posição que ocupam na cadeia de valor, nos seguintes tipos: efetividade, eficácia, eficiência, execução e insumos.

Com base no texto abaixo, responda à questão.


A montagem da estrutura organizacional utiliza como base a ______, o qual divide as tarefas entre unidades de trabalho. Pode ocorrer tanto na forma ______ como _______, sendo que na primeira, há um crescimento ______ do ______ e, na segunda, verifica-se um aumento no número de órgãos especializados no mesmo __________.


Marque a opção que completa CORRETAMENTE a afirmação.

    A) Especialização; simples; complexa; fluxograma; trabalho; departamento.

    B) Especialização; vertical; horizontal; vertical; organograma; setor.

    C) Divisão do trabalho; simples; complexa; vertical; fluxograma; nível hierárquico.

    D) Divisão do trabalho; vertical; horizontal; vertical; organograma; nível hierárquico.

    E) Economicidade; simples; complexa; nível; trabalho; departamento.

Quanto ao gerenciamento de indicadores, metas e resultados, julgue os próximos itens.


Um mapa estratégico adaptado à administração pública federal possui quatro perspectivas, as quais podem ser avaliadas por meio de indicadores como, por exemplo, percentual de processos otimizados e percentual de satisfação dos usuários com os serviços.

A utilização da autoridade nas organizações envolve quatro aspectos: tipos de autoridade, hierarquia, amplitude de supervisão e centralização/descentralização. Aponte a opção que apresenta a afirmação VERDADEIRA sobre alguns dos aspectos citados.

    A) A autoridade significa o direito de dar ordens e obter a obediência dos subordinados. Nas organizações, a autoridade formal é suficiente para produzir a obediência dos subordinados. Essa é a visão mais moderna sobre autoridade.

    B) A centralização significa que boa parte das decisões, referente ao trabalho que está sendo realizado, não é tomada por quem o executa, mas por pessoas que estão situadas em um ponto mais alto da organização.

    C) Descentralizar é delegar uma responsabilidade, transmitindo-a para um subordinado.

    D) Toda organização deve descentralizar ao máximo as grandes decisões e o planejamento estratégico para que a administração superior possa ter tempo para pensar no seu futuro.

    E) A hierarquia representa divisão horizontal do trabalho, tendo como resultado a distribuição da autoridade num mesmo nível.

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