Questões de Administração Geral do ano 2021

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Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


O clima organizacional apresenta tantas variáveis divergentes que não pode ser medido com uma só ferramenta.

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


Um dos estilos de se administrar um conflito organizacional é o estilo de evitação, que consiste na fuga do conflito. E?empregado quando o problema e? corriqueiro, quando na?o ha?perspectiva de se ganhar o conflito, quando se necessita de tempo para obter uma informac?a?o ou quando um conflito pode ser desvantajoso.

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


Latente, experienciado e manifestado são os três níveis de gravidade de um conflito, sendo o latente o mais grave deles, pois ocorre quando as partes envolvidas nutrem sentimentos de hostilidade, raiva, medo e descrédito. No entanto, esse nível não se manifesta externamente de forma clara.

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


São fatores geradores de conflito em empresas, relativos à diversidade cultural dos colaboradores envolvidos: o etnocentrismo (quando uma pessoa, de uma determinada cultura, recorre a seus próprios valores culturais como parâmetro para resolver algum problema, em um ambiente cujos padrões culturais sejam distintos dos seus próprios); as práticas gerenciais indevidas (quando se aplica uma determinada prática gerencial, levando-se em conta apenas sua eficiência e eficácia, sem a avaliação de diferenças culturais); as percepções diferentes (quando pessoas de diferentes culturas apresentam valores e entendimentos distintos); e a comunicação errônea (quando diferenças culturais, como, por exemplo, idioma, costumes e sentimentos, geram equívocos de comunicação).

Em relação à gestão de pessoas nas organizações, julgue o item.


A empatia é uma forte variável para a resolução de conflitos, pois ajuda a considerar as pressões não usuais de trabalho, tornando o diagnóstico do cenário do conflito mais amplo e humano.

Conforme Chiavenato, a ideia primária do termo gestão de pessoas e?proporcionar um aparato melhor para as atividades e para as diretrizes ligadas aos funcionários da organização e delinear políticas eficazes para a valorização do homem no seio da organização. Considerando essa informação, julgue o item acerca da gestão de pessoas nas organizações.


O estilo de liderança democrático é caracterizado pelo envolvimento nas tomadas de decisões, pelas cocriações e pela delegação. O líder é observado pela equipe como tal e existe uma preocupação genuína com as relações humanas.

Conforme Chiavenato, a ideia primária do termo gestão de pessoas e?proporcionar um aparato melhor para as atividades e para as diretrizes ligadas aos funcionários da organização e delinear políticas eficazes para a valorização do homem no seio da organização. Considerando essa informação, julgue o item acerca da gestão de pessoas nas organizações.


O estilo de liderança autocrático é complementar ao estilo laissez-faire.

Conforme Chiavenato, a ideia primária do termo gestão de pessoas e?proporcionar um aparato melhor para as atividades e para as diretrizes ligadas aos funcionários da organização e delinear políticas eficazes para a valorização do homem no seio da organização. Considerando essa informação, julgue o item acerca da gestão de pessoas nas organizações.


Em um cenário ideal, os objetivos individuais dos colaboradores são incorporados nos objetivos gerais da organização. Por isso, é crucial o alinhamento entre as expectativas e o fit cultural.

Julgue o item relativo às funções administrativas de planejamento, direção e controle.

A direção é a função administrativa relacionada à motivação dos subordinados e à avaliação dos resultados alcançados.

Julgue o item relativo às funções administrativas de planejamento, direção e controle.

Para Russell L. Ackoff, o planejamento pode ser conservador, otimizante ou adaptativo. O planejamento otimizante é voltado para a adaptabilidade e tem base incremental, buscando a melhoria contínua.

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