Questões sobre Gestão Estratégica

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A declaração da missão, visão e valores da organização são elementos essenciais na constituição de seu planejamento estratégico. Os conceitos associados a esses elementos são, respectivamente,

    A) declaração dos objetivos estratégicos da organização; previsão de mercado atendido pela organização; declarações das intenções de ganhos da organização no horizonte do planejamento.

    B) declaração da finalidade da organização; declaração do posicionamento que a organização deseja no horizonte do planejamento; enunciados que norteiam todas as ações da organização.

    C) conjunto dos indicadores a serem acompanhados pela organização; declaração do ponto de maturidade a ser alcançado pela organização no horizonte de planejamento; declarações daquilo que move a organização.

    D) declaração das metas da organização; projeção dessas metas a longo prazo; dimensões em relação às quais essas metas deverão ser avaliadas.

Os canais de comunicação estimulam as informações a circularem pela organização e diferem no que tange a canais formais e informais. Considera-se um tipo de canal informal:

    A) Informações dos resultados da organização.

    B) Mecanismos de feedback da gerência.

    C) Pesquisas de clima organizacional.

    D) Almoços entre grupos diversos.

    E) Reuniões entre departamentos operacionais.

O departamento de operações da Assembleia Legislativa de uma cidade encontra-se em uma fase acentuada de conflitos interpessoais, devido às mudanças na estrutura organizacional. Algumas ações são necessárias para controlar ou até mesmo reduzir estes conflitos, em que a tática escolhida pela liderança foi a de “reconhecer o conflito e engajar-se na luta aberta contra o adversário”. Essa tática é conhecida como de:

    A) Confrontação.

    B) Repressão.

    C) Competição.

    D) Evasão.

    E) Negociação.

O quadro abaixo apresenta algumas modalidades de equipes e suas principais características:


A relação entre as colunas 1 e 2 está expressa, correta e respectivamente, em:

    A) I-Y; II-X; III-W; IV-Z.

    B) I-Z; II-W; III-X; IV-Y.

    C) I-Z; II-X; III-W; IV-Y.

    D) I-W; II-Y; III-Z; IV-X.

    E) I-Y; II-W; III-X; IV-Z.

Dos “10 papéis administrativos” desempenhados pelos gestores, “organizar estratégias e rever as sessões para desenvolver novos programas” refere-se às atividades identificáveis da função de

    A) Alocador de recursos.

    B) Negociador.

    C) Disseminador.

    D) Empreendedor.

    E) Monitor.

Desvios de comportamento, ou comportamento antissocial, são comuns no ambiente de trabalho. Quando um colega de trabalho faz fofocas e espalha boatos sobre você, ele está praticando um desvio da categoria

    A) Política.

    B) Propriedade.

    C) Produção.

    D) Agressões pessoais.

    E) Sabotagem.

Os grupos de trabalho possuem uma estrutura que tanto modela como explica e prevê comportamentos de seus membros. Sendo assim, padrões aceitáveis de comportamento compartilhados por todos os seus membros e que expressam o que eles devem, ou não, fazer em determinadas circunstâncias, refere-se à variável estrutural de grupo denominada

    A) Coesão.

    B) Status.

    C) Conflito de papéis.

    D) Normas.

    E) Expectativa de papéis.

O planejamento abrange alguns níveis na organização que diferem entre si, no que tange à extensão de tempo e conteúdo. A orientação para o curto prazo e o conteúdo detalhado e analítico refere-se ao nível de planejamento

    A) Operacional.

    B) Tático.

    C) Estratégico.

    D) Institucional.

    E) Intermediário.

Para atender às funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, o administrador desempenha alguns papéis categorizados em interpessoais, informacionais e decisórios. Refere-se a uma atividade do papel decisório:

    A) Tomar ação corretiva em disputas ou crises, resolvendo conflitos entre subordinados.

    B) Assumir deveres cerimoniais e simbólicos, representando a organização.

    C) Transmitir informações para pessoas de fora, através de conversas, relatórios e memorandos.

    D) Dirigir e motivar pessoas.

    E) Manter redes de comunicação dentro e fora da organização.

O gestor de pessoas de uma instituição pública observou, durante a fase inicial da formação de uma equipe de trabalho para um novo projeto, que precisava exercer um tipo de liderança mais

    A) Participativo.

    B) Coercitivo.

    C) Informativo.

    D) Apoiador.

    E) Pragmático.

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