Questões de Administração Pública

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Segundo o manual da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), os indicadores são dados ou informações preferencialmente numéricas que representam avanços de metas, características de produtos, projetos e processos ao longo do tempo. Os indicadores têm como principal função: transmitir as necessidades e expectativas dos clientes; viabilizar o desdobramento de metas do negócio; dar suporte à análise crítica dos resultados do negócio, às tomadas de decisão e ao novo planejamento; e, contribuir para a melhoria dos processos e produtos. Relacione os principais atributos dos indicadores às respectivas características.

1. Adaptabilidade.

2. Representatividade.

3. Simplicidade.

4. Rastreabilidade.

5. Disponibilidade.

6. Economia.

7. Praticidade.

8. Estabilidade.

( ) Permanência ao longo do tempo.

( ) Baixo custo de obtenção.

( ) Facilidade de acesso à coleta.

( ) Facilidade de identificação da origem dos dados.

( ) Garantia de que realmente funciona na prática.

( ) Capacidade de respostas às mudanças.

( ) Cobertura das etapas mais importantes.

( ) Facilidade de ser compreendido e aplicado.

A sequência está correta em

  • A. 8, 6, 5, 4, 7, 1, 2, 3
  • B. 8, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 7
  • C. 1, 4, 7, 8, 5, 6, 2, 3
  • D. 8, 2, 5, 4, 3, 1, 6, 7
  • E. 2, 6, 4, 8, 7, 3, 1, 5

Julgue os seguintes itens, a respeito dos ministérios e de suas respectivas áreas de competência.

Por serem diretamente subordinados ao presidente da República, os ministérios são dotados de autonomia limitada nos âmbitos técnico e financeiro para executar as ações nas suas áreas de competência.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as principais abordagens da administração e a evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

Na abordagem contingencialista, o ambiente e suas circunstâncias não representam ameaças à estrutura interna da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando as principais abordagens da administração e a evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

A teoria clássica visa aumentar a eficiência da empresa por meio da forma e disposição dos órgãos competentes da organização e das suas inter-relações estruturais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à estratégia e à gestão de organizações no contexto da administração pública, julgue os itens a seguir.

Os impactos das transformações socioeconômicas, ambientais e políticas no mundo contemporâneo impuseram às organizações públicas a necessidade de buscar mecanismos mais efetivos de planejamento e gestão estratégica para a consecução dos objetivos de Estado e de governos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da gestão de pessoas, julgue os itens subsecutivos.

Uma organização pública que, após a análise e a descrição de funções, realizar o enriquecimento de cargos estará proporcionando um aumento no valor da remuneração dos servidores.

  • C. Certo
  • E. Errado

Na sociedade contemporânea, o Estado é o conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. Nesse sentido, o Estado contém um conjunto de organismos de decisão, entre eles, o parlamento e o governo, e execução ou administração pública. Nessa concepção, a organização estatal possui uma dimensão legiferante – associada à produção de normas que regerão a vida social – e uma dimensão administrativa – associada ao cotidiano da gestão das instituições e das relações políticas. O Estado brasileiro é integrado por três poderes. Analise as afirmativas e marque a INCORRETA.

  • A. O poder Legislativo estabelece as leis a serem seguidas pela sociedade.
  • B. O poder Judiciário detém a capacidade de julgar, na maioria dos casos, a correta aplicação da Lei e das penas correspondentes a seu desrespeito.
  • C. O poder Executivo tem por responsabilidade: impor e fiscalizar a aplicação das leis, além de regulamentar, nas bases previstas, a legislação aprovada pelo Legislativo; implementar políticas públicas; coletar impostos para o desempenho das funções do Estado e de seus componentes.
  • D. A Administração Pública é a atividade concreta e imediata que o Legislativo desenvolve para assegurar interesses coletivos como saúde, educação, segurança, a partir de um conjunto de órgãos e pessoas jurídicas, às quais a Lei atribui o exercício da função administrativa do Estado.
  • E. O Ministério Público é uma instituição dinâmica de garantia e efetivação de direitos, atuando com as funções de: zelar pelo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados na Constituição; promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos; promover a ação de inconstitucionalidade ou representação para fins de intervenção da União e dos Estados, nos casos previstos na Constituição; defender judicialmente os direitos e interesses das populações indígenas; exercer o controle externo da atividade policial na forma de Lei Complementar.

Atualmente, é possível identificar pelo menos três formas de administração do Estado brasileiro: a administração patrimonialista, a administração pública burocrática e a administração pública gerencial ou pós-burocrática. Esta última decorre de novas tarefas atribuídas ao poder público no Estado Social, decorrentes da Constituição de 1988, entre elas a prestação de diversos serviços públicos, como educação e saúde; regulação de atividades passíveis de externalidades, como a vigilância sanitária e a proteção ao meio ambiente, as diferentes políticas sociais voltadas ao combate às desigualdades. Essas novas tarefas requerem uma maior eficiência da máquina pública com características que considerem seus custos e uma administração menos hierárquica e mais flexível, tendo por objetivo a melhoria da qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Em relação às características mais relevantes da administração pública gerencial, analise.

I. Sistemas de gestão e controle centrados em resultados e procedimentos.

II. Menor autonomia gerencial do administrador público.

III. Avaliação e divulgação de efeitos e/ou produtos e resultados tornam-se chaves para identificar políticas e serviços públicos mais efetivos.

IV. Estruturas de poder mais centralizadas e hierárquicas, permitindo maior rapidez e economia na prestação de serviços e a participação dos usuários.

V. Contratualização de resultados a serem alcançados com explicitação mais clara de aportes para sua realização.

VI. Incentivos ao desempenho superior, inclusive financeiro.

VII. Criação de novas figuras institucionais para a realização de serviços que não configuram atividades exclusivas de Estado, com PPP (Parcerias Público-Privadas), Organizações Sociais e Oscips (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que podem estabelecer parcerias com o poder público.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A. II, V e VII.
  • B. II, VI e VII.
  • C. III, IV, V e VII.
  • D. III, V, VI e VII.
  • E. I, II, IV, V e VI.

Com relação à gestão da qualidade, julgue os itens seguintes.

O modelo da Fundação Nacional da Qualidade contempla a realização de auditorias periódicas nas organizações candidatas ao prêmio nacional da qualidade, que devem ser constituídas por auditores externos certificados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma gestão estratégica tem diversas características, entre elas: elaboração de um planejamento estratégico; definição de metas e indicadores; avaliação e reelaborarão do plano estratégico; diagnóstico preciso da situação atual, tendo em vista os objetivos de longo prazo e os recursos disponíveis para atingi-los; mapeamento das facilidades e dificuldades que a entidade poderá encontrar para atingir seus objetivos; definição de medidas a serem implementadas e seus respectivos prazos, responsáveis, indicadores e formas de avaliação. O balanced scorecard é um instrumento de gestão organizacional criado para empresas privadas, capaz de fornecer um referencial de análise estratégica orientada para a criação de um valor futuro, estruturado segundo, pelo menos, quatro diferentes perspectivas, não relacionadas entre si, a partir da estratégia organizacional. Para cada estratégia orientada determina-se: quais os objetivos, quais indicadores, metas e iniciativas para atingir esses objetivos. Considere as perspectivas:Considere as perspectivas:

I. Financeira.

II. Do cliente.

III. De processos de negócios internos.

IV. De aprendizado e crescimento das pessoas.

E as estratégias:

1. Para alcançar as prioridades relacionadas com o desenvolvimento de um clima propício à mudança organizacional, à inovação e ao crescimento.

2. Voltadas para as prioridades de diferentes processos de negócio, que criam satisfação para os clientes e acionistas.

3. Direcionadas para a criação de valor e diferenciação, sob o ponto de vista do cliente.

4. Definidas para o crescimento, a rentabilidade e o controle de risco, sob a ótica do acionista.

A associação entre perspectivas e estratégias está correta em

  • A. (I, 4), (II, 2), (III, 3) e (IV, 1)
  • B. (I, 3), (II, 2), (III, 1) e (IV, 4)
  • C. (I, 4), (II, 3), (III, 2) e (IV, 1)
  • D. (I, 2), (II, 3), (III, 4) e (IV, 1)
  • E. (I, 1), (II, 4), (III, 2) e (IV, 3)
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