Questões de Administração Pública

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Decisões descentralizadas, flexibilização de recursos, apuração de desempenho, monitoramento de execução de gestão e definição de indicadores são ações típicas da estratégia de gestão pública denominada gestão

  • A. da mudança.
  • B. por competências.
  • C. da qualidade.
  • D. social.
  • E. por resultados.

A administração pública é regida pelos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Dentre as alternativas abaixo, considerando os princípios listados, qual caracteriza comportamento adequado para o servidor público?

  • A. O contador da empresa de economia mista de saneamento XA omitiu dados contábeis para que o lucro da empresa fosse considerado como o previsto pelo mercado financeiro.
  • B. O presidente de uma instituição financeira pública XB recebeu da empresa ZY pagamentos de viagens e de hospedagem em hotéis luxuosos no exterior, com quem a XB mantém contratos de negócios implementados.
  • C. O diretor-presidente da fundação pública YYY cobrava comissões de todas as empresas que firmavam contratos com YYY, que era por ele dirigida.
  • D. Os membros da diretoria da empresa ZZZ, de economia mista, em busca de lucro maior, procederam à reorganização da empresa com corte de empregos ocupados por terceirizados que não produziam adequadamente.

Leia as afirmações abaixo sobre cidadania, conceito importante ao se falar de Administração Pública.

I. Ser cidadão é fazer valer seus direitos e cumprir seus deveres.

II. Cidadão se origina no latim e deriva da palavra civitas e tem relação com a palavra grega politikos que significa aquele que habita na cidade.

III. Cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo.

  • A. Somente a afirmação I está correta
  • B. Somente a afirmação II está correta
  • C. Somente a afirmação III está correta
  • D. Nenhuma das afirmações está correta
  • E. Todas as afirmações estão corretas

Os conselhos de gestão responsáveis por estabelecer as diretrizes para as políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação são conhecidos como

  • A. deliberativos.
  • B. executivos.
  • C. fiscalizadores.
  • D. normativos.
  • E. consultivos.

Desburocratizar é administrar de forma mais humana e eficaz, confiando mais e punindo os que não correspondem à confiança, dando mais valor às palavras e aos fatos do que aos documentos. A desburocratização pode ter vários propósitos. Assinale a única alternativa que não condiz com um desses propósitos.

  • A. Reduzir custos com procedimentos, papéis e atividades inúteis
  • B. Reduzir controles cujo custo seja superior ao custo do que é controlado
  • C. Agilizar o processo administrativo por meio da centralização de autoridade
  • D. Melhorar o atendimento aos usuários ou consumidores
  • E. Proporcionar aos funcionários a oportunidade de mostrar sua iniciativa e criatividade

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue os itens subsecutivos. No modelo de gestão de resultados, os objetivos genéricos estabelecidos durante a fase de formulação de políticas públicas devem ser convertidos em ações concretas que contenham indicadores de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a alternativa correta.

  • A. São processos típicos da administração pública burocrática a delegação de autoridade e o rígido controle sobre o desempenho.
  • B. A administração pública gerencial é voltada para os processos e procedimentos internos vinculados aos serviços públicos.
  • C. A autorreferência e a promoção dos próprios interesses são consequências da administração pública gerencial.
  • D. A administração pública burocrática tem foco na redução dos custos e na eficiência da administração dos bens e serviços inerentes ao Estado.
  • E. São processos típicos da administração pública gerencial a descentralização e o controle de resultados definidos por contrato.

A Emenda Constitucional nº 19 promoveu uma relevante reforma administrativa no Brasil, pela alteração de diversos dispositivos da Constituição Federal de 1988, incluindo a “eficiência” entre os princípios previstos no caput do art. 37 do texto constitucional e estabelecendo a necessidade de avaliação periódica de desempenho aos agentes públicos. Pode-se dizer que as alterações realizadas pela referida emenda constitucional podem ser mais adequadamente identificadas como modelo de Administração Pública

  • A. Patrimonialista, tendo em vista a preocupação com a guarda do patrimônio público.
  • B. Gerencial, tendo em vista a preocupação com o aumento da eficiência da Administração.
  • C. Neo-patrimonialista, tendo em vista o esforço realizado para a privatização de bens públicos.
  • D. Burocrática, em razão do objetivo de assegurar impessoalidade e eficiência no serviço público.
  • E. Burocrático-social, tendo em vista a necessidade de aumento da eficiência com respeito aos direitos dos cidadãos.

Marque a alternativa que NÃO apresenta característica da gestão eficiente, de acordo com a Teoria da Burocracia.

  • A. Procedimentos padronizados
  • B. Formalidade das comunicações
  • C. Meritocracia
  • D. Estruturas organizacionais transitórias

São características do gerencialismo, EXCETO:

  • A. accountability: prestação de contas dos governantes sobre o seu próprio desempenho.
  • B. transparência: clareza nos procedimentos adotados.
  • C. participação popular / controle social.
  • D. criação de regimes permanentes de emprego.
  • E. flexibilização do direito administrativo.
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