Questões de Administração Pública

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Na estruturação da política de governança em uma entidade pública, o Referencial Básico de Governança Pública (TCU, 2014) recomenda que sejam considerados quatro níveis de análise, a saber:

Um dos componentes relacionados ao mecanismo da Estratégia refere-se a:

  • A. accountability e transparência;
  • B. auditoria interna;
  • C. princípios e comportamentos;
  • D. relacionamento com partes interessadas;
  • E. sistema de governança.

Segundo o Gespública (2011), a gestão de processos é um mecanismo utilizado para identificar, representar, minimizar riscos e implementar processos de negócios, dentro e entre organizações. O modelo preconizado pela Society for Design and Process Science – SDPS, considera, como etapas do ciclo do processo:

  • A. mapeamento, desenho, execução e monitoramento.
  • B. desenho, implementação, monitoramento e otimização.
  • C. identificação, conceituação, execução e refinamento.
  • D. modelagem, simulação, emulação e encenação.
  • E. mapeamento, modelagem, implementação e monitoramento.

Assinale a opção correta, acerca das funcionalidades do Sistema Integrado de Administração de Serviços Gerais (SIASG).

  • A. O usuário que registra documentos no sistema é também responsável pela verificação da conformidade mensal.
  • B. O usuário cadastrado na modalidade de uso geral tem permissão para apenas realizar consultas gerais.
  • C. O perfil auditoria é atribuído ao servidor responsável pelo acompanhamento da execução de contrato.
  • D. O SIASG disponibiliza informações sobre processos licitatórios, cadastro de fornecedores e catálogo de materiais e serviços.
  • E. O nível de acesso 2 — órgão — permite o acesso geral a todos os dados da base do SIASG.

O Modelo de Excelência Gerencial, proposto pela Fundação Nacional da Qualidade, possui oito fundamentos que constituem temas específicos a serem trabalhados. Qual dos fundamentos apresentados desdobra-se em resultados sustentáveis?

  • A. Desenvolvimento sustentável.
  • B. Liderança transformadora.
  • C. Pensamento sistêmico.
  • D. Geração de valor.
  • E. Adaptabilidade.

Em relação ao modelo organizacional burocrático é correto afirmar que, EXCETO:

  • A. a teoria da burocracia teve como expoente Max Weber, fez parte da administração empresarial e pública mundial em torno da década de 1940 e surgiu para coibir os excessos do patrimonialismo.
  • B. hoje o termo burocracia ser utilizado como sinônimo de muitos papéis, formulários, normas excessivas e exaustivas; entretanto, surgiu com o objetivo de melhorar a eficiência das organizações.
  • C. na burocracia, a organização segue o modelo racionallegal, ou seja, deve funcionar com base em normas, leis e regulamentos, independentemente das vontades pessoais dos agentes.
  • D. entre as principais características do modelo burocrático estão o profissionalismo, o subjetivismo e o informalismo.
  • E. na burocracia, o controle era feito a priori, focado nos procedimentos, de modo que, se uma instituição está seguindo as normas estabelecidas, então a eficiência está garantida.

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pública pretenda medir seu grau de excelência utilizando os conceitos, ferramentas e metodologias preconizados pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ. Tal pretensão afigura-se

  • A. viável apenas em se tratando de entidade sujeita ao regime jurídico privado, tais como empresas públicas e sociedades de economia mista.
  • B. inviável, em face da colidência com os princípios constitucionais que regem a Administração pública.
  • C. cabível, eis que o modelo da FNQ contempla adaptação para a gestão pública, com conteúdos específicos para cada critério.
  • D. de difícil consecução, haja vista a não aderência dos fundamentos preconizados pela FNQ ao “estado da arte” na Administração pública.
  • E. cabível apenas para fins de premiação, em caráter honorífico, para gestores públicos de destaque, não se aplicando para fins de avaliação da organização.

Acerca da estrutura administrativa do Estado e de assuntos correlatos, julgue os próximos itens. A perspectiva de reforma do Estado moderno subdivide a administração pública em quatro setores: o núcleo estratégico, as atividades exclusivas, os serviços não exclusivos e a produção de bens e serviços para o mercado. Nessa perspectiva, considera-se que as agências reguladoras pertencem ao setor do núcleo estratégico.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Teoria da Burocracia é importante e necessária para a Administração Pública. Alguns fatores históricos contribuíram para a consolidação da Burocracia na Sociedade Industrial. Identifique e assinale a alternativa que não apesenta um fator histórico que contribuiu para essa consolidação.

(Extraído de: Motta, F. C. P. Teoria Geral da Administração, 2010).

  • A. A consolidação da sociedade de massa.
  • B. A gênese de uma elite administrativa nas organizações.
  • C. O surgimento e a consolidação das indústrias e o predomínio da racionalidade técnica.
  • D. A centralização do poder estatal devido à crescente facilidade de comunicação e transporte entre as diversas regiões.
  • E. A racionalização do direito.

Uma determinada entidade integrante da Administração pública pretende aplicar conceitos de gestão por competências, para recrutamento, avaliação, movimentação e remuneração de seus integrantes. Nesse contexto, uma das principais etapas a serem percorridas consiste no denominado mapeamento de competências, que corresponde

  • A. à prospecção dos melhores profissionais disponíveis no mercado e ao recrutamento e seleção para atuar na organização.
  • B. ao desenho de cargos e funções de acordo com os desafios e oportunidades identificadas com base nos cenários apresentados.
  • C. à identificação da missão e da visão da organização, bem como de suas forças e fraquezas.
  • D. à identificação dos melhores profissionais disponíveis na organização e à alocação dos mesmos em postos estratégicos.
  • E. à identificação das competências técnicas e comportamentais necessárias para o desempenho de cada cargo ou função da organização.

A formulação e o desenvolvimento de políticas públicas seguem etapas sequenciais no chamado ciclo de políticas públicas. Nesse ciclo, uma tarefa típica da etapa de construção de agendas consiste em

  • A. organizar as demandas sociais.
  • B. realizar estudo técnico de soluções para um problema público.
  • C. construir alianças políticas.
  • D. julgar os efeitos previstos para uma política pública.
  • E. designar atores responsáveis pela execução de tarefas intermediárias para a implementação de um programa público.
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