Questões de Administração Pública

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Na administração pública, podem ser utilizados diversos tipos de critérios para agrupamento das atividades em unidades organizacionais. Identifique e assinale a alternativa que representa o critério para departamentalizar atividades repetitivas e altamente especializadas.

(Extraído de: Oliveira, D. P. R. Sistemas, Organização & Métodos - Uma Abordagem Gerencial, 2013).

  • A. Critério por produto ou serviço.
  • B. Critério por projeto.
  • C. Critério matricial.
  • D. Critério funcional.
  • E. Critério misto.

“Uma boa governança pública, à semelhança da corporativa, está apoiada em princípios, ao qual as entidades do setor público devem aderir para efetivamente aplicar os elementos de governança corporativa visando alcançar as melhores práticas.” Os princípios a que o texto se refere são, EXCETO:

  • A. Oratória.
  • B. Transparência.
  • C. Relações éticas.
  • D. Prestação responsável de contas.
  • E. Conformidade em todas as suas dimensões.

A respeito de empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público, julgue os itens que se seguem. O conceito de empreendedorismo governamental não faz distinção entre o ambiente público e o ambiente governamental.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de empreendedorismo governamental e novas lideranças no setor público, julgue os itens que se seguem. O empreendedorismo público requer a normatização das ações e dos planos de negócio.

  • C. Certo
  • E. Errado

Dadas as afirmativas acerca dos conceitos relacionados à Administração Pública,

I. A governabilidade é a capacidade política de o Estado governar, decorrente da sua legitimidade e do seu governo com a sociedade.

II. A governança é a capacidade do governo em formular e implementar suas políticas, diante da sua capacidade financeira e administrativa.

III. A accountability é a capacidade do governo em contabilizar votos no Congresso Nacional para aprovar ou modificar Leis.

verifica-se que está(ão) correta(s)

  • A. II, apenas.
  • B. III, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. I, II e III.

Com relação à administração, julgue os itens subsecutivos. Na concepção da Reforma Administrativa de 1967 – Decreto-lei n.º 200, a descentralização na Administração Pública Federal opera-se em três planos: no âmbito da própria esfera federal; desta para as demais esferas; e para a órbita privada.

  • C. Certo
  • E. Errado

O propósito da nova gestão pública é criar mais valor para a sociedade como um todo, ou seja, gerar evolução no sentido mais amplo. Com base no exposto, é correto afirmar que os executivos de governo devem

  • A. assegurar o controle apropriado para garantir o cumprimento das políticas públicas, apenas.
  • B. garantir a excelência das políticas públicas criadas, uma vez que, com qualidade, elas podem sozinhas cumprir toda a função pública.
  • C. posicionar-se em um ponto além dos desejos e das necessidades da sociedade, ou seja, devem ser capazes de descobrir o que a sociedade vai desejar e (ou) precisar antes mesmo que ela saiba. Para isso, devem estar atentos às tendências de futuro, a soluções inovadoras e à postura empreendedora em prol dessa sociedade.
  • D. assegurar a estabilidade das instituições públicas, evitando que a sociedade corra riscos, dessa forma garantindo o status quo no processo de gestão pública, independentemente de tendências e de demandas futuras da sociedade.
  • E. servir à sociedade como agentes neutros, apenas executando as atividades, sem questionamentos ou análises, uma vez que sempre estiveram estabelecidas como procedimentos corretos.

A administração por resultados na gestão pública tem como foco o alcance de determinados benefícios para a sociedade. Para isso, a modelagem organizacional da instituição deve ser feita com base

  • A. em um grupamento em função dos resultados gerados, ou seja, os serviços/produtos gerados pelos seus processos.
  • B. nos objetivos, uma vez que a administração por resultados nada mais é que a administração por objetivos.
  • C. nas metas estabelecidas para alcançar os objetivos estratégicos da organização, desde que elas sejam projetadas excluindo a demanda reprimida de serviços.
  • D. na quantidade de áreas da instituição, independentemente do nível de demanda de cada uma.
  • E. na quantidade de pessoas trabalhando em cada área, independentemente dos processos e dos resultados esperados.

Uma entidade da administração pública iniciou uma série de ações com vistas a adotar boas práticas de governança pública, entre elas criar instâncias na estrutura da entidade para implantar e disseminar as boas práticas. De acordo com o Referencial Básico de Governança Pública (TCU, 2014), as instâncias internas de governança são responsáveis por definir ou avaliar a estratégia e as políticas, bem como monitorar a conformidade e o desempenho destas.

Essas instâncias podem ser exemplificadas por:

  • A. auditoria interna;
  • B. conselhos de administração;
  • C. conselho fiscal;
  • D. controladorias;
  • E. ouvidoria.

Quando um ente da administração pública capacita seus colaboradores para que, como agentes de governança, tenham zelo pela sustentabilidade da organização, visando sua longevidade, sob a perspectiva da ordem social e ambiental, há um claro alinhamento com o princípio da:

  • A. accountability;
  • B. eficiência;
  • C. equidade;
  • D. legitimidade;
  • E. responsabilidade.
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