Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação a administração pública, centralização e descentralização e modernização administrativa, julgue os itens que se seguem.
Nos conceitos de modernização administrativa do setor público, não foram utilizados os de qualidade total, em que se busca maximizar a satisfação do cliente, seja este interno ou externo.
Administração Pública - Reformas administrativas no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação a administração pública, centralização e descentralização e modernização administrativa, julgue os itens que se seguem.
Nos conceitos de modernização administrativa do setor público, não foram utilizados os de qualidade total, em que se busca maximizar a satisfação do cliente, seja este interno ou externo.
Administração Pública - Novas práticas de gestão governamental no Brasil - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Em relação a administração pública, centralização e descentralização e modernização administrativa, julgue os itens que se seguem.
Uma vez que as modernas práticas de gestão são criadas e orientadas exclusivamente para o setor privado, não cabe ao setor público a discussão da modernização administrativa e da implantação de modernas técnicas de gestão voltadas ao aumento da eficiência e da eficácia de suas ações organizacionais.
Administração Pública - O modelo do GESPÚBLICA - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2005
Os pressupostos dos atos e fatos na gestão pública trazem em si o dever de prestar contas em decorrência da responsabilidade delegada, possuindo características próprias e condições peculiares que os distinguem dos atos e fatos da gestão privada. Não é considerada condição da validade dos atos e fatos da gestão pública:
Legalidade, que se refere a aderência às determinações estabelecidas nos normativos, sejam eles dispositivos legais ou regimentais.
Efi cácia, que diz respeito ao pleno atingimento de suas prioridades e metas previamente defi nidas.
Economicidade, que se refere à ocorrência de resultados que demonstram a minimização dos recursos incorridos, de forma objetiva e mensurável.
Ilegitimidade, a qual pressupõe a aderência, além da legalidade, à moralidade e à ética, tendo como referencial de desempenho os princípios constitucionais da Administração Pública.
Administração Pública - Processos participativos de gestão pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A respeito de cidadania, julgue os itens a seguir.
A participação cidadã nas políticas públicas deve ser entendida como sendo apenas a expressão da concordância da população com os modelos apresentados pelos entes governamentais.
Entre os dilemas do modelo pós-burocrático, marque com (V) a assertiva verdadeira e com (F) a assertiva falsa e ao final assinale a opção correta.
( ) A relação entre a lógica fiscal e a lógica gerencial pode ser conflitante, visto que existe um trade off entre autonomia gerencial, exercida por mecanismos contratuais, e o controle fiscal rígido que inibe a administração por objetivos.
( ) A descentralização, apesar de possibilitar a melhora da democratização e da eficiência do sistema, pode agravar as diferenças regionais produzindo uma segregação entre regiões pobres e ricas, prejudicando a eqüidade dos serviços públicos.
( ) A separação entre formulação de políticas públicas e sua implementação pode prejudicar o accountability, pois fica mais difícil identificar o responsável pela prestação global dos serviços públicos.
Indique a alternativa correta.
V, F, V
F, V, V
V, V, F
F, F, V
V, V, V
O diagrama mostrado na figura acima apresenta uma adaptação do modelo de cinco forças de Porter. Julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos apresentados no diagrama e dos fundamentos de estratégia e planejamento estratégico e gestão empreendedora, engenharia e análise de valor.
O modelo possui aplicação direta limitada ao planejamento estratégico de organizações do setor público visto que não existe rivalidade entre serviços e produtos fornecidos por organizações do setor público.A administração pública burocrática caracteriza-se por:
formas flexíveis de gestão;
controles administrativos a posteriori, visando evitar nepotismo e corrupção;
impessoalidade e formalismo;
gestão de qualidade;
visão dos cidadãos como clientes.
A característica comum à administração pública burocrática e à administração pública gerencial é:
descentralização;
impessoalidade;
controle rígido dos processos;
cobrança ou controle a posteriori do resultado;
competição administrada no interior do próprio estado.
O modelo de administração burocrática emerge no Brasil:
no governo de Rodrigues Alves;
nos anos trinta;
no final do século XIX;
no governo Collor;
no segundo governo Getúlio.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...