Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2005 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
NÃO são considerados princípios básicos da administração pública burocrática:
a profissionalização;
a idéia de carreira;
a impessoalidade;
o formalismo;
gestão de qualidade.
A diferença fundamental entre a administração gerencial e a burocrática é:
admissão no serviço público através de rígidos critérios de mérito;
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as assim chamadas carreiras;
a avaliação constante do desempenho;
a forma de controle, que deixa de basear-se nos processos para concentrar-se nos resultados;
o treinamento sistemático.
Na administração pública burocrática há características que inibem o desenvolvimento do espírito empreendedor por parte do administrador público. Entre elas, encontra-se:
a existência de um sistema estruturado e universal de remuneração, as carreiras;
a exigência de controles rígidos dos processos;
a necessidade de reduzir custos e aumentar a qualidade dos serviços;
a garantia de autonomia do administrador na gestão dos recursos humanos, materiais e financeiros;
o controle ou cobrança a posteriori dos resultados.
A administração pública federal brasileira possui certas características, advindas da sua formação histórica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A primeira tentativa séria e abrangente de implantar um serviço público com base na teoria da burocracia ocorreu durante o governo do presidente Collor de Mello.
A administração pública do Estado de Minas Gerais tem duplo controle. Trata-se dos controles
pessoal e funcional.
formal e informal.
público e privado.
temporal e atemporal.
interno e externo.
Administração Pública - Divergências e Convergências entre Administração Pública e Administração Privada - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A implantação de programa de "qualidade" no setor público apresenta certas especificidades decorrentes da natureza da atividade pública que desaconselham a mera reprodução das diretrizes e ações adotadas em programas similares no setor privado. Entre essas diferenças, encontram-se:
o setor privado trata com clientes e o setor público, não;
no setor privado o cliente remunera diretamente a organização, pagando pelo serviço, enquanto no setor público ele paga indiretamente, via imposto, ainda que simetricamente ao serviço observado;
as políticas voltadas para a qualidade no setor privado referem-se a metas de competitividade, enquanto no setor público a meta é a busca de excelência no atendimento a todos os cidadãos, ao menor custo possível;
as finalidades principais tanto das atividades de caráter privado quanto público são a sobrevivência num ambiente altamente competitivo, mas o setor privado tem ainda da apresentar lucros, diferentemente do setor público;
o setor privado busca atender o cliente, o público não tem esta preocupação.
Administração Pública - Divergências e Convergências entre Administração Pública e Administração Privada - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
O diagrama mostrado na figura acima apresenta uma adaptação do modelo de cinco forças de Porter. Julgue os itens seguintes, acerca dos conceitos apresentados no diagrama e dos fundamentos de estratégia e planejamento estratégico e gestão empreendedora, engenharia e análise de valor.
Organizações públicas brasileiras não possuem similares substitutas oriundas do setor privado.Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
Entre os desafios da Nova Gestão Pública está a globalização. Castells (1988) tem contribuído com o desenvolvimento de novos caminhos para atuação do Estado no mundo globalizado. Com base no pensamento deste autor, indique a opção correta sobre a ação do governo.
Os governos devem atuar de modo a diminuir seu aparato burocrático, que ainda permanece excessivamente grande e pouco flexível para responder às demandas da globalização, e delegar ao mercado a função do desenvolvimento econômico e promoção da concorrência.
Os governos devem promover parcerias internacionais em blocos econômicos regionais para protegerem seus interesses nacionais de ações predatórias de outros blocos mais poderosos, além de parcerias de intercâmbio tecnológico entre os países do bloco.
Os governos devem atuar em redes intergovernamentais e supranacionais, o que demanda o aumento da capacidade estatal (burocrática, econômica e política) de orientação e coordenação da ação coletiva, e de negociação de interesses societais.
Os governos que perderam sua capacidade de atuar politicamente na indução da ação coletiva e dos mercados, devem atuar em rede com setores da iniciativa privada para retomar o desenvolvimento, utilizando-se de ferramentas como regulação e concessão.
Os governos devem atuar em rede com instituições supranacionais, chancelando empréstimos e acordos internacionais para o empresariado privado nacional, objetivando capacitar, principalmente, o setor de tecnologia da informação.
Administração Pública - Evolução dos paradigmas de gestão: a Nova Gestão Pública - NGP ou New Public Management - NPM - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2005
A descentralização foi tema presente nas reformas britânica e norte-americana, que buscaram estruturar um modelo pós-burocrático de administração pública. Julgue as sentenças relativas aos objetivos da descentralização nos diferentes modelos.
I. O objetivo da descentralização no public service orientation estava em estabelecer uma interface entre os cidadãos e a administração pública de modo a fazer valer os direitos democráticos de participação, eqüidade e justiça.
II. O consumerism fazia uso da descentralização não só administrativa, mas também política, que tinha entre seus objetivos a delegação de autoridade, para aproximar os usuários dos serviços públicos de modo a facilitar sua fiscalização.
III. A descentralização não fazia parte do escopo de reforma do gerencialismo puro, visto que sua principal preocupação estava na diminuição de custos do setor público e, sendo a descentralização um processo dispendioso, não foi utilizada nesse modelo.
IV. A tradição de descentralização em estados federativos, nos EUA, favoreceu a implementação do managerialism, resultando em um sucesso maior que no governo centralizado de Margareth Thatcher, na Grã- Bretanha.
Estão corretas:
As afirmativas I, III e IV.
As afirmativas I e II.
As afirmativasI e IV.
As afirmativas II e IV.
As afirmativas III e IV.
Administração Pública - Formação do Estado e da Administração Pública - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A administração pública federal brasileira possui certas características, advindas da sua formação histórica. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.
A Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) foi criada durante o governo do presidente João Batista de Oliveira Figueiredo, visando a formação de gerentes para o setor público, tendo por referência o modelo alemão.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...