Questões de Administração Pública do ano 2006

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Com relação aos processos participativos de gestão pública, julgue os itens a seguir.

Modelos de gestão participativa tensionam a forma de gestão burocrática e demandam, para seu efetivo funcionamento, alterações na forma de se dirigirem organizações públicas e de se gerenciarem seus recursos e procedimentos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Complete a frase com a opção correta.

O principal objetivo do Programa Nacional de Desburocratização instituído em 1979 era......

  • A.

    descentralizar a administração pública federal por meio da criação de autarquias.

  • B.

    privatizar o setor produtivo nas mãos do Estado.

  • C.

    aumentar a participação do cidadão na definição do orçamento público.

  • D.

    dinamizar e simplificar o funcionamento da administração pública federal.

  • E.

    criar entes para atender diretamente o usuário de serviços públicos.

O Programa Nacional de Desburocratização, implantado no início dos anos 80, idealizado pelo Ministro Hélio Beltrão, caracterizou-se

  • A. pela retomada dos conceitos contidos no Decreto- Lei no 200, de 1967, buscando, assim, a atuação administrativa centralizada, sem, no entanto, deixar de lado a dimensão política do governo.
  • B. pela diminuição do peso das instituições burocráticas no serviço público, procurando retomar alguns procedimentos tradicionais da rotina administrativa, não necessariamente alinhados com a eficiência.
  • C. pela implementação por meio de uma sólida base parlamentar de apoio, o que lhe forneceu condições inéditas de sustentabilidade.
  • D. por focalizar o usuário do serviço público e divulgar amplamente seus princípios norteadores, concentrando- se na produção de mudanças no comportamento e na atuação da burocracia pública.
  • E. pela introdução, no setor público, de alguns estilos gerenciais baseados nos modelos e princípios administrativos do setor privado, conseguindo, assim, a ampla adesão de empresas estatais e dos principais grupos financeiros do País.

Selecione a opção que indica corretamente aspectos da reforma administrativa brasileira da década de trinta.

  • A. Criação do Departamento de Pessoal do Servidor Público, adoção de princípios de desconcentração, instituição de carreiras no serviço público, recrutamento baseado no mérito.
  • B. Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público, adoção de princípios de centralização, instituição de carreiras no serviço público, recrutamento baseado no mérito
  • C. Criação da Escola de Relações Humanas, adoção de princípios hierárquicos, instituição de remuneração por produção, recrutamento baseado no sistema discricionário.
  • D. Criação do Departamento Administrativo do Serviço Público, adoção de princípios hierárquicos, instituição de carreiras técnico-profissionais, recrutamento baseado no sistema discricionário.
  • E. Criação do Departamento Pessoal do Servidor Público, adoção de princípios de horizontalização, formalização da função orçamentária, recrutamento baseado no mérito.

Considerando a evolução da administração pública no Brasil, julgue os próximos itens.

A reforma administrativa empreendida pelo DASP, na década de 30 do século passado, foi inovadora por não estar alinhada aos princípios da administração científica presentes na literatura mundial da época.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando-se a necessidade de reforma do Estado como tema amplo e questão importante, pode-se afirmar que:

  • A.

    envolve aspectos políticos – os que se relacionam com a promoção da governabilidade –, econômicos e administrativos – aqueles que visam aumentar a governança;

  • B.

    a razão básica é que basta o ajuste estrutural para retomar o crescimento;

  • C.

    o Estado não precisa ser público, assim como as organizações não-estatais e sem fins lucrativos;

  • D.

    os recursos econômicos e políticos são abundantes, o que torna o Estado eficiente;

  • E.

    não é preciso reformar o Estado, diante da globalização, pois ele pode adaptar-se naturalmente.

Com relação ao desenvolvimento da Administração Pública no Brasil, analise:

 I. O DASP constituiu o primeiro órgão público voltado para a formação e o desenvolvimento de uma burocracia profissional baseada no mérito e na estabilidade funcional.

II. O Estado brasileiro desenvolveu, a partir de 1930, uma burocracia meritocrática e fortemente protegida dos interesses políticos e econômicos.

III. Durante o governo de Juscelino Kubitschek formouse a primeira carreira burocrática profissional voltada para a implementação do Plano de Metas.

IV. As constituições federais de 1934, 1946 e 1988 burlaram o princípio do mérito e da impessoalidade quando permitiram a estabilização de servidores interinos, extra-numerários e comissionados.

V. O Decreto Lei no 200 de 1967 favoreceu a descentralização da administração pública federal, a introdução de novos métodos gerenciais e incentivou a gestão participativa, através de conselhos compostos por representantes da sociedade civil.

É correto o que consta em

  • A. I, II, III, IV e V.
  • B. IV e V, apenas.
  • C. II, III e IV, apenas.
  • D. I e IV, apenas.
  • E. I e V, apenas.

Com relação à estruturação da administração pública no Brasil, julgue os seguintes itens.

Com a reforma consubstanciada no Decreto-lei n.º 200, de 1967, o Estado brasileiro passou a apoiar-se em quatro pilares, representados pela administração direta, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista, constituindo as três últimas a administração indireta.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à estruturação da administração pública no Brasil, julgue os seguintes itens.

Com a criação da Secretaria de Controle das Empresas Estatais (SEST), em 1979, visou-se reforçar o caráter autônomo e descentralizado das empresa estatais desvinculando-as da função de instrumentos de política econômica e de legitimação social.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à administração científica, à teoria clássica, à teoria das relações humanas, à teoria da burocracia e à teoria estruturalista, qual é a seqüência CORRETA de características?

  • A. Tarefa e tecnologia, estrutura formal, estrutura informal, previsibilidade do funcionamento e demandas ambientais.
  • B. Equilíbrio organização–ambiente, forças comportamentais, sistema social, objetivos organizacionais e processo decisorial.
  • C. Estrutura formal, estrutura informal, impessoalidade, dinâmica de grupo e ambiente.
  • D. Processo decisorial, objetivos organizacionais, sistema social, estrutura informal e estrutura formal.
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