Questões de Administração Pública do ano 2008

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A propósito do SIAFI, do SIASG e do SICAF, julgue os itens a seguir.

O SIASG, gerido pelo Ministério da Fazenda, possibilita o cadastramento dos fornecedores de todas as esferas da administração e é de uso exclusivo das pessoas físicas e jurídicas que transacionam com o poder público.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito do SIAFI, do SIASG e do SICAF, julgue os itens a seguir.

O sistema de preços praticados (SISPP) é um subsistema do SIASG, que coleta e registra os preços mais recentes praticados nos principais mercados de bens e serviços usualmente demandados pela administração pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

A propósito do SIAFI, do SIASG e do SICAF, julgue os itens a seguir.

A habilitação total no SICAF é obrigatória para compra sob qualquer modalidade de licitação.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.

O Sistema Integrado de Administração de Pessoal do Governo Federal (SIAPE) é um sistema informatizado de gestão de recursos humanos que controla as informações cadastrais e processa os pagamentos dos servidores federais dos Três Poderes e do Ministério Público, incluindo as entidades da administração indireta, integrantes ou não dos orçamentos da União.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma iniciativa presente nas organizações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Um dos objetivos do mapeamento de competências é
identificar o  gap, ou lacuna, de competências, ou seja,
identificar a discrepância entre as competências necessárias
para concretizar a estratégia corporativa e as competências
internas existentes na organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

Considerando que o mapeamento de competências tem sido uma iniciativa presente nas organizações públicas, julgue os itens subseqüentes.

Entre as estratégias que podem ser utilizadas para identificar as competências organizacionais e humanas, incluem-se a pesquisa documental, a coleta de dados com pessoas-chave da organização, as entrevistas, a observação, os grupos focais e o questionário estruturado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta no que se refere à gestão de resultados na produção de serviços públicos.

  • A.

    A implementação de mecanismos de avaliação institucional garante uma boa prática de gestão pública.

  • B.

    A gestão pública por resultados busca o alcance dos resultados, já que considera, para fins dessa técnica de gestão, resultado igual a produto.

  • C.

    Os indicadores utilizados na gestão pública por resultados têm como finalidade exclusiva o monitoramento do atingimento dos resultados propostos em seus objetivos.

  • D.

    A adoção da gestão pública por resultados limita a autonomia do gestor público na forma como implementar a produção dos serviços públicos, em função dos resultados acordados.

  • E.

    A gestão pública por resultados desenvolveu-se como uma estratégia que tem início no momento do planejamento estratégico e vai até o processo de feedback das políticas públicas.

A respeito da administração pública, julgue os itens a seguir.

Na gestão por resultados, deve-se procurar equilibrar os instrumentos de controle utilizados antes da ação governamental com aqueles voltados para o monitoramento e a avaliação a posteriori.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.

O controle dos resultados de forma descentralizada, na administração pública, depende de um grau de confiança limitado nos agentes públicos, que, mesmo com estrito monitoramento permanente, devem ter delegação de competência suficiente para escolher os meios mais apropriados ao cumprimento das metas prefixadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão pública de resultados, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos últimos anos, o mundo tem assistido ao nascimento da postura do governo empreendedor, que não se preocupa com o cidadão como cliente, mas busca padrões otimizados de eficiência e eficácia, com ética e transparência, na gestão dos recursos públicos com responsabilidade fiscal.

  • B.

    Caracterizado pela busca pró-ativa de resultados, pela eficiência e pela eficácia da gestão pública, o modelo do governo empreendedor se contrapõe ao modelo do governo burocrático, voltado para o controle interno e para a mera conformidade com os custos orçados.

  • C.

    A gestão empreendedora preocupa-se com o cidadão como cliente, mas não tem como premissa básica o gerenciamento eficaz dos recursos tributários coletados.

  • D.

    A gestão voltada para os resultados valoriza a quantidade em detrimento da qualidade do produto obtido.

  • E.

    O contrato de gestão, pela sua característica singular, não pode ser considerado um instrumento da gestão pública de resultados.

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