Questões de Administração Pública do ano 2011

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No que se refere aos fundamentos da administração pública no Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

No modelo gerencial, a governança constitui importante ação governamental, visto que propõe a ampliação do papel da sociedade civil organizada e a diminuição do tamanho do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da administração pública no Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

Atualmente, o setor público enfrenta o desafio de transformar as estruturas burocratizadas e flexíveis da gestão pública em estruturas empreendedoras.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos fundamentos da administração pública no Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

Após a reforma ocorrida na década de 90 do século XX, o Estado brasileiro superou o paradigma burocrático, adotando, com êxito, o modelo gerencial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens de 106 a 110, relativos à administração pública.

Em uma visão empreendedora da gestão pública, que se pauta em pressupostos da administração pública gerencial, os resultados da ação do Estado são considerados bons se os processos administrativos estão sob controle e são seguros.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo de administração gerencial no Brasil

  • A.

    foi introduzido pelo Decreto-Lei no 200/1967, visando profissionalizar a administração federal, reduzindo o nível de autonomia das empresas e autarquias e implantando o Orçamento de Base Zero.

  • B.

    foi implementado com a criação do Departamento de Administração do Serviço Público (DASP), em 1936, tendo por meta flexibilizar as funções gerenciais nas autarquias federais.

  • C.

    teve seu auge na segunda metade dos anos 1990, visando ao processo de fortalecimento da responsabilização e autonomia dos níveis gerenciais e tentando implantar a gestão por resultados na administração federal.

  • D.

    foi um movimento político iniciado no fim dos anos 1980 orientado para a privatização das políticas sociais e fortalecimento dos controles externos formais da administração federal.

  • E.

    foi introduzido no Brasil através do Programa Nacional de Desburocratização, tendo como meta extinguir a burocracia formal e implantar a burocracia gerencial, voltada exclusivamente para os processos.

No que se refere à administração pública, julgue os itens a seguir.

As principais tendências do modelo gerencialista de administração pública incluem centralização administrativa e política e manutenção de funções do Estado, sem qualquer autonomia para o mercado e a sociedade.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de aspectos relacionados à administração pública, julgue os itens subsecutivos.

Depois da reforma gerencial do Estado, adotou-se o controle por resultados nos serviços públicos, fato que acarretou aumento do grau de centralização das atividades exclusivas do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os próximos itens, relativos à gestão por resultados.

A administração pública gerencial, que utiliza a orientação para resultados, procura reconhecer os usuários do serviço público como clientes, ou seja, como cidadãos que geram renda e divisas para o país.

  • C. Certo
  • E. Errado

O princípio central da gestão da qualidade nos serviços públicos é

  • A.

    o foco nos clientes e nos usuários, identificando suas satisfações e insatisfações.

  • B.

    a definição de diretrizes estratégicas tendo como objetivo a elevação da produtividade.

  • C.

    a motivação constante dos funcionários através da ampliação das tarefas.

  • D.

    a atribuição de maior responsabilidade e liberdade de opinião para os funcionários.

  • E.

    a racionalização dos processos decisórios, visando a redução de custos.

A incorporação do paradigma do cidadão como cliente na gestão pública depende

  • A.

    da rejeição das burocracias públicas, pois estas visam a atender seus interesses corporativos antes dos interesses dos cidadãos.

  • B.

    da alteração do princípio da universalização dos serviços públicos, por meio do atendimento prioritário às clientelas com maior renda.

  • C.

    da compatibilização do dever de atender com qualidade todos os cidadãos, independentemente de sua condição financeira, com as limitações orçamentárias do poder público.

  • D.

    do aprofundamento do processo de privatização do setor público, pois seu sucesso depende da eliminação do modelo patrimonial de gestão.

  • E.

    da retirada de princípios constitucionais da administração pública como a impessoalidade, a equidade e a universalidade.

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