Questões de Administração Pública do ano 2011

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A respeito da evolução da administração pública e de suas divergências em relação a gestão privada e respectiva estrutura organizacional, julgue os itens que se seguem.

A departamentalização funcional, forma estrutural predominante no setor público, é caracterizada pela construção de departamentos em torno dos programas executados pelo órgão.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue os itens subsequentes.

A junção das cadeias de comando funcional e divisional forma a departamentalização matricial.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Ao se departamentalizar uma organização de forma divisional, os departamentos devem ser agrupados em divisões separadas, independentes e baseados em um produto comum.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de estrutura organizacional da administração pública, julgue os itens subsequentes.

Um dos problemas comuns às estruturas matriciais é a formação de habilidades administrativas específicas e gerais ao mesmo tempo.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial, julgue os próximos itens, referentes a noções de administração pública.

No âmbito da administração pública, o conceito de efetividade refere-se aos impactos de determinada ação ou política pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

O modelo da administração pública gerencial, cuja difusão é, em geral, associada aos governos de Margareth Thatcher, na Grã-Bretanha, e de Ronald Reagan, nos Estados Unidos, apresenta como uma de suas características a

  • A.

    centralização das funções e das decisões do Estado.

  • B.

    concentração de autoridade e responsabilidade.

  • C.

    rigidez na adoção e no cumprimento de normas e procedimentos.

  • D.

    autonomia na gestão de recursos humanos, materiais e financeiros.

  • E.

    alta especialização.

Denhardt e Denhardt estabeleceram um quadro comparativo de perspectivas entre o que se pode caracterizar como a Antiga Administração Pública, a Nova Gestão Pública e o Novo Serviço Público, permitindo melhor visualização das mudanças e dos modelos de gestão pública. De acordo com esse paradigma, é correto afirmar que,

  • A.

    no que concerne à estrutura organizacional, a Nova Gestão Pública caracteriza-se por organizações estatais centralizadas com controle primário de determinadas entidades privadas.

  • B.

    no tocante à abordagem da accountability, a Antiga Administração Pública era orientada para o mercado, com o acúmulo dos interesses individuais, o que resulta nos benefícios desejados por grupos de indivíduos.

  • C.

    quanto ao papel do governo, o Novo Serviço Público exerce a função de guia, atuando como um catalisador para liberar as forças do mercado.

  • D.

    em relação a quem os servidores públicos respondem na Nova Gestão Pública, trata-se dos cidadãos.

  • E.

    com referência aos mecanismos de alcance dos objetivos políticos, o Novo Serviço Público apoia-se na coalizão entre órgãos públicos, entidades privadas e organizações sem fins lucrativos para satisfazer às necessidades recíprocas.

A preconizada Nova Gestão Pública, modelo de modernização do aparelho do Estado para que, com foco em resultados, atenda, da melhor maneira possível, as necessidades da sociedade, tem, entre seus modelos de gestão, um que substitui o tradicional modelo de gestão por tarefas, fragmentado, por outro modelo integrado, no qual as áreas da organização trabalham em torno das necessidades do cliente (cidadão), interagindo entre si, de forma harmônica, a partir de uma visão sistêmica de toda a extensão das ações governamentais. Esse modelo é o de Gestão por

  • A.

    projetos.

  • B.

    controle.

  • C.

    processos.

  • D.

    procedimentos.

  • E.

    desempenho.

Leia os itens a seguir, relacionados aos conceitos de eficiência, eficácia e efetividade, pilares da Nova Gestão Pública.

I. Eficiência é a capacidade de utilizar os meios e os recursos de maneira racional, representada, principalmente, pela relação entre o custo e o benefício, de todos os fatores envolvidos na prestação de serviços ou na produção de bens.

II. Eficácia relaciona-se com o alcance dos objetivos pactuados, de forma implícita ou explícita, quanto à qualidade e à extensão do atendimento na prestação dos serviços ou na produção de bens.

III. Efetividade é a real contribuição em termos de resultados ao alcance da finalidade de uma intervenção ou do impacto de desenvolvimento esperado.

IV. A efetividade não apresenta relação, de alguma natureza, com a eficiência e a eficácia.

Estão corretas apenas as afirmativas

  • A.

    I e II.

  • B.

    I, II e III.

  • C.

    I,II e IV.

  • D.

    I, III e IV.

  • E.

    II, III e IV.

No que se refere aos fundamentos da administração pública no Brasil nos últimos 30 anos, julgue os seguintes itens.

O modelo de Estado gerencial é importante para que se alcancem a efetividade e a eficiência na oferta de serviços públicos, independentemente da função social do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado
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