Questões de Administração Pública do ano 2012

Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Com relação à qualidade no atendimento ao público, julgue os itens a seguir.

A eficiência do servidor público na realização de suas tarefas caracteriza-se pela qualidade do serviço prestado ao cidadão ou do produto a ele entregue, não importando o tempo que o servidor despendeu para tanto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Os princípios basilares da legislação administrativa são a busca da supremacia do interesse público e a legalidade dos atos praticados na administração pública, de forma a conferir o equilíbrio e o estreitamento da relação entre o governo e o cidadão, com clareza de ações, conhecimento e respeito à lei, visando à finalidade social do direito e do Estado. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

O princípio da eficiência foi acrescentado à Constituição Federal pela Emenda Constitucional n.º 19/1998.

  • C. Certo
  • E. Errado

A crescente demanda por serviços públicos com qualidade e transparência implica a necessidade de aumento da eficácia, eficiência e efetividade governamental na utilização dos recursos públicos. Requer arrojada concepção de logística e adequado modelo de gestão de cadeia de suprimento. Considerando as dimensões geográficas do Brasil, o evento da globalização e a integração de mercados, torna-se importante a gestão da cadeia de suprimentos e a logística na administração pública. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

Um sistema logístico governamental eficiente deve ser composto pela integração das diversas atividades desenvolvidas pela entidade, que deve estar relacionada ao pleno atendimento do seu cliente final.

  • C. Certo
  • E. Errado

O comportamento ético na gestão pública exige que se valorize

  • A.

    a presteza acima da formalidade legal.

  • B.

    a eficiência mais do que a eficácia.

  • C.

    o consenso acima do conflito.

  • D.

    o interesse público antes dos interesses privados.

  • E.

    a impessoalidade contra a afabilidade.

Tendo em vista que a administração pública é uma matéria essencial para a efetivação das políticas públicas e para a gestão governamental, julgue os itens a seguir.

A perspectiva da nova gestão pública ressalta que o interesse público é uma representação da agregação de interesses individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação ao papel do governo na nova administração pública e sua estrutura operacional, assinale a opção correta.

  • A.

    A nova gestão pública apresenta o governo como um ente soberano capaz de impor as vontades da sociedade ao mercado.

  • B.

    O papel do governo, de acordo com a nova gestão pública, é consolidar as demandas da sociedade estruturando e implementando políticas com foco em objetivos políticos predefinidos, por meio de uma estrutura descentralizada.

  • C.

    A nova gestão pública apresenta o governo como um agente catalisador das forças de mercado, que busca o autoajuste das demandas sociais e pressupõe uma estrutura desconcentrada que utiliza diversas instâncias de controle.

  • D.

    O papel do governo na nova gestão pública corresponde ao de um catalisador que libera as forças do mercado e utiliza organizações públicas descentralizadas com controle primário de certos órgãos.

  • E.

    A autorreferência constitui grave falha das organizações gerenciais que operacionalizam as ações governamentais, pois estas passam a focar esforços excessivos para garantir o cumprimento de normas.

A busca por prestação de serviços de qualidade para o cidadão na gestão pública flexibilizada como estratégia para alcançar a satisfação do consumidor, em que o cidadão deixa de ser visto como mero financiador do sistema, por meio de pagamento de impostos, e passa a ser a razão de existir dos serviços públicos, caracterizou o estágio da administração pública conhecido por

  • A.

    modelo racional-legal.

  • B.

    gerencialismo puro.

  • C.

    consumeirismo.

  • D.

    patrimonialismo.

  • E.

    empreendedorismo.

Na chamada Nova Gestão Pública há três principais vertentes, ou correntes conceituais importantes, as quais possuem vários traços em comum como, por exemplo, uma ênfase significativa nos resultados da ação governamental, ou seja, um deslocamento do foco nos processos para enfatizar os resultados. Uma delas tem sido denominada como um "neotaylorismo", isto é, uma proposta calcada na busca da produtividade e na implantação do modelo de gestão da empresa privada no setor público, outra busca a flexibilização da gestão pública, em que se observa a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia e nesta são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais. A terceira utiliza-se de conceitos como accountability, transparência, participação política, equidade e justiça, em que é preciso que no processo de aprendizado social na esfera pública se consiga criar uma nova cultura cívica, que congregue políticos, funcionários e cidadãos. Esta última corrente é conhecida como

  • A.

    Balanced Scorecard − BSC.

  • B.

    Activity Based Management − ABM.

  • C.

    Consumerísmo.

  • D.

    Gerencialísmo Puro.

  • E.

    Public Service Orientation − PSO.

A implementação dos modelos da Nova Gestão Pública, com reformas de 2ª geração, foi inicialmente lançada na Inglaterra de Margareth Thatcher e mais tarde seu êxito inspirou mudanças em diversos países do mundo. Sua essência preconizava a mensuração de resultados, a autonomia de gestão aos dirigentes e a responsabilização dos mesmos. Este modelo de administração pública é denominada administração pública:

  • A.

    avançada;

  • B.

    positiva;

  • C.

    neoliberal;

  • D.

    por resultados;

  • E.

    gerencial.

A respeito do pacto federativo e das relações intergovernamentais, da evolução dos modelos de gestão e dos problemas de articulação versus fragmentação das ações governamentais, julgue os itens a seguir.

O gerencialismo pode ser dividido em três tipos: gerencialismo puro, consumerism e public service orientation.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...