Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.
A atuação da organização pública alinhada ao paradigma do cliente na gestão pública procura dar ao cidadão-usuário atendimento semelhante ao que ele teria como cliente em uma empresa privada.
No caminho de sua modernização, a Administração pública brasileira, especialmente na administração direta, enfrenta ainda desafios relevantes em termos de modernidade, que podem ser apontados como problemas do ambiente interno da administração direta federal. São eles:
I. A estabilidade funcional após estágio probatório e o ambiente profissional pouco competitivo.
II. Desafios profissionais pouco atrativos e baixo risco quanto a colocar-se em cheque o cargo por ineficiência de desempenho.
III. Excesso de áreas funcionais e de níveis hierárquicos, treinamentos e capacitação sem foco no cotidiano.
Genericamente, são verdadeiros os problemas mencionados em
I e II, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
I e III, apenas.
II, apenas.
Com referência à evolução da administração pública no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.
A Emenda Constitucional n.o 19/1998 extinguiu os efeitos jurídicos dos atos legislativos e administrativos, lavrados a partir da instalação da Assembleia Nacional Constituinte, que concediam estabilidade a servidor admitido sem concurso público, da administração direta ou indireta, inclusive das fundações instituídas e mantidas pelo poder público.
A administração pública gerencial constitui um avanço e afirma-se que deve ser permeável a maior participação dos agentes privados e/ou das organizações da sociedade civil e deslocar a ênfase dos procedimentos (meios) para os resultados (fins), em que o beneficiário seja o cidadão. Esse deslocamento de foco caracteriza o paradigma na gestão pública, conhecido como
burocrático.
do cliente.
do acionista.
do processo.
estratégico.
Com relação às abordagens clássica, burocrática e sistêmica da administração pública, tendo por base as reformas administrativas no Brasil após 1930, julgue os itens a seguir.
A reforma do Estado brasileiro rumo à administração gerencial baseou-se no modelo britânico de reforma, em que as ilusões românticas do liberalismo foram deixadas de lado em favor do pragmatismo.
No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.
A administração pública gerencial preserva o controle de procedimentos apregoado pela burocracia, incrementando-o com indicadores de desempenho.
Considerando a evolução da administração, suas principais abordagens e o desenvolvimento da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.
A administração pública gerencial é autorreferente, assim como a administração pública burocrática, visto que ambas reafirmam o poder do Estado sobre o cidadão.
Os desafios da administração pública contemporânea relacionam-se diretamente à quebra de paradigmas e conceitos preestabelecidos sobre a gestão organizacional. A constante troca de conhecimento entre a esfera pública e privada é essencial para garantir a constante evolução dos sistemas organizacionais. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.
A última reforma administrativa empreendida no Brasil introduziu, na gestão pública, o modelo gerencial, cujas principais características são impessoalidade, autorreferência, processos bem definidos e orientação ao cidadão.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.
Os fundamentos do modelo de excelência gerencial em gestão pública são inovação, aprendizado organizacional e gestão participativa.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Com relação à excelência nos serviços públicos, julgue os itens de 60 a 65.
O diagrama de Ishikawa é uma ferramenta de qualidade por meio da qual podem ser levantadas as causas do atraso no atendimento ao cidadão de uma organização pública, por exemplo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...