Questões de Administração Pública do ano 2012

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Acerca dos princípios e fundamentos da gestão da qualidade e sua aplicação na esfera pública, julgue os itens subsecutivos.

O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados alcançados pela instituição em detrimento dos aspectos de aplicação.

  • C. Certo
  • E. Errado

O chamado Modelo de Excelência em Gestão Pública deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais da Administração Pública. Orientado por esses princípios constitucionais, integra a base de sustentação desse modelo:

  • A.

    o pensamento sistêmico, consistente no entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.

  • B.

    a autonomia dos órgãos públicos, tendo como objetivo precípuo gerar resultados para o interesse público secundário.

  • C.

    o controle social restrito, a fim de conferir maior eficiência aos projetos públicos e afastando suas características burocráticas como limites de competitividade.

  • D.

    a gestão não participativa, cujo estilo determina atitude gerencial mais independente e voltada a decisões mais céleres por parte do administrador.

  • E.

    a cultura da conservação de ideias, restringindo - se a experimentação e implementação de experiências gerenciais diferenciadas.

O principal indicador utilizado pelo Programa de Qualidade no Serviço Público para medir o sucesso das organizações públicas que aderiram ao Programa é o índice de

  • A.

    satisfação dos usuários.

  • B.

    absenteísmo dos servidores.

  • C.

    produtividade média.

  • D.

    execução orçamentária.

  • E.

    efetividade.

O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe

  • A.

    o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais.

  • B.

    uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos recursos humanos.

  • C.

    o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.

  • D.

    avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas específicas.

  • E.

    a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas.

Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o

  • A.

    gerencialismo puro.

  • B.

    paradigma do consumidor (consumerism).

  • C.

    empreendedorismo governamental.

  • D.

    Public Service Orientation − PSO.

  • E.

    Balanced Scorecard.

A gestão de qualidade total aplicada a organizações do setor público deve priorizar, entre outras práticas,

  • A.

    a instituição de programas de treinamento voltados ao aperfeiçoamento de técnicas que melhorem a produtividade individual.

  • B.

    a introdução do uso de metas numéricas, lemas, slogans e pôsteres para estimular a mão de obra a trabalhar melhor.

  • C.

    o enxugamento de pessoal por meio da redução de níveis hierárquicos visando à redução de custos.

  • D.

    a reestruturação, de forma radical, dos processos organizacionais visando a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho em relação ao custeio.

  • E.

    o rompimento de barreiras entre os departamentos, encorajando as soluções dos problemas por meio do trabalho em equipe.

A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho é chamada por:

  • A.

    Qualidade Total, que com a aplicação de ferramentas consagradas, permite aperfeiçoar o trabalho.

  • B.

    Produção Enxuta, que adequa recursos e carga de trabalho, alinhando estes meios com a utilização de tecnologia de informação e robótica.

  • C.

    Reengenharia, que como modelo, revisa, desconstrói e restabelece novos processos integrados.

  • D.

    Organização de Aprendizagem, que molda a maneira de agir, com foco em novos processos de pensar e inovar sistemicamente.

  • E.

    Benchmarking, que aproveita a excelência de processos semelhantes, para que se adaptem ou se moldem novas formas de realização do trabalho.

Julgue os itens a seguir, relativos a excelência nos serviços públicos.

O modelo de excelência em gestão pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.

O modelo de excelência em gestão pública (MEGP) é similar ao modelo adotado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todavia, o que, neste, é denominado critério cliente, naquele é substituído pelo critério cidadão.

  • C. Certo
  • E. Errado

O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização criado em 2005 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros e para o aumento da competitividade do país, utiliza-se de um conjunto de tecnologias de gestão como cartas de serviços, pesquisas de satisfação, indicadores de desempenho, gestão de processos e avaliação do nível de gestão, tendo por referência principal o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Uma dessas ferramentas da Gestão da Qualidade Total está voltada para a melhoria contínua, ou kaizen, e representa uma sequência que inicia em planejar uma melhoria ou mudança em algum processo da organização, para ganhar em desempenho ou resolver determinado problema. Colocada em prática, averigua-se os resultados da implementação e atua-se na correção de desvios ou reforça-se aspectos corretos da medida. A ferramenta comentada é conhecida por

  • A.

    diagrama de Deming.

  • B.

    diagrama de Ishikawa.

  • C.

    ciclo PDCA.

  • D.

    gráfico de controle ou de dispersão.

  • E.

    gráfico de Pareto.

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