Lista completa de Questões de Administração Pública do ano 2012 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca dos princípios e fundamentos da gestão da qualidade e sua aplicação na esfera pública, julgue os itens subsecutivos.
O modelo de excelência da gestão é um excelente mecanismo de auxílio ao controle da qualidade da gestão na instituição, visto que seu ponto focal são os resultados alcançados pela instituição em detrimento dos aspectos de aplicação.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2012
O chamado Modelo de Excelência em Gestão Pública deve estar alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais da Administração Pública. Orientado por esses princípios constitucionais, integra a base de sustentação desse modelo:
o pensamento sistêmico, consistente no entendimento das relações de interdependência entre os diversos componentes de uma organização, bem como entre a organização e o ambiente externo, com foco na sociedade.
a autonomia dos órgãos públicos, tendo como objetivo precípuo gerar resultados para o interesse público secundário.
o controle social restrito, a fim de conferir maior eficiência aos projetos públicos e afastando suas características burocráticas como limites de competitividade.
a gestão não participativa, cujo estilo determina atitude gerencial mais independente e voltada a decisões mais céleres por parte do administrador.
a cultura da conservação de ideias, restringindo - se a experimentação e implementação de experiências gerenciais diferenciadas.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O principal indicador utilizado pelo Programa de Qualidade no Serviço Público para medir o sucesso das organizações públicas que aderiram ao Programa é o índice de
satisfação dos usuários.
absenteísmo dos servidores.
produtividade média.
execução orçamentária.
efetividade.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O processo de monitoramento de programas de governo pressupõe
o acompanhamento contábil da implantação do programa, com relatórios semanais.
uma checagem diária das condições formais da organização, em termos de qualificação dos recursos humanos.
o acompanhamento contínuo, cotidiano, por parte de gestores e gerentes, do desenvolvimento dos programas e políticas em relação a seus objetivos e metas.
avaliações executadas por instituições externas, com pesquisas que procurem responder a perguntas específicas.
a construção de indicadores, produzidos regularmente com base em diferentes fontes de dados, que dão aos gestores informações sobre o desempenho de programas.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o
gerencialismo puro.
paradigma do consumidor (consumerism).
empreendedorismo governamental.
Public Service Orientation − PSO.
Balanced Scorecard.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A gestão de qualidade total aplicada a organizações do setor público deve priorizar, entre outras práticas,
a instituição de programas de treinamento voltados ao aperfeiçoamento de técnicas que melhorem a produtividade individual.
a introdução do uso de metas numéricas, lemas, slogans e pôsteres para estimular a mão de obra a trabalhar melhor.
o enxugamento de pessoal por meio da redução de níveis hierárquicos visando à redução de custos.
a reestruturação, de forma radical, dos processos organizacionais visando a alcançar drásticas melhorias em indicadores críticos de desempenho em relação ao custeio.
o rompimento de barreiras entre os departamentos, encorajando as soluções dos problemas por meio do trabalho em equipe.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
A tecnologia gerencial que é a mais difundida para revisar processos por meio de análise interna e externa, objetivando estabelecer melhorias em um processo ou área de trabalho é chamada por:
Qualidade Total, que com a aplicação de ferramentas consagradas, permite aperfeiçoar o trabalho.
Produção Enxuta, que adequa recursos e carga de trabalho, alinhando estes meios com a utilização de tecnologia de informação e robótica.
Reengenharia, que como modelo, revisa, desconstrói e restabelece novos processos integrados.
Organização de Aprendizagem, que molda a maneira de agir, com foco em novos processos de pensar e inovar sistemicamente.
Benchmarking, que aproveita a excelência de processos semelhantes, para que se adaptem ou se moldem novas formas de realização do trabalho.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens a seguir, relativos a excelência nos serviços públicos.
O modelo de excelência em gestão pública foi concebido a partir da premissa segundo a qual é preciso ser excelente sem deixar de ser público.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Acerca da excelência nos serviços públicos, paradigma do cliente na gestão pública e gestão estratégica, julgue os itens subsecutivos.
O modelo de excelência em gestão pública (MEGP) é similar ao modelo adotado pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Todavia, o que, neste, é denominado critério cliente, naquele é substituído pelo critério cidadão.
Administração Pública - Gestão da qualidade e as novas tecnologias gerenciais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2012
O Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização criado em 2005 com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos brasileiros e para o aumento da competitividade do país, utiliza-se de um conjunto de tecnologias de gestão como cartas de serviços, pesquisas de satisfação, indicadores de desempenho, gestão de processos e avaliação do nível de gestão, tendo por referência principal o Modelo de Excelência em Gestão Pública. Uma dessas ferramentas da Gestão da Qualidade Total está voltada para a melhoria contínua, ou kaizen, e representa uma sequência que inicia em planejar uma melhoria ou mudança em algum processo da organização, para ganhar em desempenho ou resolver determinado problema. Colocada em prática, averigua-se os resultados da implementação e atua-se na correção de desvios ou reforça-se aspectos corretos da medida. A ferramenta comentada é conhecida por
diagrama de Deming.
diagrama de Ishikawa.
ciclo PDCA.
gráfico de controle ou de dispersão.
gráfico de Pareto.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...