Questões de Administração Pública do ano 2012

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A Estratégia da Reforma do Aparelho do Estado está concebida a partir de 3 (três) dimensões. A primeira, “institucional- -legal”, está orientada no sentido de viabilizar as transformações fundamentais pretendidas com a reforma do aparelho do Estado, em três direções.

Considere as assertivas a seguir:

I. permitindo a focalização do Estado, no atendimento das demandas sociais básicas;

II. definindo o processo de demissão por insuficiência de desempenho e no desligamento por excesso de quadros, prevendo-se maior indenização;

III. facilitando o redirecionamento da maneira tradicional do Estado, evoluindo de um papel executor para um papel de promotor do desenvolvimento social e econômico;

 IV. a estratégia proposta deverá criar as condições para a implementação do modelo de administração gerencial no setor de serviços do Estado;

V. a estratégia proposta deverá criar as condições para modelar a administração burocrática no âmbito dos serviços relacionados aos órgãos federais, estaduais e municipais;

VI. a médio prazo, visa possibiltar a modernização da administração burocrática prevalecente no núcleo tático e a introdução da administração racional no setor de prestação de serviços.

Assinale, entre as alternativas, aquela com as assertivas corretas.

  • A.

    I, II, III.

  • B.

    I, II, V.

  • C.

    I, III, VI.

  • D.

    I, III, IV.

  • E.

    II, V, VI.

Com referência à evolução da administração pública, controle administrativo, novas tecnologias, modelos teóricos e formação do Estado e da administração pública, julgue os itens de 63 a 65.

O Plano Diretor de Reforma do Aparelho do Estado, em 1995, definiu a reforma do aparelho como instrumento para garantia de maior governabilidade, ou seja, à reforma estavam vinculadas condições substantivas e materiais de exercício do poder e de legitimidade do Estado.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à evolução da administração pública no Brasil, julgue os itens seguintes.

A reforma administrativa que inseriu a administração pública gerencial no Estado brasileiro é autorreferente e orientada para resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995, julgue os itens que se seguem.

Embora tenha sido apoiada pelo Centro Latino-Americano de Administração e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento, a Reforma do Estado do Brasil não obteve apoio das Nações Unidas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995, julgue os itens que se seguem.

A primeira reforma da administração pública do Brasil foi a reforma burocrática.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995, julgue os itens que se seguem.

A reforma em questão teve início com a publicação do Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE).

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995, julgue os itens que se seguem.

O Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado (PDRAE) veio em resposta à crise generalizada do Estado brasileiro.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com referência à Reforma da Gestão Pública do Brasil em 1995, julgue os itens que se seguem.

O Brasil foi um dos últimos países em desenvolvimento a iniciar a sua reforma na gestão pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

Ao realizarmos um balanço da recente trajetória da administração pública brasileira no período contado a partir da edição da Carta Constitucional de 1988, em especial quanto a temas ligados à gestão, à governança federativa e aos mecanismos de controle público, é correto afirmar que

  • A.

    a Constituição Federal ousou e inovou ao incorporar os preceitos de profissionalização e publicização, impregnada como o foi pelo movimento de reformas intitulado New Public Management, que varria países da Europa e da Oceania desde os anos 1950.

  • B.

    a despeito das inegáveis melhorias na gestão econômica, na introdução de mecanismos de avaliação de políticas públicas e no ordenamento das políticas sociais no campo federativo, os poderes dos órgãos de controle têm sido sistematicamente reduzidos, impactando negativamente a accountability vertical do Estado.

  • C.

    um dos reflexos negativos do Plano Real foi a descentralização excessiva das políticas públicas, sem a necessária preocupação com a articulação intergovernamental e com a heterogeneidade da federação brasileira, dando causa à redução da competição entre os governos subnacionais e à extinção da chamada "guerra fiscal".

  • D.

    nos últimos tempos, o ciclo das políticas públicas tem visto crescer a participação e o controle sociais, fenômeno em muito impulsionado pela diversidade de programas que atrelam o recebimento de recursos à montagem de mecanismos de participação e fiscalização locais.

  • E.

    se analisarmos o projeto bresseriano, ele foi bemsucedido. Tanto que o governo central apoiou integralmente a ampla reforma da administração pública prevista no Plano Diretor da Reforma do Estado, sendo seu marco de gestão o conceito de administração de resultados por meio da execução de políticas, calcada no PAC.

Partindo do conceito de Gestão Participativa assinale as alternativas em V para verdadeiro e F para falso e em seguida marque o item que representa sua análise.

( ) A gestão escolar participativa é fundamental para melhorar a qualidade pedagógica do processo educacional das escolas e garantir ao currículo escolar maior sentido de realidade e atualidade.

( ) A participação dos professores é processo difi cultado pela atividade solitária do desenvolvimento das atividades pedagógicas, que intervêm no fazer desta categoria e causam confusão no entendimento do que seja participação.

( ) Aos gestores cabe a tarefa de criar um ambiente estimulador da participação, promovendo um clima de confi ança, estabelecendo demanda de trabalho centrado em ideias e desenvolvendo a prática de assumir responsabilidades em conjunto.

( ) A teoria das relações humanas ou modelo afetivo, estabelece que os ganhos de produtividade são resultado da identifi cação do funcionário com o seu gestor, de tal forma que a melhoria se relaciona com a liderança.

( ) A teoria administrativa ou modelo cognitivo propõe que a participação aumenta a produtividade a disponibilizar, para a tomada de decisões, estratégias e informações mais qualificadas.

  • A.

    F, V, V, F, F

  • B.

    V, F, F, V, V

  • C.

    V, F, V, F, V

  • D.

    F, F, V, V, F

  • E.

    V, F, V, V, V

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